Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

terça-feira, 23/04/2019

Embrião de um novo partido

Intermediação bilionária

Conforme publicação do site Diário do Poder, as distribuidoras de combustíveis que atuam no Brasil tiveram (somadas) um faturamento da ordem da R$ 280 bilhões no ano passado.

A informação toma por base um estudo da consultoria Nielsen.

Distribuidoras são, em bom português, as ´atravessadoras´ entre a Petrobras e os postos de combustíveis.

O ´príncipe´

“Bolsonaro não nasceu para ser presidente”.

Fernando Henrique Cardoso, ontem, em entrevista à Rádio CBN.

Desligamento

Com o mesmo mistério que marcou a sua contratação para a defesa da ex-secretária de Administração do Estado, Livânia Farias, o advogado pessoense Solon Benevides deixou esse assessoramento jurídico.

O detalhe

A ex-secretária segue tendo em sua defesa o advogado Sheyner Asfora.

Da boca de…

“… Acho que o governo está desorganizado, fazendo concessões desnecessárias e nós, que estamos nessa agenda, que nos unifica, assistimos isso perplexos…” (deputado Samuel Moreira-SP, coordenador da bancada do PSDB na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal).

´Trem´

O governo estadual está demonstrando que a sua prioridade para Campina Grande, no curto prazo, é o VLT (veículo leve sobre trilhos).

Situando

A intenção – só lembrando – é o aproveitamento do que restou na estrada de ferro que corta a cidade, particularmente no trecho entre o distrito de Galante e o bairro de Bodocongó.

´Baldeação´

Cabe lembrar que sem um processo de integração do VLT com o sistema de transporte público da cidade, esse novo modal não vai funcionar a contento.

Grifo

Pontifico esse aspecto porque Estado e prefeitura campinense não conseguiram dialogar sequer no recente caos que a cidade viveu por conta do colapso no abastecimento d´água.

Na tela

O presidente da CDL de Campina Grande, empresário Artur Bolinha Almeida, é o entrevistado de hoje no programa ´Ideia Livre´ da TV Itararé, que começa às 22h15 – canal 18.1 ou pela internet – www.tvitarare.com.br

O ´dono…

“A minha interpretação é que está ficando muito claro para o brasileiro comum o seguinte: tem cinco bancos, tem seis empreiteiras, tem uma produtora de petróleo, tem três distribuidoras de gás, e tem 200 milhões de patos. Os patos somos nós”.

…Do cofre´

Ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a concentração de alguns setores econômicos nas mãos de poucas empresas.

Da boca de…

“… Isso é surreal. O presidente Bolsonaro está muito bem no partido…” (Luciano Bivar, deputado federal e presidente nacional do PSL, ao descartar a possibilidade de Bolsonaro abandonar a legenda).

 

Retrovisor

Essa intenção de sair do PSL teria sido externada por Bolsonaro em recente audiência com a direção nacional do PR, na qual estava presente o deputado paraibano Wellington Roberto).

Travou

A direção do PRB em Campina não ´digeriu´ bem o ´escanteio´ que amargou nas recentes negociações para a ocupação de espaços no secretariado da PMCG.

Por tabela

O presidente Jair Bolsonaro tem estimulado alguns de seus aliados a criticarem o vice-presidente Hamilton Mourão, nas redes sociais, numa estratégia para fazer frente aos movimentos do general – noticiou no final de semana o jornal O Globo.

Parque…

O Parque da Criança, em Campina, está impossibilitado de sediar eventos que necessitem de algum tipo de sonorização.

… Mudo

A medida é – simultaneamente – insensata e abusiva.

Da mesma forma que cabem as duas expressões acima para o uso de serviço de som no mesmo local de forma incontrolável e a qualquer hora do dia.

Silêncio

É impressionante o ´desapreço´, em tempos recentes, do prefeito pessoense Luciano Cartaxo (PV) pelo debate político.

´Cara metade´

Quem conversa informalmente com o senador Veneziano (PSB) dissipa logo as dúvidas: a sua aposta em 2020 é no nome de sua esposa Ana Cláudia (Podemos) para disputar a prefeitura campinense.

Transparência

Espera-se que, antes de chegar a ´pamonha´ do São João, se conheça, com precisão, a posição da bancada paraibana no Congresso Nacional com relação à reforma da Previdência.

Decolar

O movimento cognominado de ´Unidade Progressista´, informalmente organizado ao longo dos últimos meses, já começa a cogitar voos mais altos.

Protagonistas

Integram esse agrupamento os ex-candidatos à Presidência Fernando Haddad (PT) e Guilherme Boulos (PSOL); o governador do Maranhão, Flavio Dino (PC do B), e o ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB).

Engrossar

A próxima reunião será no mês que vem e o objetivo é atrair outras lideranças importantes, como os também ex-presidenciáveis Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede), e o ex-senador Roberto Requião (MDB-PR).

Mesmo ´guarda-chuva´

Reportagem do ´Estadão´ enfatiza que essas lideranças poderão, mais adiante, constituírem uma nova legenda diante dos desgastados partidos políticos de esquerda, “principalmente por causa do perfil de seus criadores, quase todos relativamente jovens e com grande potencial de ampliar seu campo político”.

Ex-ministro vai ´atracar´ no porto...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube