Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

segunda-feira, 09/12/2019

Fora do foco

Garimpo

Um dos mais primorosos textos da imprensa brasileira, nas últimas décadas, é o do jornalista José Roberto Guzzo, editor por muitos anos da revista Veja, e que mais recentemente passou a integrar o quadro de colunistas do ´Estadão´.

Vale a pena compartilhar trechos de um texto dele, intitulado ´Contra o império da lei´, que trata da decisão do Supremo Tribunal Federal de proibir o cumprimento de pena após a confirmação em segunda instância.

É o que segue.

Contramão

“Depois de meses a fio de uma tragédia única no mundo, vemos a maioria dos magistrados do tribunal supremo do País fazer o oposto do que é a sua obrigação.

Impunidade

“Em vez de buscarem mais justiça numa sociedade que já é perigosamente injusta, chamaram para si a tarefa de dar aos criminosos ricos, aqueles que têm dinheiro para pagar escritórios milionários de advocacia penal, o direito de passarem o resto da vida sem receber nenhuma punição real pelos crimes que praticaram.

Preservação

“Não fazem isso porque acreditam, como dizem, que o direito de defesa deve estar acima de todos os outros – a começar pelo direito de suas vítimas. Fazem porque estão metidos numa luta desesperada pela sobrevivência do Brasil velho.

Indesejável

“Você sabe que Brasil é este – corrupto, subdesenvolvido e desigual, paraíso dos parasitas da máquina pública, da venda de favores e dos privilégios para quem tem força, inimigo do trabalho, do talento e do mérito individual. É o País que você tem certeza que não quer”.

Agradecimento

Em nome de todas as diretoras e colaboradores da Casa da Criança Dr. João Moura, a pública gratidão pelo apoio dado no final de semana passado, através da adesão ao almoço solidário para a arrecadação de recursos destinado a contribuir para a quitação das sempre onerosas despesas de final de ano.

Deferência

Um agradecimento adicional e especial segue para a família proprietária do restaurante Sapore D´Itália, na pessoa de Flávio, bem como o seu corpo de funcionários e colaboradores, que assumiram na plenitude essa ação social e filantrópica.

Momento Francisco

“O mundo às vezes parece ter medo de recordar o que é realmente o Natal, e cancela os sinais cristãos para manter somente os de um imaginário banal e comercial.”

Em recente exortação.

STJ

Decisão recente do Superior Tribunal de Justiça: o prazo de prescrição de cobrança amparada em boleto bancário é de cinco anos.

2ª feira filosófica

“Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida”.

Platão, filósofo grego.

Resgate

Na última quarta-feira, o Poder Legislativo conferiu a cidadania campinense ao professor, advogado e cientista político Aécio de Melo Filho, por iniciativa do vereador Olímpio Oliveira (MDB).

Simplicidade

“Aécio é um homem refinado, mas um homem simples. Um jovem que já chamava a atenção há muito tempo, e que tem um fã clube”, justificou Olímpio.

Acolhida

Ainda conforme o edil, Campina, a ´Rainha da Borborema´, “se faz mais majestosa por ter sido escolhida por esse novo filho”.

Empolgação

Presente, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado (e prefeitável pelo PDT) Gustavo Feliciano disse que vivenciava “um momento memorável: um jovem recifense, brilhante; um apaixonado pelo direito, que chegou à (Faculdade) Unesc com a empolgação de um jovem advogado”.

 

Cumplicidade

O advogado Breno Wanderley assinalou os 11 anos de amizade com o homenageado: “Uma grande amizade, que só o cosmos é capaz de explicar”.

“Tenho o orgulho de ser escolhido para ser o seu amigo”, acrescentou.

Elevação

Para o ex-deputado Bruno Cunha Lima, “é uma justíssima homenagem. Quero dizer do meu orgulho de ser seu amigo. Você enriquece as pessoas com as quais você convive”.

E emendou: “É impossível conviver com você e não se tornar um alguém melhor”.

Algo mais

Por fim, Bruno disse que Aécio “não é apenas um professor de direito, mas alguém que cumpre a função de mestre”.

Grato

Em nome dos alunos de Aécio falou Herbert Targino Filho (neto do ex-vereador campinense José Sobreira Targino e filho do procurador de justiça Herbert Targino): “Aécio é uma pessoa que eu admiro muito. Tenho um sentimento de gratidão por tê-lo como mestre a amigo”.

Exemplar

Ex-aluno de Aécio, o vereador Galego do Leite (Podemos) registrou que voltou aos bancos escolares após uma paralisação de 20 anos.

“E aprendi muito com o senhor. Aécio é mais do que merecedor (da cidadania). É um exemplo de ser humano. Tem humildade e educação com todos, indistintamente. Levarei os seus ensinamentos para o resto da vida”.

Eternidade

“Eu vou carregar esse momento por toda minha vida, com fortíssima emoção e lembrança”, proclamou o novo cidadão campinense no começo de seu discurso de agradecimento.

Sedução

Ao falar sobre sua cidade natal (Recife) e Campina, qualificou-as como “minhas terras e os meus dois ventres”.

“A Chapada da Borborema me arrastou como um grande ímã”, reforçou.

Farda

Aécio, ao passar em revista a sua vida, verbalizou a sua condição de militar reformado: “Ao Exército tudo devo”.

Para ficar

“Nesta terra de bravos tropeiros, busquei pousada. E achei (…) Quem bebe da água do açude de Boqueirão não sai mais daqui”, verbalizou o homenageado, entre lágrimas.

Singular

Aos presentes, após pontuar as adversidades que enfrentou em sua trajetória pessoal e acadêmica, Aécio acentuou que recebia naquele momento “a mais marcante honraria que recebi na minha vida”.

Diferenciada

Na parte final de seu pronunciamento, outra referência emocionada a Campina: “Ela é diferente em tudo. Aqui temos uma visão diferenciada da vida. Obrigado minha Rainha da Borborema!”

Da boca de…

“… Me assusta. Ninguém gosta de pensar que o fim está chegando. Mas ele está chegando para mim. É triste também lidar com a perda dos amigos. A esta altura da vida, muitos colegas da minha idade se foram. Daqui a pouco, vou eu…” (ator global Tarcísio Meira, 84 anos, em entrevista à revista Veja).

Tema abrasivo

Enquanto rende o barulho decorrente da desfiliação do governador João Azevedo do PSB, já tramitam pela Assembleia Legislativa um projeto de lei e uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de Reforma da Previdência estadual.

O deputado Raniery Paulino (MDB) está defendendo a realização, ainda este ano, de uma audiência pública para debater o tema.

João Azevedo está adaptando-se à política...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube