Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quarta-feira, 13/11/2019

Ex-senador alimenta o suspense

Retrovisor

Final da coluna do último dia 31: Na sua visita a Campina Grande, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, antecipou que daqui a duas semanas haverá “uma decisão histórica” sobre juros na Caixa.

– Vamos para o mínimo possível do ponto de vista matemático”, adiantou.

´Foiçada´

Pedro Guimarães anunciou, ontem, uma medida surpreendente: o corte imediato, e de uma só vez, de 50% da taxa de juros cobrada pela Caixa para o cheque especial: de (na média) 9,99% ao mês para 4,99% a.m

O detalhe

Atualmente, a taxa média cobrada pelos bancos nacionais para o cheque especial é de 12,4 a.m.

Da boca de…

“… O açude de Boqueirão tem uma das situações mais tranquilas do Estado…” (Porfírio Loureiro, presidente da AESA, em entrevista à TV Itararé).

Lutador

Ao cabo do encontro com o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), o ex-presidente Lula gravou um vídeo no qual assinala que “o povo nordestino está predestinado a lutar sempre. A luta para nós é como o ar que a gente respira”.

Vida nova

A socióloga Rosângela da Silva (“Janja” para os íntimos), noiva do ex-presidente Lula, acertou o seu desligamento da usina hidrelétrica Itaipu, onde tem um salário mensal de R$ 20 mil, conforme noticiou o ´Estadão´.

Desconvite

O site da revista Veja informou que o deputado paraibano Julian Lemos (PSL) foi excluído da lista de deputados que o presidente Bolsonaro está compondo para formar um novo partido – o ´Aliança pelo Brasil´.

Oficialização

O deputado Bosco Carneiro (Cidadania – ex-PPS) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, ontem, para ratificar publicamente o que já havia informado de maneira reservada: o seu desligamento total da base governista.

Contra

“Sempre adotei a postura de votar de acordo com a minha convicção, e não gostaria de ser rotulado como um deputado da base do governo ou da oposição. Na verdade, nosso trabalho como deputado é visando representar o povo de uma forma geral. Mas como só há duas classificações na Casa, oposição e situação, eu sou oposição”, discursou.

Desdém

A ´gota d´água´ para a saída do parlamentar teria sido a indiferença do governador João Azevedo (PSB) às solicitações para uma audiência.

Sem ponderar

“Eu tomei essa posição e ele (governador) aceitou plenamente, sem questionamentos. Então, a situação está resolvida. Tomei a decisão individualmente, respeitando as posições que o governo tomou. E vou seguir o meu caminho trabalhando, reivindicando, lutando pelos mais humildes e pelos interesses do povo da Paraíba”, discorreu o deputado.

Espaço na ALPB

Bosco Carneiro integra o ´subgrupo´ da base governista intitulado de ´G11´ (onze deputados) e disse que pretende permanecer no colegiado: “Vou continuar no grupo, tendo em vista a questão da atuação parlamentar, porque há uma distinção entre ser parlamentar e ser governo ou oposição”.

Esgotamento

Líder do ´G11´, o deputado Bruno Araújo (Avante) disse que Bosco “é um deputado coerente, firme, de decisões bastante pensadas. Quando ele tomou essa decisão, pode ter certeza, é que ele já esgotou todos os tipos de diálogo. É preciso se respeitar a posição”.

Murchou

O jornal Folha de São Paulo publicou, em sua edição de ontem, uma reportagem mostrando o despencar das verbas publicitárias do governo federal para a TV Globo, tendo como base de informação um relatório produzido pelo Tribunal de Contas da União.

Proporção

Em 2017 (Governo Temer), a Globo ficou com 48,5% dos recursos destinadas às TVs abertas, e, em 2018, 39,1%.

Neste ano, com base em dados parciais, a fatia despencou para 16,3%.

Concorrentes

Os percentuais da Record foram de 26,6% em 2017, 31,1% em 2018 e, agora, 42,6%; os do SBT, 24,8%, 29,6% e 41%, respectivamente.

Avaliação

O TCU está avaliando que critérios foram utilizados pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República para essa guinada.

O relator do caso é o ministro paraibano do TCU Vital do Rêgo Filho.

Entendimento

Ao se pronunciar sobre esse fato, a Secom nacional argumentou que “não é uma realidade a presunção de que utilizar o veículo de maior audiência é a melhor forma de investimento de comunicação”.

Emersão

Como era de se presumir, o retorno do ex-senador Cássio (PSDB) à cena política paraibana foi o assunto predominante, ontem, nos meios políticos regionais.

Sem restrição

Ao ser instado a falar sobre a possibilidade de CCL vir a disputar a sua sucessão, o prefeito Romero Rodrigues (PSD) frisou que “já tenho dito há muito tempo, que se for da vontade dele, é claro que vai contar com nosso apoio, como qualquer um candidato do nosso grupo”.

Coesão

“Qualquer um que for o candidato nós iremos trabalhar com serenidade e de forma continuada. Se for ele, maravilha! Nós vamos ficar felizes, pois eu tenho um carinho muito grande por ele (Cássio). Se não for ele, qualquer outra pessoa nós vamos trabalhar e contar com a ajuda dele também”, comentou RR.

Reação

O próprio Cássio falou sobre esse ´fato novo´ – a efusiva recepção que recebeu quando da inauguração do Complexo Aluízio Campos e o caloroso e prolongado cumprimento do presidente Jair Bolsonaro na mesma solenidade.

Intensidade

“Claro que essa manifestação tão calorosa, tão comovente, alegra muito. Eu não faço uma associação política direta, imediata. O que fica é essa manifestação de carinho e de apreço. Com ou sem mandato, vou continuar trabalhando por Campina, pela Paraíba. Não há como não se emocionar, pois foi muito espontâneo. É um momento que eu guardarei pelo resto da minha vida. Foi muito forte e muito intenso”, discorreu o ex-senador.

Janela aberta

Adicionalmente, CCL declarou à ´Panorâmica FM´ que “a coordenação” do processo sucessório local compete ao prefeito Romero.

– Não sei mais se é o meu tempo de disputar eleição para prefeito. Já fui prefeito três vezes e tem gente mais jovem que eu, com mais vigor. Não sinto muita falta da política. A política não dá saudade, o que faz falta são as pessoas, o calor humano – salientou.

Por último, uma frase enigmática: “Vamos dar tempo ao tempo”.

E se tivermos Cássio X Veneziano em 2020?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube