Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sexta-feira, 26/06/2020

´Exorcismo´ de um projeto

Injeção na veia

O governo federal informou que irá liberar, de uma só vez, R$ 592,4 milhões em recursos sem “carimbo” – sem aplicação vinculada – destinados por emendas parlamentares a Estados e municípios.

O dinheiro vai ´amanhecer´ segunda-feira nas contas dos destinatários.

Quem dá mais?

A União fará mais concessões na área da mineração.

Na nova rodada entrará o Fostato de Miriri, explorado nos municípios de Alhandra (PB), Pedra do Fogo (PB) e Goiana (PE).

O detalhe

São 6,11 mil hectares de área, com potencial de produção de 55 milhões de toneladas de fosfato.

Da boca de…

“… Não tenho nem preparação para fazer discussão ideológica. Minha função é técnica…” (Carlos Alberto Decotelli, novo ministro da Educação).

Ampliação

A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou, ontem, uma emenda constitucional (PEC), proposta pelo deputado-presidente Adriano Galdino (PSB), que estende a todos os municípios do Estado a possibilidade de converter os secretários municipais em ordenadores de despesas.

Descentralização

Ou seja, os secretários ou dirigentes de autarquias municipais “terão autoridade para emitir empenho, autorizar pagamentos, além de administrarem os recursos orçamentários à sua disposição”.

Crivo local

A emenda estabelece que caso o gestor municipal decida por tornar secretários ou dirigentes de autarquias ordenadores de despesa, esse pedido deverá ser encaminhado às respectivas câmaras municipais para que haja a aprovação.

Restritas

Atualmente, apenas os secretários municipais de João Pessoa e de Campina Grande têm essas atribuições, o que faz com que as prestações de contas sejam individualizadas por secretaria ou autarquia.

Desbravando

Inicialmente concentrada nas capitais, a pandemia do novo coronavírus avançou em municípios do interior, que agora registram 59% dos casos da doença no País.

Maioria

Atualmente, conforme o jornal Folha de São Paulo, 19 Estados brasileiros têm maior proporção de casos em cidades interioranas do que nas capitais.

Ensaio

Presidente do MDB em João Pessoa, Alberto Gomes endossou a possibilidade de aliança com o Patriota para a disputa da Prefeitura da capital.

Situando

Por enquanto, o MDB tem a pré-candidatura do radialista Nilvan Ferreira; e o Patriota a do deputado estadual Wallber Virgulino.

Boa notícia

A Petrobras informou ontem que o consumo de óleo diesel no país praticamente já regressou aos níveis pré-pandemia.

Planejamento

A Federação Nacional das Escolas Privadas (Fenep) avalia que em agosto já é possível a retomada das aulas presenciais.

Combinar

“Nós temos condições de retornar antes das escolas públicas. Mas essa é uma relação que deveria ser feita entre a família e a escola privada, não com o governo”, observou Ademar Batista Ferreira, presidente da Fenep.

 

Travar

O grupo parlamentar denominado de ´Centrão´ – PTB, PL, Republicanos, PP, entre outros – está articulado para barrar o adiamento da data das eleições municipais.

´Sombra´

Seus líderes informam que têm a simpatia do presidente Bolsonaro nessa postura.

Subsolo

O FMI (Fundo Monetário Internacional) refez a sua projeção sobre a economia brasileira.

Há algumas semanas, a estimativa era de uma queda de 6,4% do PIB (produto interno bruto), que é a soma de mercadorias e serviços produzidos.

No novo cálculo, o tombo deverá ser muito maior: queda de 9,1%.

Dispensável

O deputado federal Julian Lemos (PSL-PB) avalia que não é necessário o adiamento das eleições municipais deste ano.

Ansiedade

À sua ótica, o adiamento do pleito por 30 ou 40 dias “se torna uma eternidade para aqueles que estão buscando colocar o nome na disputa”.

Braços cruzados

Quase 10 milhões de trabalhadores – 9,7 milhões, para ser preciso – ficaram sem remuneração formal no mês passado, conforme levantamento do IBGE.

Vulneráveis

O grupo etário com maior proporção de pessoas afastadas do trabalho foi o de 60 anos ou mais: 27,3%.

O detalhe

Dos 980 municípios sem nenhum registro de caso, 969 são cidades com até 25 mil habitantes.

Da boca de…

“… O governo Bolsonaro tem uma capacidade inesgotável de criar problemas para si mesmo…” (Felipe Nunes, cientista político e professor da Universidade Federal de Minas Gerais).

Estoques…

Reportagem do jornal O Estado de São Paulo relata que os fracassos em licitações têm deixado a maioria dos Estados à beira de zerar estoques de medicamentos essenciais para o uso de respiradores por pacientes graves da covid-19, como sedativos.

… Na UTI

O analgésico opióide “fentanil”, por exemplo, está em falta em Amazonas, Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte, Tocantins e São Paulo.

O detalhe

Outras cinco unidades federativas têm produto disponível para menos de uma semana.

Volumosos

Já existem protocolados na presidência da Câmara Federal 48 pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), à espera de deliberação por parte do deputado-presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ).

No ´fundo do baú´

Alguns parlamentares oposicionistas cogitam resgatar um projeto do ex-senador (e atual ministro do Tribunal de Contas da União) Vital do Rêgo Filho, que visa alterar a chamada ´Lei do impeachment´, de 1950.

Essa proposta limita em 10 dias o prazo para que o presidente da Câmara decida receber ou indeferir um pedido de impeachment, com possibilidade de recurso ao plenário.

Até quando o prefeito Romero consegue ´esconder´ o seu candidato?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube