Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

terça-feira, 02/04/2019

Encontro no Oriente

Pânico à luz do sol

No mundo crescentemente conturbado, irracional, violento e imprevisível dos dias atuais, cada vez mais fica difícil conciliar, sem contratempos ou surpresas adversas, o binômio comodidade e tranquilidade.

Essa constatação foi renovada e pavorosamente atestada ontem, com a invasão por parte de um bando armado às dependências da central de aulas da UEPB, no bairro de Bodocongó, em Campina Grande, no qual centenas de alunos (estima-se em 5 mil) reconquistam uma rotina que tinham perdido por vários meses: a diária frequência à sala de aula em busca de formação profissional.

Realismo cruel

Num paroxismo impensável há algum tempo, mas plenamente cabível na atualidade, uma estudante verbalizou ontem à TV Itararé a síntese perfeita, mesmo que demolidora: “Graças a Deus foi (apenas) um assalto!”

Alívio

A frase traduz o sentimento instintivo que tomou conta dos universitários no local, logo que os tiros desencadearam a sinfonia do desespero, com chances de conversão em réquiem para novas indefesas vítimas.

Reprodução

Para essa estudantada afeita (até excessivamente) às ferramentas de comunicação virtual e imediata, ainda está muita vivo na mente o massacre mais recente de colegas de geração numa escola no interior de São Paulo.

Sensação

Num primeiro momento, foi como se um pesadelo batesse à porta da sala de aula da UEPB.

Inoportunos

Falei logo no início da presente incompatibilidade entre comodidade e tranquilidade, porque parece ser imperioso observar que é preciso abolir a presença de equipamentos que movimentem dinheiro em ambientes de grande adensamento de pessoas.

Minimiza

Não que o fato de inexistir um caixa eletrônico se converta imediatamente numa ´blindagem´ para o local.

Mas certamente fecha-se uma das modalidades de estímulo ou indução à violência.

Tempos…

O fato é que viramos compulsoriamente reféns do medo e órfãos de uma sociedade que nutre em seu ventre comportamentos inconsequentes e, em muitos casos, letais.

… Modernos

Uma civilização na qual muitas pessoas têm a chance de desfrutar de um consumismo desmedido e/ou de posturas absolutamente desregradas, cujo resultado objetivo tem sido um vazio (aparentemente) injustificável e entristecido. Em muitos casos, gradativamente depressivo e até suicida.

O impossível

Num verso profundo, o poeta gaúcho Nelson Martins proclama: “Como eu posso encher um copo vazio/ Nesta minh’alma vazia/ Se tudo que me restou, são lágrimas”.

Redução

O presidente Jair Bolsonaro usou suas redes sociais (ele não larga delas!) para anunciar que o Ministério da Economia “estuda reduzir impostos de empresas”.

Permutar

Ainda conforme o ´capitão´, “a ideia seria a troca da cobrança de Imposto de Renda sobre os dividendos”.

Mudar a base…

De sua parte, o secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra, declarou – também nas redes sociais –  que o “ponto fundamental” da proposta de reforma tributária que está sendo preparada pelo governo “é acabar com a tributação da folha de salários”.

… De cálculo

Com essa medida – acrescentou Cintra – “dezenas de milhões de desempregados terão mais oportunidades de emprego”.

Imperdível

Na edição de hoje do programa Ideia Livre da TV Itararé a participação do palestrante, psicólogo e escritor campinense Rossandro Klinjey.

Começa às 22h15 – canal 18.1 ou pela internet no endereço www.tvitarare.com.br

Da boca de…

“…A reforma da previdência, se aprovada nos moldes em que se encontra, é a previdência pós-vida…” (deputado Manoel Ludgério, PSD, na tribuna da Assembleia Legislativa).

Milhares

Germoglio Bezerra, presidente da Associação dos Motoristas Particulares de Aplicativos de Campina Grande, informou ontem que já passa de 2 mil a quantidade de profissionais rodando com essa modalidade de transporte na cidade.

Preto no branco

A grande mobilização da categoria é para que o serviço seja regulamentado, o que criaria um disciplinamento na atuação do segmento, como também geraria tributos (ISS – Imposto Sobre Serviços) para o governo municipal.

Avisa lá

A assessoria de imprensa do ministro da Cidadania, Osmar Terra, que visita hoje Campina Grande, mandou comunicar antecipadamente que ele não pretende dar entrevista em sua estadia na cidade.

SOS BNB

Presidentes das assembleias legislativas do Nordeste, que se reuniram no Maranhão, sexta-feira última, externaram a preocupação do colegiado com a possibilidade do fim do Banco do Nordeste.

Situando

A instituição, pelo desejo da área econômica do governo federal, será fundida à estrutura do BNDES.

Arregimentação

A ideia dos presidentes das ALs é mobilizar as bancadas federais dos estados da região para resistirem a essa medida.

Conterrâneos com o ´capitão´

Um grupo de católicos brasileiros, residentes na Paraíba, conseguiu se encontrar por uns minutos em reservado com o presidente Jair Bolsonaro no hotel King David, em Jerusalém, onde a comitiva presidencial está hospedada na cidade, noticiou o jornal ´Estadão´.

“Ele falou que a gente tinha que ter coragem para ajudar ele a mudar o Brasil”, disse o advogado Glauco da Silva Campos, de João Pessoa.

Segundo ele, o grupo é composto por 70 pessoas e está na cidade em visita turística.

Abril – mês de tensas auroras...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube