Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

sexta-feira, 06/04/2018

Estrela ofuscada

A Paraíba ficou fora

A cúpula nacional do MDB decidiu lançar candidatura própria a governador em, pelo menos, oito Estados na eleição deste ano.

A Resolução aprovada pela Executiva do partido homologa que a sigla terá candidatos no Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Roraima, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Pernambuco e Santa Catarina.

 

Pendência

No caso da Paraíba, a candidatura própria é colocada como uma possibilidade, juntamente como os casos de São Paulo, Goiás e Alagoas.

Convocação

A direção estadual do MDB está convocando diretorianos e filiados para uma reunião na tarde desta sexta-feira, na sede do partido, em João Pessoa

Fala Dilma

“Lula vai enfrentar com a tranquilidade que têm os inocentes. Nós resistimos, a resistência pacífica daqueles que têm voto (…) Estão impunes aqueles que passeiam para lá e para cá com malas de dinheiro”.

Ex-presidente, ontem, sobre a prisão de Lula.

Contagem…

Apesar de ter estado, ontem, com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, apenas hoje o deputado Veneziano deverá anunciar a sua nova opção partidária.

… Regressiva

Novamente ontem, Ricardo Coutinho reverenciou publicamente a possibilidade de o ´V´ concorrer ao Senado.

Da boca de…

“… Parte importante do País na qual me incluo, não consegue ver justiça, muito menos equilíbrio em um providência tão amarga, enquanto remanescem intocados notórios corruptos do PSDB…” (ex-ministro Ciro Gomes, sobre a prisão de Lula).

Degelo

Após um silêncio de vários dias acerca de temas políticos, Romero Rodrigues abordou o assunto ontem, após o lançamento da programação deste ano do Maior São João do Mundo, em evento realizado na sede da Fiep.

Interlocutores

Ele deu especial ênfase à viagem que fez esta semana a Brasília: “Conversei muito sobre as eleições deste ano, com muita gente”.

Hesitante

Romero revelou que ainda não consolidou uma decisão sobre o processo eleitoral deste ano: “Estou com o coração dividido com relação a essa decisão (deixar ou não a PMCG) e com o tempo muito curto”.

Depuração

O prefeito frisou que “vocês (jornalistas) sabem dessas mudanças, da indefinição (na oposição). De prováveis candidatos que deixaram de ser candidatos. E em função dessas circunstâncias todas, tem um grupo que está me estimulando muito a que eu seja candidato a governador”.

Reta final

“Tenho até sábado. Vou pedir a Deus que nos dê discernimento e sabedoria. Se for esse o desafio, eu tenho a certeza de que vou contar com a confiança do povo de Campina. A coisa chegou de forma mais intensa agora, num período já muito limitado”, discorreu Romero.

Bater …

A surpresa nas declarações de Romero ficou por conta da sua decisão de oportunamente se desligar do PSDB: “Eu devo, não sei quando, não sei para onde, um dia mudar do PSDB, por um questão de convicção, e não por conta de conflito na Paraíba. Não será em função de nenhuma liderança. Não é problema de conflito”.

 

… As asas

RR argumentou ainda que “a convicção de centro-esquerda no PSDB não existe mais. Em função disso, um dia eu devo mudar. Não sei quando, não é por conta das eleições, nem por conta das lideranças políticas do Estado. Não estou estabelecendo prazo, nem data. É pra frente, pro futuro”.

Plano B

Se Romero permanecer à frente da PMCG, é cogitada a possibilidade de sua esposa (Micheline) disputar um mandato para a Assembleia Legislativa.

Da boca…

“… A prisão de um ex-presidente é um acontecimento triste em qualquer país. No entanto, numa democracia, as decisões da Justiça devem ser respeitadas por todos e aplicadas igualmente para todos…” (Marina Silva, ex-senadora e ex-presidenciável).

Vai encarar

O vereador campinense Rodrigo Ramos (PDT) acertou com a direção do partido que tentará este ano um mandato para a Assembleia Legislativa.

Desafio

Na sua festiva despedida da Secretaria de Infraestrutura do Estado, ontem, no Esporte Clube Cabo Branco (JP), João Azevedo, pré-candidato a governador pelo PSB, disse que “é desafiador substituir o maior governo que a Paraíba teve até hoje”.

Afinidade

“Mas ter participado e construído junto este projeto nos habilita a conduzir o processo da melhor maneira possível. Esta é nossa obrigação e nossa meta: fazer mais e melhor, até porque as bases já estão fixadas e montadas”, emendou Azevedo.

Rumo

O governador Ricardo Coutinho (PSB) escolheu um ambiente público – e com a aglutinação de muita gente – para comunicar a sua decisão acerca do processo eleitoral deste ano: será no Esporte Clube Cabo Branco, João Pessoa, às 12 horas de hoje.

Sem regozijo

Não existe nenhum motivo para contentamento ou satisfação na execução da pena que a Justiça Federal aplicou ao ex-presidente Lula.

Cumplicidade

A trajetória pessoal e política do petista e o seu envolvimento e empatia com fatia expressiva da população brasileira, notadamente a situada nas camadas mais populares, é algo admirável e singular.

Não é ingênuo

Mas, à luz do sol, é pouco provável e até ilógico que o ex-presidente não tenha tomado conhecimento do ´rosário´ de negociatas que permearam a sua gestão e da ex-presidente Dilma.

Vem de longe

É sabido, deploravelmente, que a corrupção é uma chaga impregnada na cultura da administração pública brasileira, com um longo rastro de impunidade.

Ocaso deprimente

Mas o que potencializa o ciclo petista é a carga de simbologia que envolveu a chegada de Lula ao poder.

Não podia, não devia ter dado nisso. Era “a esperança vencendo o medo”, um salto e um marco na vida da Nação.

Tudo isso é algo triste e melancólico, até porque um País aprendeu com Lula a avançar “sem medo de ser feliz”.

O ´mago´ vai novamente ´contrariar´ a lógica?...

Me Aguarde

Palanque

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube