Fechar

logo
logo

Fechar

Arimatéa Souza

quinta-feira, 25/11/2021

Eclode o ´fogo amigo´

Recado do exterior

A diretora-geral assistente da Organização Mundial de Saúde (OMS), Mariângela Simão, alertou que a nova onda de covid-19 na Europa é uma ilustração de que só a vacinação não é suficiente, numa sinalização ao Brasil sobre a importância de outras medidas sanitárias para cortar a transmissão do vírus.

“A ressurgência de casos na Europa após a flexibilização das medidas sociais e de saúde pública é uma realidade inescapável”, alertou a diretora em entrevista ao jornal Valor Econômico.

Insuficiente

Ela emendou: “Só a vacinação não basta; com certeza diminui hospitalizações e mortes pelo Sars-cov2, mas não diminui a transmissão a ponto de eliminar a circulação do vírus”.

´Dever de casa´

Para Mariângela, continua sendo da maior importância o uso de máscara, distanciamento social, lavar as mãos etc.

´Exorcismo´

A vereadora Jô Oliveira (PCdoB) propôs na Câmara a realização de uma audiência pública para discutir a situação dos prédios públicos “abandonados ou ociosos” em Campina Grande.

´Arrotou´

O Supremo Tribunal Federal concluiu ontem o julgamento e decidiu que a cobrança de alíquota do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) superior a 17% sobre as operações de fornecimento de energia elétrica e serviços de telecomunicação é inconstitucional.

Questionamento

Ainda sobre o STF. A Confederação Nacional do Sistema Financeiro ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Lei estadual 12.027/2021 da Paraíba, que exige a assinatura física de idosos em contratos de operação de crédito.

O detalhe

A relatoria é do ministro Gilmar Mendes.

Da boca de…

“… Se prepare para apanhar do governador nas eleições de outubro próximo…” (deputado Lindolfo Pires, líder do governo na Assembleia Legislativa, ao se dirigir ao deputado Cabo Gilberto, líder do bloco de oposição na ALPB).

Reencontro

O vereador-líder do governo na Câmara campinense, Alexandre Pereira (PSD), teve um encontro recente com a secretária executiva de Articulação Política, Eva Gouveia (PSD).

Cortar a fita

Foi marcada para o dia 16 de dezembro a inauguração da filial de João Pessoa da rede de lojas Havan, instalada às margens da BR 230.

´Me engana que eu gosto´

“Estou louco para entregar isso para outro”.

Presidente Bolsonaro, ontem, conversando com apoiadores na entrada do Palácio da Alvorada.

Em tempo

No começo da semana, o ´capitão´ disse que só em março vai decidir definitivamente se tentará a reeleição.

´Hiperglicemia´ nos ouvidos

A justificativa foi insólita: “Tô há três anos sem poder tomar um caldo de cana na rua tranquilo”.

Relógio acionado

O prazo para que os vereadores de Campina Grande apresentem emendas ao Orçamento do Município para o ano que vem vai até o próximo dia 3.

Aflorou

A sessão ordinária de ontem do Poder Legislativo campinense demarcou um novo tempo na bancada governista e na correlação interna de forças políticas.

Veredas

Nos discursos e nas articulações em plenário, verifica-se a gradativa constatação de que os caminhos estão se bifurcando rumo às urnas de 2022.

Abandono

“As praças e escolas municipais estão em situação deplorável”, afirmou o vereador Pimentel Filho (PSD).

Providências

O mesmo edil cobrou do prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) o pagamento da gratificação (14º salário) aos professores e servidores de escolas municipais que obtiveram bons índices nos indicadores educacionais (índice IDEB).

Ele lembrou que o ex-prefeito Romero Rodrigues (PSD) fez este pagamento no ano passado.

Improviso

Pimentel foi adiante e criticou a Secretaria municipal de Saúde.

Ele exemplificou que a simples e periódica realização de ´mutirões´, com instalações montadas em tendas – como o que foi realizado recentemente pelo vereador Alexandre Pereira ou o programa Cidade Bem Cuidada, da PMCG – demonstram a ineficácia do atendimento médico e clínico regular nos postos de saúde.

´Na veia´

Ainda segundo o parlamentar, a PMCG está sendo negligente até na autorização para a colocação de ´marcapasso´ em pacientes.

Pendente

O vereador Rubens Nascimento (DEM) argumentou que ainda não estão concluídos os levantamentos sobre o desempenho das escolas municipais, e que certamente o Executivo deverá manter a concessão paga na gestão anterior.

Interpretação

Ao retomar a palavra, Pimentel agradeceu a garantia dada por Rubens de que a gratificação seria paga, e que comunicaria o fato “ao pessoal da educação”.

´Sabe tudo´

“Eu fico muito alegre, viu Rubens. Eu agora vou fazer os requerimentos a você, que sabe todas as respostas. Fiquei alegre que Bruno vai pagar o 14º salário”, alfinetou o vereador.

Ajudante

Segundo o vereador do PSD, “eu quero ajudar ao prefeito Bruno”.

Réplica

Rubens rebateu dizendo que “não sou instância para recebimento de requerimentos, não faço parte do Executivo”.

Endosso ao debate

“As discussões são importantes. Temos que trazer, realmente, as demandas da população. Somos representantes do povo”, adentrou na discussão o vereador Márcio Melo (PSD).

´Chão riscado´

Rubens aumentou o tom: “Não faço parte nem entro no jogo que Vossa Excelência (Pimentel) quer jogar”.

“Me tenha respeito (…) Me respeite, viu!” – devolveu Pimentel.

“Respeito os jacarandás desta Casa, mas respeite as novas sementes”, treplicou o edil demista.

Parece que é só começo…

PSDB/PB vai parodiar o evangelista Mateus: ´És Pedro, e sobre esta pedra edificarei a nossa candidatura´...

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube