Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

quarta-feira, 14/06/2017

“Eu absolveria a Dilma”

No mesmo click

O senador Raimundo Lira (PMDB), o deputado Rômulo Gouveia (PSD) e o prefeito Romero Rodrigues (PSDB) ficaram juntos, ontem, na celebração da tradicional Missa de Santo Antonio, na cidade de Piancó, no Sertão.

Outra…

O juiz Sérgio Moro – que APARTE registrou esta semana o seu aparente sumiço – reapareceu ontem, com a divulgação da sentença que condenou o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB) a mais de 14 de cadeia.

E a sentença é só do primeiro processo.

… Canetada

Mas cabe destacar um trecho da sentença de Moro: “Não pode haver ofensa mais grave do que a daquele que trai o mandato e a sagrada confiança que o povo nele deposita para obter ganho próprio”.

Ambição desenfreada

“Ademais – segue o juiz – as aludidas circunstâncias da cobrança da vantagem indevida, que se inserem em um contexto maior de cobrança de propina sobre toda obra realizada no Rio de Janeiro, indicam ganância desmedida, o que também merece reprovação especial. Agiu, portanto, com culpabilidade extremada”.

Momento…

Ao comentar a recente decisão do TSE, que por 4 votos a 3 arquivou o pedido de cassação da chapa Dilma/Temer, o deputado paraibano Efraim Filho, líder do Democratas na Câmara Federal, observou que “o resultado apertado demonstra o momento delicado que vive a política”.

… Singular

“A sociedade cobra transparência, respostas rápidas e soluções reais para a crise. O TSE foi responsável pela agenda da Justiça, que era investigar e julgar. Cabe a nós respeitar o resultado, mas querendo que cada investigação vá até o fim. É isso que fortalece as instituições e a democracia”, acrescentou Efraim.

Base de…

O presidente da Associação dos Comerciantes do Maior São João do Mundo, Lucinei Cavalcanti, explicou ontem na ´Campina FM´ como são calculados os preços de bebidas nas barracas.

… Cálculo

Segundo ele, existe o preço de mercado, cujo valor é majorado em 30% pela empresa (distribuidora) credenciada para vender aos barraqueiros.

Aí os barraqueiros pegam esse preço e aplicam 100% em cima. Simples assim.

Tchau

Tradicional filiado do PSDB – e autor do pedido de impeachment que culminou com o afastamento do cargo da ex-presidente Dilma -, o jurista Miguel Reale Júnior se desfiliou ontem do PSDB.

Acordo fétido

“O argumento de permanecer no governo para apoiar as reformas não se justifica. O partido poderia dar o apoio no Congresso a elas mesmo estando fora da gestão. O que existe é um acordo espúrio com Temer em troca de um apoio ao Aécio. Isso é inadmissível”, justificou Reale.

Epílogo

Chegou ao fim a longa presidência do vereador pessoense Durval Ferreira à frente Partido Progressista.

A conferir

Em carta divulgada, o edil alega não estar “com tempo suficiente para me dedicar às ações do partido com presteza e atenção”, garantindo que permanece filiado.

O detalhe

O novo presidente do PP na Capital será anunciado na próxima semana.

Fora…

O senador Cássio Cunha Lima não participou, anteontem, da reunião da Executiva Nacional do PSDB que deliberou pela preservação do apoio ao Governo Temer.

… Do ar

“Voltei a ter crise no ouvido direito, com sintomas de uma labirintite muito forte, que me deixou acamado. Por determinação médica, continuarei de repouso”, informou CCL, ontem, através das redes sociais.

A festa…

Faz dias que a Câmara Municipal de Campina Grande não realiza uma sessão ordinária que mereça o nome.

… Já começou

Ontem, sequer começou. No horário regimental ´estendido´ (9h30) só havia cinco dos 23 vereadores em plenário.

Palanque

A direção do PSB em João Pessoa anuncia para o começo de julho o primeiro comício na Capital em favor de eleições ´diretas já´.

Garimpo

O ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE, concedeu ao jornal Folha de São Paulo a primeira (e longa) entrevista após o julgamento encerrado na última sexta-feira, que culminou com o arquivamento do pedido de cassação da chapa Dilma/Temer.

Leia alguns trechos.

Sem extrapolar

“Não cabe ao juiz ficar banalizando a impugnação de mandatos.

Ilação

“Olvidou-se inclusive que os malfeitos atribuídos (à campanha de 2014) seriam debitados à candidata Dilma. O relator não falava nomes. Teve esse constrangimento. Talvez porque ele (ministro Herman Benjamin) tenha sido nomeado pelo PT e não queria falar disto.

´Veneno´

“Qual teria sido o posicionamento desses ministros (Herman e Rosa Weber, também indicada na gestão do PT) se estivesse presente ali (a possibilidade de se cassar) a Dilma?

E se…

(…fosse Gilmar julgando a petista) “Eu absolveria a Dilma. Como a absolvi, pois se ação fosse julgada procedente, ela ficaria inelegível por oito anos.

Precedente

“Recentemente eu fui voto minerva na 2ª Turma (do Supremo Tribunal Federal) decidindo um habeas corpus em favor de José Dirceu (para que ele fosse libertado). E também sofri críticas imensas, de todos os lados.

Partidário

“Essa é uma lenda urbana. Eu tenho relacionamento com todos os partidos. Dialoguei muito, e tranquilamente, com o então presidente Lula. A despeito das diferenças, tínhamos até uma relação de frequência, de amizade.

Encontros

“Dizem ´ah, Gilmar esteve cinco ou seis vezes com o Temer´. Eu recebi outro dia o pessoal do PCdoB. E perguntei ´como vai o nosso partido´? Eu sou um comensal do PCdoB, toda hora me reúno com eles.

Patenteado

“Todos usam sistema de financiamento com base em obras públicas, em serviços. Mas essa sistematização, que ficou bem explicitada no julgamento, ninguém tira do lulo-petismo.

Sem conexão

“O fato de eu ser crítico do PT nunca me levou a julgar de maneira diferente”.

O ônus de desagradar

Ainda Gilmar Mendes: “Infelizmente cabe a nós (juízes) muitas vezes decidir de forma contramajoritária e desagradar tanto a chamada ´vox populi´ (voz do povo) quanto a voz da mídia. Caso contrário, seria melhor extinguir a Justiça. E criar um sistema ´Big Brother´ para ouvir o povo e setores da imprensa.

Temer está virando uma ´nota de 30´...
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube