Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quinta-feira, 07/05/2020

Eleições em 4 dias?

O ´príncipe´

É sempre oportuno contemplar as reflexões periódicas do nosso ´sociólogo-mor´ e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso nos artigos que publica mensalmente.

Para o leitor de APARTE, seguem alguns recortes do mais recente.

Tentativa

“Procuro me afastar do coronavírus dia e noite, mas ele nos envolve. O vírus está por toda parte, principalmente em nossa alma.

Igualdade

“Diante da morte, somos todos iguais. O vírus não distingue gênero, idade, riqueza ou o que seja. Mata muitos e se não nos cuidarmos… Às vezes até mesmo nos cuidando.

Incógnita

“Será que esta pandemia servirá para nos darmos conta disso? Sei bem que os humanos têm memória, mas também têm a capacidade de esquecer.

Sobrevida

“Passada a crise, poucos se lembrarão dela. Mas suas marcas vão permanecer e delas devemos cuidar.

Peso maior

“A situação obriga-nos a mais humildade e a reconhecer que a desigualdade faz os mais pobres pagarem o preço mais alto das tragédias pandêmicas.

Desembarque

“O coronavírus chegou ao Brasil ´de avião´. Pessoas das classes mais altas (quanto à renda) viajam mais. No começo foram as que se contaminaram. Agora se vê que é enorme a propagação do vírus nas periferias pobres.

Inoportuno

“É injusto cobrar só do SUS as falhas havidas. Não fosse ele, só os que podem pagar os serviços médicos e hospitalares seriam atendidos. Ele atende de modo universal.

Aproveitamento

“Que pelo menos a crise atual sirva de advertência para o futuro: há que olhar com mais carinho a saúde pública, a começar pela água tratada e pelo sistema de esgotamento sanitário.

Risco

“Ao sair da atual pandemia, não nos esqueçamos: ela pode voltar. Quando? Ninguém sabe. Preparemo-nos.

Pilotagem

“Passada a tormenta, vê-se que foi possível ultrapassá-la porque o barco tem bons motores, apesar de maus navegantes.

Serviço

Para ler o artigo inteiro, clique aqui.

Jogo rápido

Coluna: O que mais está sentindo falta na quarentena?

Ex-senador Cássio Cunha Lima: “O convívio com a família e com os amigos”.

Da boca de…

“… É preciso sairmos das nossas sacristias, irmos ao encontro das ovelhas desgarradas, extraviadas, daquelas que se perderam no caminho por não alimentarem a fé…” (Dom Dulcênio Fontes, bispo de Campina Grande, em conclamação dirigida aos padres durante a homília do último domingo).

Interação

O secretário de Saúde do Estado, médico Geraldo Medeiros, participa hoje da sessão virtual da Câmara Municipal de Campina Grande.

A caminho

Mudança na superintendência da Polícia Federal na Paraíba.

O atual superintendente, André Vieira, assumirá a Diretoria de Logística, em Brasília.

Polêmico

Deverá entrar novamente em pauta esta semana, no Legislativo campinense, um requerimento do vereador pastor Josemar (Republicanos) que pede a permissão para a retomada dos cultos nas igrejas locais.

Cerco

O edil Alexandre do Sindicato (PSD) comentou que “até sofro pressão por parte de alguns pastores”.

Pontos nos is

O também pastor e vereador Luciano Breno ponderou na ocasião que “as igrejas não estão fechadas. Qualquer pastor pode ir para a sua igreja e fazer o atendimento espiritual e psicológico, fazer as suas orações. O que não pode acontecer é a aglomeração de pessoas, com a realização de cultos”.

´Me dê motivos´

Igualmente evangélico, o vereador Olímpio Oliveira (PSL) observou que “nós precisamos de fundamentos técnicos para votar” o requerimento.

Anestésico

Quando o assunto entrou em votação na semana passada, houve um ´pedido de vista´ do vereador Pimentel Filho (PSD).

Da boca de…

“… Bolsonaro tem dado motivos a cada fim de semana para a propositura de impeachment…” (jurista e ex-ministro da Justiça Miguel Reale Júnior)

Gangorra

As vendas de gasolina tiveram em março último o pior desempenho desde 2011.

Já as vendas de gás de cozinha (GLP) cresceram 11,8% em março, comparado ao mesmo mês de 2019.

Majoração

A gasolina tem um reajuste de 12%, a partir de hoje, devido à pressão da indústria sucroalcooleira (fabricante de etanol).

O detalhe

A Petrobras, com o reajuste, passa a entregar o litro da gasolina a R$ 1,02.

Jogo rápido

Coluna: O que mais está sentindo falta na quarentena?

Jornalista Fernando Soares (ex-presidente da Associação Campinense de Imprensa – ACI): “Dos momentos de lazer; de ir ao cinema, academia. Fazer caminhadas ao ar livre com a família e de ir à Igreja rezar”.

´Noivado´

O Diário Oficial da União publicou, ontem, o 1º ´gesto concreto´ do presidente Bolsonaro na direção do bloco chamado de Centrão: a nomeação de Fernando Marcondes de Araújo Leão para comandar o Departamento Nacional de Obras contra as Secas – Dnocs, que tem orçamento anual superior a R$ 1 bilhão.

O detalhe

Os ´padrinhos´ do indicado são o senador Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do PP, e o deputado Artur Lira (AL), líder do PP na Câmara Federal.

Para evitar…

O Tribunal Superior Eleitoral começa a formular algumas alternativas para evitar a aglomeração de eleitores nas filas rumo às urnas no dia do pleito.

… Filas

Duas opções cogitadas: realizar as eleições em quatro dias – dois sábados e domingos consecutivos; ou definição de horários de votação de acordo com a faixa etária do eleitor.

É preciso cantar

“Perdoem a cara amarrada

Perdoem a falta de abraço

Perdoem a falta de espaço

Os dias eram assim”

(Belchior, cantor e compositor)

Cagepa/PMCG um noivado rumo ao altar da conveniência mútua...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube