Quantcast

Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

segunda-feira, 11/02/2019

Em nome do ´bolso´

Um país novamente de luto

A morte precoce de vários atletas do Flamengo, no centro de treinamento da equipe carioca, consterna o País pela súbita dizimação de talentos em formação. Jovens atropelados pela fatalidade ou pela negligência.

Na verdade, desencadeou-se uma discussão indeclinável, como forma de prevenção, mas estéril no tocante às vidas que precocemente se foram.

Compartilho a seguir trechos de um artigo da psicóloga e professora da Universidade de São Paulo Kátia Rubio, publicada no jornal Folha de São Paulo.

 

Sonhar

“Sonho é aquela energia inconsciente que mobiliza os seres humanos a perseverar em sua jornada. Ele pode ter a forma concreta de imagens dinâmicas durante o sono, mas pode ser também a nomeação dos desejos perseguidos ao longo da existência.

Trajetória

“Vida de atleta é assim. Tudo começa com um sonho mobilizado pela performance de um atleta mais velho, capaz de realizar um gesto perfeito ou surpreendente, ou então com o sonho de ganhar o mundo, mundo esse redondo, cheio de possibilidades e de horizontes.

Ao encontro

“Sonhos que se postam logo ali à frente como as utopias, mobilizando novos esforços, deslocando os sonhadores todos os dias em busca de desejos.

Fascínio

“O esporte tem esse poder de fazer sonhar, de perpetuar a memória daqueles que persistiram, venceram não apenas competições, mas todas as agruras de uma vida de muito esforço e trabalho.

Nada é fácil

“O glamour que cerca o atleta, sintetizado em poucos minutos de uma competição vitoriosa, esconde os muitos anos de busca, e os tantos nãos que fazem um sim.

Caminhada

“Por isso identifico o atleta com a figura mítica do herói. Sua vida é uma jornada que começa no momento em que a habilidade da criança é identificada como fora da média. E aquilo que o senso comum chama de dom é também uma sina que exigirá esforço para que a profecia do sucesso se realize.

Perseverança

“Em um país onde as condições materiais para o desenvolvimento de carreira são precárias resta ao habilidoso percorrer o caminho de peregrino em busca da materialização de seu desejo, de sonho.

Aventura

“A carreira de muitos começa com o necessário deslocamento de seu local de origem para um destino desconhecido. Ouvi de centenas de atletas o que representou abandonar a cidade de origem e a família para tentar ser alguém no esporte.

Adversidades

“Saudade é a palavra recorrente nesse processo, que ainda conta com a solidão, a tristeza e o desespero pelo enfrentamento do desconhecido, dos desmandos, dos abusos e da falta de respeito. Alguns não resistem e abandonam essa busca e passam a conviver com a incerteza do se.

Condicional

“Se eu tivesse tentando, se eu tivesse mudado, se eu tivesse enfrentado, mas a resposta afirmativa será sempre uma possibilidade e nunca a certeza.

Andante

“O atleta é, por força do ofício, um nômade. Cada clube é um ponto de chegada e de partida.

Ansiedade

“Quem já entrou em um alojamento ou refeitório com um grupo deles entende o que é isso. Ali a vida pulsa. O desejo se resume à expectativa do momento da estreia, da conquista da posição de titular ou da convocação para a seleção.

Só incertezas

“E assim se passam os meses, os anos, e a precariedade do presente é enganada pela inevitabilidade de um futuro incerto, contudo sonhado. Não há perspectiva de fim nesse projeto porque a finitude implica na dor do real.

Epílogo

“Em tempos de água e lama foi o fogo que apagou, em pleno sono, o sonho de meninos que desejaram ser ídolos ou heróis”.

Largada

O governador João Azevedo (PSB) marcou para amanhã a sua primeira visita a Campina Grande desde que foi investido no cargo.

Vem visitar obras do Estado.

Briga grande

Anda rolando pelo Judiciário a disputa entre a Federação das Escolas Particulares (Fenep) e a Confenen (Confederação dos Estabelecimentos de Ensino) pela representação nacional desse setor patronal (escolas particulares).

Alerta

Em tempos de tragédias (evitáveis ou não), seria de bom tamanho saber como anda a manutenção dos viadutos existentes, por exemplo, nas zonas urbanas de João Pessoa e Campina Grande.

Da boca de…

“… Partidos políticos e suas ideologias não podem ter ingerência em processos educacionais…” (professor campinense Benedito Guimarães Aguiar Neto, atual reitor da Universidade Mackenzie, de São Paulo).

Resgate

Prezado leitor, veja como foi a ´muvuca´ no comitê de imprensa da Assembleia Legislativa, quando da recente eleição da nova mesa diretora.

Acesse aqui.

´Alta…

A despesa com a conta mensal de energia elétrica representa um custo significativo para empresas e residências, em função da necessidade que o País enfrenta há alguns anos de completar a geração hidráulica (hidroelétricas) com o uso de usinas termelétricas, uma modalidade bem mais cara.

… Voltagem

Pesa também – e substancialmente – a elevada carga tributária que incide sobre esse serviço ESSENCIAL.

Imposto sobre imposto

Padecemos, nesse item, de casos de bitributação. Ou seja, o imposto estadual sobre a energia (o ICMS) utiliza como base de cálculo um valor que já tem agregado alguns tributos (e/ou contribuições sociais) cobradas pelo governo federal.

Outro…

Nessa conta asfixiante (e constante) também é adicionada a taxa (ou contribuição – na prática, uma variação semântica) de iluminação pública, que varia de cidade a cidade, mas que incomoda (e muito) ao bolso do cidadão.

… Ônus

Com base nessa constatação, e levando-se em conta os ininterruptos avanços tecnológicos, creio que é chegada a hora de uma racionalização no uso dessa iluminação, para que isso possa se refletir no orçamento popular.

Inconcebível

Não faz sentido, a partir de determinada hora da noite ou da madrugada, a permanência de todas as luminárias acesas em praças, parques, avenidas e ruas.

É um desperdício remediável.

Na ponta do lápis

Está na hora de as entidades classistas e de representação dos consumidores se debruçarem sobre o tema iluminação pública, que também comporta uma discussão sobre as prioridades que estão sendo unilateralmente escolhidas para a destinação da receita corrente – e milionária.

Mudanças no secretariado...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube