Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sexta-feira, 07/06/2019

Expansão garantida

Embarcaram no ´trem´

Após uma ´inclinada´ de parte dos deputados federais para retirar Estados e municípios da reforma da Previdência – no sentido de que cada unidade da federação fizesse (e se responsabilizasse) por sua própria reforma -, 25 dos 27 governadores brasileiros divulgaram ontem uma carta conjunta em defesa da manutenção de todas as instâncias de governo na reforma em discussão no Congresso Nacional.

Os parlamentares alegam, com algum grau de realismo, que os executivos estavam atacando na mídia a proposta, apesar de estarem com as suas previdências próprias em situação caótica.

Buraco

Os governadores mencionam no texto que existe um rombo anual de R$ 100 bilhões nos regimes de aposentadoria e pensão dos servidores estaduais.

Aceno

“Contamos com o indispensável apoio de nossos deputados e senadores para a manutenção dos estados e do Distrito Federal na nova Previdência, a fim de garantir o equilíbrio fiscal e o aumento dos investimentos vitais que promovam a melhoria da vida de nossos concidadãos, evitando o agravamento da crise financeira que já se mostra insustentável”, assinalam os executivos estaduais.

Supressão

No esboço original da carta exista a expressão “veemente repúdio” à possibilidade dos entes federados serem excluídos da proposta, que foi posteriormente abolido para a versão final.

Ponderação

Os governadores ponderam no documento – a ser oficializado na próxima semana – que obrigar os governos estaduais e municipais a aprovar mudanças em seus regimes previdenciários por meio de legislação própria, representaria “não apenas atraso e obstáculo à efetivação de normas cada vez mais necessárias, mas também suscita preocupações acerca da falta de uniformidade no tocante aos critérios de Previdência a serem observados no território nacional”.

O detalhe

Apenas os governadores Flávio Dino (PCdoB-MA) e Rui Costa (PT-BA) não assinaram o documento.

Com…

Ainda ontem, os governadores do Nordeste divulgaram outra carta, igualmente defendendo a manutenção dos Estados na reforma da Previdência, mas com posição contrária a pontos vitais da proposta.

… Ressalvas

São citadas (com restrições) a desconstitucionalização das regras de aposentadoria e o sistema de capitalização.

Também repudiam as alterações previstas para o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e para os aposentados rurais.

Convergência
Os governadores concluem a carta sublinhando que há consenso em outros tópicos e dizem acreditar “na intenção, amplamente compartilhada, de se encontrar o melhor caminho”.

Aproximação

´Pelas mãos´ do deputado estadual Genival Matias, presidente do Avante na Paraíba, o governador João Azevedo (PSB) concedeu audiências a alguns prefeitos que apoiaram Lucélio Cartaxo (PV) na eleição do ano passado.

O ´Capitão´

“Você vê, na Amazônia tem mais ONG do que índio”.

Presidente Jair Bolsonaro, em entrevista ao SBT.

Sem…

A rede de farmácias Brasil Pharma (marca Big Ben, entre outras) informou que o conselho de administração aprovou o ajuizamento do pedido de falência da companhia.

… Remédio

No comunicado, assinala-se que “não foi possível obter novos recursos para assegurar o cumprimento das obrigações previstas no plano de recuperação judicial, tampouco vislumbrar perspectivas de continuidade operacional.”

´Pino´

A montadora italiana Fiat (tem um pedaço americano) recuou das negociações para a fusão com a francesa Renault.

Da boca de…

“…Vivemos com um tablet na mão e o pé no esgoto. É uma vergonha!…” (senador Tasso Jereissati, PSDB-CE).

´Batismo´

O ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) estreou esta semana como novo colunista da revista Carta Capital.

Errata

A jornalista Angélica Lúcio passou a atuar na assessoria de imprensa do Hospital Lauro Wanderley, em João Pessoa, e não no Napoleão Laureano (filantrópico), como escrito na coluna de ontem.

Na Serra

O governador João Azevedo vai estar hoje em Campina (Sesc Açude Velho, 10h30) para apresentar o planejamento policial para o Maior São João do Mundo e também anunciar a extensão de créditos do Empreender Paraíba para os profissionais que atuam na Vila do Artesão (bairro São José).

Mesmo horário

Na movimentada sexta-feira campinense, às 10h30, na sede do Ipsem, o prefeito Romero Rodrigues e a senadora Daniella Ribeiro (PP) recebem o presidente da Caixa Econômica Federal (Pedro Guimarães) e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), para o detalhamento da futura superintendência da CEF na cidade.

Dia de…

Deve acontecer hoje a eleição para quatro cadeiras vagas na Academia de Letras de Campina Grande.

A votação ocorre na sede da ALCG (prédio da Furne, na avenida Floriano Peixoto).

… Eleição

À cadeira 7 (patrono Ascendino de Moura), concorrem o jornalista e escritor Hélder Moura e Valéria Vanda Xavier.

No páreo

Para a cadeira 22 (patrono Cândido Firmino de Mello Leitão) disputam Thomas Bruno Pereira de Oliveira e Antonio Dean Araújo.

Sem disputa

Postula a cadeira 23 (patrono Mauro da Cunha Luna) o advogado Thélio Queiroz Farias.

Um dos dois

Wilson dos Santos Carneiro Júnior e Jurani Clementino concorrem à cadeira 29 (patrono Lino Fernandes de Azevedo).

Recondução

Também ocorre simultaneamente a eleição para a nova diretoria da Academia de Letras: o professor Josemir Camilo deverá ser reconduzido à presidência, tendo como vice Bruno Rafael de Albuquerque; secretário Hasenclever (Rau) Ferreira da Costa; e tesoureiro Ailton Elisiário de Sousa.

Solução à vista

O prefeito Romero Rodrigues está desapropriando a área (pouco superior a 3 mil metros quadrados), pertencente ao Centro de Tradições do Povo Nordestino, que é objeto de uma antiga peleja judicial. Nesse local funcionava a Casa do Estudante Félix Araújo.

O terreno está abandonado há muitos anos e fica ´colado´ ao Hospital Universitário Alcides Carneiro.

Dessa maneira, a PMCG deverá concretizar uma ação decisiva para a ampliação das atividades do HUAC.

O ´diário´ da ex-secretária Livânia Farias teve início em 2011...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube