Quantcast

Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quarta-feira, 18/09/2019

Exumação das eleições 2018

Proposta na mesa

Os secretários de Fazenda dos Estados apresentaram, dias atrás, a proposta de reforma tributária idealizada por eles.

Consta do texto a unificação de cinco impostos – PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS -, que serão substituídos pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

Os secretários querem um fundo de desenvolvimento regional e a manutenção do tratamento tributário diferenciado para a Zona Franca de Manaus (ZFM).

Sem ´imunidade´

O deputado estadual Raniery Paulino (MDB) foi vítima de um assalto, ontem, quando caminhava no bairro Cabo Branco, em João Pessoa.

Da boca de…

“… Minha base política quer a união de Ricardo Coutinho e João Azevêdo. E eu atuo para recompor essa união e manter esse projeto vitorioso para a Paraíba…” (deputado estadual Jeová Campos, do PSB).

Epílogo

Ao cabo de 85 anos de existência, o jornal DCI – Diário Comércio, Indústria e Serviços, com base em São Paulo e especializado na área econômica, anunciou que deixará de circular no próximo dia 23.

Incontinência…

Está dando o que falar a entrevista do ex-presidente Michel Temer (MDB) ao programa Roda Viva da Rede Cultura – TV Itararé em Campina Grande.

… Verbal

A construção da frase dita na entrevista atua em desfavor do ex-presidente: “O pessoal dizia ‘o Temer é golpista’ e que eu teria apoiado o golpe. Diferente disso, eu jamais apoiei ou fiz empenho pelo golpe”.

Ontem & hoje

Para o vice-líder da bancada governista no Legislativo campinense, vereador Alexandre Pereira (PHS), Ricardo Coutinho “era desagregador, era um governo separatista. João Azevedo mudou a atitude para com Campina Grande”.

´Duplicata´

“Ricardo Coutinho começa a pagar o preço da sua arrogância e da sua prepotência”, bradou o edil.

Aplauso

O presidente Bolsonaro sancionou ontem o projeto de lei que obriga agressores de mulheres a ressarcir o Sistema Único de Saúde (SUS) dos custos do atendimento médico-hospitalar das vítimas de violência doméstica e hospital.

Da boca de…

“… Vou mostrar amanhã (hoje) aqui na tribuna que Ricardo Coutinho é um mentiroso…” (deputado Tovar Correia Lima, PSDB, ontem, na tribuna da Assembleia Legislativa).

Aquisição

O jornal O Globo noticiou que estão avançando as negociações para que o grupo francês Carrefour assuma o controle no País da rede de supermercados Makro.

O detalhe

O negócio está sendo estimado em 5 bilhões de reais.

Desembolso

Informações divulgadas pelo Banco Central mostram que, no ano passado, as empresas brasileiras desembolsaram R$ 5,6 bilhões para o pagamento de planos de saúde.

Da boca de…

“…. O governador João Azevedo está estudando essa possibilidade…” (médico Geraldo Medeiros, secretário de Saúde, sobre a possibilidade de o Estado também contemplar o Hospital da FAP, de Campina Grande, com a ajuda mensal ofertada recentemente ao hospital oncológico Napoleão Laureano).

Preliminar

O leitor há de concordar com o colunista numa premissa: o líder de um bloco parlamentar, ainda mais situacionista, não vai para uma tribuna legislativa com um discurso contundente e escrito – ou seja, sem margem para alegação de uma súbita e violenta emoção – sem o consentimento de seu líder político.

Guerra…

Dito isso, cabe destacar o contundente pronunciamento do deputado Ricardo Barbosa (PSB), ontem, na tribuna da ALPB, com direito a pausas para exibição de depoimentos do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) a seu respeito.

… Declarada

Para que se tenha a dimensão da fissura na base governista – ainda objeto de dúvidas por parte de segmentos da oposição -, leia abaixo alguns trechos das tintas fortes de um ex-auxiliar da gestão anterior, que chegou até mesmo a acumular cargos no ´1º escalão´.

Ataques

“Essa Casa e, em particular, os deputados integrantes da base aliada, têm sido recorrentemente atacados pelo ex-Governador do Estado, nas sucessivas entrevistas que tem concedido à imprensa paraibana.

Personificação

“Na sua depreciativa e sempre enigmática avaliação dos fatos recentes, na chamada crise do PSB, uma parcela de nós, deputados, representa o ´atraso, as velhas e reprováveis práticas´ e até o comprometimento do resultado e êxito da gestão sob o competente comando do Governador João Azevedo”.

“Rompantes”

“Nesses rompantes sempre bem recheados de vaidade e egocentrismo, chega a dizer que no último pleito ´elegeu 22 deputados estaduais, um federal, um senador e o próprio governador´.

Arrogância

“É desmesurado que uma única pessoa, por maior que seja a sua liderança, possa se creditar ou se autorresponsabilizar pela vitória de praticamente todos os que lograram êxito num pleito.

Freio

“Espero que essa desarrazoada autofagia que nos cerca encontre e respeite limites.

Compra de votos?

Ao final de suas palavras, Ricardo Barbosa fez uma ilação inerente ao pleito do ano passado: “Em 2018, sem os tickets-alimentação que se espalharam pela Paraíba afora, nos 223 municípios, eu obtive quase 42 mil votos”.

Aliado preferencial de Cartaxo: João ou Ricardo?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube