Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sexta-feira, 08/02/2019

“Engole essa”

Acomodações

A ´nau´ governista na Assembleia Legislativa caminha para um estágio de (aparente) calmaria, em função da suspensão dos trabalhos em plenário e devido às sinalizações de aproveitamento de (pelo menos) dois deputados no Executivo.

Seriam os casos de João Gonçalves (Podemos) para a Pasta de Esportes, e de Hervázio Bezerra (PSB) na Secretaria de Articulação Política.

Indócil

Visivelmente, não é um primor de afabilidade a convivência do ex-líder do Governo (Hervázio) com alguns parlamentares situacionistas, em função do que ele chama de “quebra de compromisso”, que resultou na sua derrota para presidir a ALPB no biênio 2021/2022.

Na agulha

Essas designações (para o Executivo) resultariam na convocação dos suplentes Jutay Menezes (PRB) e Lindolfo Pires (Podemos).

Subtração…

O mesmo não se pode atestar no bloco oposicionista, notadamente a partir das declarações verbalizadas ontem pela deputada Camilla Toscano (PSDB) com relação ao seu colega Manoel Ludgério (PSD).

… Já feita

Conforme a ´tucana´, a oposição já não conta mais com o deputado em suas fileiras, em função do que chamou de sucessivos sinais de afastamento.

Na 1ª…

“Desde quando foi feita a primeira reunião da bancada de oposição, Ludgério adotou uma posição de independência. Quando começamos a trabalhar sobre a formação da CPI da Cruz Vermelha, em nenhum momento contamos com o voto dele.

… Hora

“Ludgério está permanecendo com a posição que disse que ia ter: de independência e que iria decidir conforme a conveniência e o pensamento dele. Então, Manoel não faz parte da bancada de oposição”, relatou Camila em entrevista.

Comedido

Ao ser instado a falar ontem sobre a postura de Ludgério, o prefeito Romero Rodrigues ponderou que não deve fazer nenhum pré-julgamento e que não está dentro da Assembleia para saber se a CPI (Cruz Vermelha) cabe ou não ser instalada.

Sem patrulhar

RR acrescentou que não vai estar “monitorando” as atitudes e a “vida de quem quer que seja”, e que se o deputado Manoel está dizendo “que não há necessidade, é com a consciência própria”.

Gesto

Em declarações à ´Correio FM´, o prefeito campinense enfatizou que “todos os vereadores sabem, e a própria vereadora Ivonete (esposa do deputado), que o que eu pude colaborar, em termos de consolidação da candidatura dela na Casa, fiz com a consciência tranquila. E vou continuar com a consciência tranquila, esperando que continue como sempre foi e contando com o apoio de todos eles”.

Ao seu modo

De sua parte, Manoel Ludgério declarou que não gostou das declarações de Camila Toscano: “Eu sou oposição. Agora eu não vou fazer uma oposição radical, xiita ou de encontrar defeito em tudo. Eu sou deputado de oposição e vou fazer uma oposição civilizada e de respeito. Na hora do palanque eu tenho a minha posição político-partidária”.

Atraso

“A Paraíba está em um estado de comportamento político tão atrasado, que se a pessoa cumprimentar alguém que compõe a situação já dizem que você quer aderir”, lamentou o parlamentar do PSD.

Não foi…

O ex-superministro Antonio Palocci (governos Lula e Dilma) afirmou em depoimento de delação premiada que o ex-presidente Lula soube antecipadamente da 24ª Fase da Operação Lava-Jato, que o levou a depor coercitivamente à Polícia Federal no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

… Surpreendido

Conforme o jornal O Globo, Palocci afirmou que Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, e Clara Ant (ex-assessora de imprensa do ex-presidente), que também atuava no Instituto, teriam retirado documentos importantes do local para evitar que fossem apreendidos.

“Limpa”

O ex-ministro contou que tomou conhecimento por Okamotto que eles souberam previamente (através de uma auditora da Receita Federal) da data da operação, realizada em março de 2016.

Okamotto teria dito que fez “uma limpa prévia em sua residência em Atibaia (SP)”.

Apelo

Palocci foi além e disse no depoimento que Lula lhe chamou ao Instituto Lula para pedir que assumisse o pagamento das reformas feitas no sítio de Atibaia (R$ 1 milhão e 20 mil), que foram pagas pelas construtoras OAS e Odebrecht.

Recusa

O ex-ministro da Fazenda explicou que negou o pedido de Lula, pois achou que a Polícia Federal iria descobrir os fatos.

Punição

Palocci – relata o jornal – disse que Lula tinha esperança que o governo de Dilma Rousseff afastasse delegados da Operação Lava-Jato envolvidos na investigação.

Irritação

Ele próprio ouviu Lula cobrar de Dilma o afastamento e que o ex-presidente “estava irritado com o então ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pois dava a impressão de que não estava ajudando a remover os delegados”.

Refis

De forma unânime, a Câmara campinense aprovou, ontem, mais um programa de parcelamento de dívidas municipais (tributárias ou não, pessoas físicas e jurídicas) vencidas até 2018.

Condições

Para quem quitar o débito em parcela única, serão dispensados 100% da correção monetária, multas e dos juros.

Mas o parcelamento poderá se estender até 120 MESES.

O detalhe

O parcelamento contempla também os débitos já inseridas na dívida ativa e as que se encontram em cobrança judicial.

Mas não poderá aderir ao novo Refis quem deixou pelo caminho outros refinanciamentos, conforme o texto que ainda será sancionado pelo prefeito Romero Rodrigues.

Mais ´Ciricídio´

O ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) foi hostilizado e criticou apoiadores do ex-presidente Lula, ontem, quando discursava na Bienal da UNE (União Nacional dos Estudantes) em Salvador (BA).

Dor

“(O jovem) não está sequer ouvindo porque dói, dói demais você ouvir as coisas quando elas são verdadeiras e a referência totêmica, o totem deles não respondem mais. Tem coisa mais chata do que um jovem estar num bar defendendo corrupto?”, discursou Ciro.

“Babaca”

Diante dos sonoros apupos, o ex-presidenciável prosseguiu: “Eu não sou (corrupto), não. Eu estou solto, 38 anos de vida pública, nunca respondi por nenhum malfeito. Eu sou limpo. Eu sou limpo. Engole essa, engole essa (…) O Lula está preso, babaca”.​

´Força-tarefa´ - uma expressão que atemoriza a política...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube