
Causa comum
Uma demonstração de civilidade política (e de convivência) foi observada ontem, no Hospital da FAP, quando da solenidade de entrega simbólica do mamógrafo aos usuários daquela unidade hospitalar.
O prefeito Romero Rodrigues e o ex-prefeito Veneziano (e suas respectivas esposas, Micheline e Ana Cláudia) participaram do momento, assim como o casal deputado Damião Feliciano/vice-governadora Lígia Feliciano.
Respaldo
Ao fazer uso da palavra, Helder Macedo, presidente do Conselho Deliberativo da FAP, externou a “alegria de contar sempre” com o apoio da bancada federal paraibana no Congresso Nacional.
“Isso faz a diferença”, grifou.
Provedora
O dirigente da FAP realçou igualmente “o apoio permanente” da prefeitura campinense à instituição, nas pessoas do prefeito Romero e da secretária de Saúde, Luzia Pinto.
Ampliação
O novo equipamento – destacou Helder – vai possibilitar que o Hospital da FAP amplie ainda mais os 65 mil atendimentos gratuitos que realizou no ano passado, e ajudará decisivamente “para a detecção do câncer de mama”, assim como propiciar “que seja ministrada a medicação” na dosagem precisa.
“A prevenção é a chave para a cura do câncer”, arrematou.
Afeição
Damião Feliciano recordou a sua vinculação sentimental e histórica com a FAP, que serviu de local para a sua formação como médico.
“Tenho o maior apreço por este hospital”, verbalizou.
Deferência
O deputado fez uma menção específica ao dirigente da FAP: “Hélder é um guerreiro, um trabalhador incansável por este hospital”.
“Ajudar a FAP é o meu dever, como parlamentar e como pessoa”, enfatizou Feliciano.
´Berço´
Veneziano assinalou que “cada um de nós, de uma forma ou de outra, tem uma relação com este hospital. A minha é porque sou ´filho da FAP´: nasci aqui”.
Apoio
O ´V´ citou que ele e sua mãe (ex-deputada Nilda Gondim) destinaram, ao longo dos últimos cinco anos, aproximadamente R$ 1,5 milhão em emendas parlamentares para o hospital, acentuando que naquele espaço busca-se “unir a ciência ao calor humano”.
“Somos braços abertos à disposição da direção da FAP”, asseverou.
Suporte extra
A médica, primeira dama de Campina e ´madrinha´ da campanha ´Outubro Rosa´, Micheline Moura Rodrigues Veiga, destacou que a edição deste ano da campanha “será maior e melhor” com esse mamógrafo, “que fará a diferença na vida de muitas mulheres”.
“Estamos com a FAP, sempre”, finalizou.
Aprendizado
Lígia Feliciano lembrou aos presentes que “passei vários momentos de minha vida aprendendo a cuidar de vidas e a salvar vidas neste hospital”.
`Paciente´
“Hoje em dia existe cura real para o câncer. O que precisamos é curar a economia brasileira para que venham mais recursos para a saúde pública”, pontificou a vice-governadora.
Conquistas
Último orador da solenidade, Romero observou que o novo equipamento e as conquistas recentes do Hospital da FAP “são frutos do esforço de muita gente e da diretoria da instituição”.
Anêmica
Ele sublinhou aos presentes que “a saúde brasileira está sofrendo crescente escassez de recursos em função da demanda que não para de aumentar”.
Extrapolação
O prefeito exemplificou que todo o orçamento previsto pelo SUS para o setor de radioterapia em 2017 foi utilizado até maio, e que até agosto foi consumida toda a dotação alocada em termos de cirurgias oncológicas, sendo inevitável o remanejamento de recursos municipais, uma vez que o Ministério da Saúde não promove essa suplementação.
Fora da realidade
Romero também lamentou o fato de a tabela nacional de procedimentos do Sistema Único de Saúde “estar defasada há décadas”.
´Vai miar´
Conforme o site da revista Veja, o ex-deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) – o homem dos R$ 51 milhões – “deixou claro para colegas de prisão que chegou ao seu limite e não sabe mais o que fazer para deixar o cárcere”.
Sábado é dia de poesia
“Pra você guardei o amor/ Que sempre quis mostrar/ O amor que vive em mim vem visitar/ Sorrir, vem colorir solar/ Vem esquentar/ E permitir…” (Nando Reis, cantor e compositor, que fez show em Campina no último final de semana).
Na Serra
A sexta-feira do prefeito pessoense Luciano Cartaxo (PSD) foi dedicada a Campina, começando por uma visita às dependências da Unifacisa, onde foi recepcionado pela reitora Gisele Gadelha e o chanceler Dalton Gadelha, tratando do estabelecimento de novas parcerias.
Reciprocidade
“Campina é uma referência e um polo de ensino superior importante não apenas para a Paraíba, mas para todo o Nordeste, e que precisa ser valorizado. João Pessoa e Campina são cidades irmãs. A interação entre as duas, procurando valorizar suas complementariedades, é muito importante para cada uma e fundamental para a economia da Paraíba”, comentou Cartaxo durante a visita.
Aproximação
No turno da tarde, o prefeito da Capital fez uma visita a Romero Rodrigues na sede do Ipsem, que durou aproximadamente 1 hora.
“Aprumada”
À saída do local, Cartaxo avaliou o contato como “uma conversa aprumada, de dois grandes gestores que estão fazendo bons trabalhos nas suas cidades, foram reeleitos no 1º turno, e têm compromisso com o futuro da Paraíba. Nós estamos conseguindo trocar experiências. Quando Campina e João Pessoa andam juntas, a Paraíba avança”.
Agenda
O prefeito de JP adiantou que “num futuro próximo, vamos discutir a questão essencial, que é a unidade das oposições, envolvendo todos os partidos”.
Sem rusgas
Luciano Cartaxo realçou que ele e Romero “sempre tivemos uma relação muito harmoniosa e respeitosa”.
E salientou que “diante da crise econômica”, os prefeitos (como ele e Romero) “a cada dia estamos sendo desafiados a mostrar mais trabalho e resultados”.
Síntese
“Nosso esforço é sempre no sentido de preservar a unidade das oposições”, arrematou Luciano.
Proveitosa
Sobre o diálogo com Cartaxo, Romero qualificou como “uma conversa bastante agradável, amistosa. Falamos essencialmente sobre temas administrativos, os desafios de Campina e Joao Pessoa. Ele, de fato, tem feito uma administração exitosa, como também temos aqui obtido a confiança da cidade”.
Tratativas
O prefeito campinense confirmou a inclusão da pauta política na conversa. “Temos que ser verdadeiros, não adianta querer enganar alguém. Falamos sobre política. Falamos sobre a importância de a oposição se manter unida. Estamos imbuídos do bom propósito de tentar marchar juntos, tentando construir uma Paraíba cada vez melhor. Mas o momento é de administrar as duas cidades. Estamos focados nas questões administrativas”, discorreu.
Rodadas de…
Romero pontuou que “a gente compreende que a unidade das oposições exercerá um papel preponderante para o resultado das eleições”.
… Conversações
“Assumi o compromisso com Luciano de este ser o primeiro de muitos encontros, tentando construir um consenso”, acrescentou.
Mais perto de Zé
Ao ser instado a comentar sobre o recorrente posicionamento do senador José Maranhão (PMDB) como pré-candidato ao governo, RR disse que “todo mundo tem que respeitar todas as opiniões. É preciso construir o diálogo. Temos que buscar mais contatos com o senador, porque é fundamental para a vitória que as oposições estejam unidas”.
– Há espaços (na chapa majoritária) que cabem vários partidos – concluiu Romero Rodrigues.