Quantcast

Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

terça-feira, 20/08/2019

Divórcio a caminho

Na tela

A situação da economia nacional é o tema do programa Ideia Livre de hoje na TV Itararé: canal 18.1 ou pela internet: www.tvitarare.com.br

O entrevistado e o economista e professor da UFCG Érico Miranda. Começa às 22h15.

Outra peleja

Alguns torcedores que compareceram ao jogo entre Botafogo/PB e Náutico, sábado último, no estádio ´O Almeidão´, na Capital – de resultado adverso para o ´Belo´ -, tiveram a oportunidade de atestar com os próprios olhos que outro duelo começava a ser silenciosamente travado fora das famosas ´quatro linhas do gramado´.

Distanciamento

Em imaginárias ´redomas´ estanques, de um lado estava Ricardo Coutinho; do outro João Azevedo, na companhia dos deputados/secretários João Gonçalves e Hervázio Bezerra, além do vereador pessoense Tibério Limeira e o chefe de gabinete do governador Ronaldo Guerra.

Gelo recíproco

Sob os ecos da ´intervenção branca´ no PSB da Paraíba, adubada (presumivelmente) pelo ex-governador, não houve espaço sequer para a formalidade dos cumprimentos protocolares.

Roteiro

Quando veio a segunda-feira, sobressaiu a dedução de que os que orbitam João Azevedo já tinham definido os passos seguintes dessa ruptura de desfecho e consequências imprevisíveis.

Deixa pra lá

“Poderíamos ganhar tanto na justiça quanto em uma eleição, mas o custo disso seria muito alto para todos. Não me interessa ser presidente de todo jeito, de um partido agora dividido, sem unidade interna”, verbalizou o destituído presidente socialista Edvaldo Rosas, em nota distribuída por sua assessoria.

Trajetória

Ainda de acordo com as suas palavras, “estava à frente do PSB porque tenho história na legenda, fui eleito e tinha um mandato a cumprir. Mas se querem dissolver o Diretório sem qualquer justificativa e num processo intervencionista, não farei cavalo de batalha”.

´Toma´

Rosas foi ainda mais enfático: “Fiquem com o partido. Sabendo que pegarão uma legenda estruturada em mais de 200 municípios”.

Comedido

Em contato com veículos de imprensa do Estado, Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB, ponderou: “O que chegou para a minha mesa foi um encaminhamento de relação de assinaturas com 51% dos filiados. Esse é assunto interno da Paraíba, não acompanhei de perto”.

Sem intervir

“Não houve intervenção, porque não mexemos uma palha sequer para que isso acontecesse”, assegurou o dirigente socialista.

Anestésico

Siqueira tratou de externar confiança numa solução para a crise: “Desconheço esse rompimento. O partido tem espaço para ambos (João e Ricardo) atuarem com mandato, sem mandato. Portanto, nosso esforço será buscar uma saída de consenso”.

Reafirmação

Em entrevista à TV Itararé, o presidente nacional do PSB reiterou que “não houve intervenção” na Paraíba, “mas a renúncia de 51% dos diretorianos”, o que implicou na dissolução da direção partidária.

Não deu causa

“Não pratique ato nenhum, não atuei para que isso ocorresse”, assegurou Carlos Siqueira.

Desconhecimento

Hervázio Bezerra comentou que “por mais carinho e respeito” que eu tenha pelo governador Ricardo, “a minha maior surpresa e que nós não sabíamos, de modo algum, dessa vontade e desse desejo de ele (RC) assumir o partido, coisa que ele não fez ao longo de todos esses anos, confiando essa missão ao seu amigo/irmão Edvaldo Rosas”.

Reedição

“Há 21 anos, eu assisti a esse filme protagonizado à época por Ronaldo Cunha Lima e José Maranhão. E todos sabemos qual foi o desfecho”, realçou o deputado na ´Arapuan FM´.

Pronunciamento

Em entrevista dada no Palácio da Redenção, João Azevedo posicionou-se de viva voz acerca dessa crise que entrelaça o seu partido e o seu governo.

Leia os principais trechos a seguir.

Não vai

“Eu não participarei da reunião (proposta pela direção nacional do PSB para hoje, em Brasília) nesse momento, até por conta de minha agenda.

Sem sentido

“Alguém acredita que você alcançar à condição de secretário (de Estado) o presidente do partido do qual eu pertenço vai gerar uma crise?! Evidentemente, que esse não pode ser o motivo.

A quem compete

“Quem tem que dizer os reais motivos para essa disputa tão grande dentro do partido são aqueles que iniciaram o processo de disputa.

Indecifrável

“Eu, até agora, não tenho a compreensão (da reação negativa) da vinda de Edvaldo para o governo, ele que passou 15 anos se dedicando ao partido. Alçá-lo à condição de secretário não poderia gerar crise. Ao contrário. Deveria gerar era uma expectativa maior da participação do próprio partido no governo.

Acumulação

“Isso (ser secretário de Estado e presidente de partido) não é uma coisa exclusiva da Paraíba. Em Pernambuco, o secretário de Desenvolvimento Humano é o presidente do PSB lá. Ou seja, não há incompatibilidade, e nós sabemos disso. Os reais motivos, eu confesso que não sei.

Descabida

“O que está havendo nesse momento é uma disputa pela presidência do partido. No meu entender, uma disputa que foi ANTECIPADA, sem a mínima necessidade, considerando que a atual presidência tinha um mandato até outubro do próximo ano.

Como militante

“O governo nem o governador participam dessa discussão. Eu participo como membro do partido, que eu sou.

Sem pressão

“Não fiz ligação, enquanto governador, para qualquer cidadão que compõe o diretório do PSB para pedir posicionamento dessa ou daquela questão; para cobrar compromisso esse ou aquele. Não é assim que eu trato.

Aviso prévio

“Ninguém dentro do governo estará boicotando o governo, e o governo sendo omisso. É evidente que não. Eu não acredito que ocorra isso. Entretanto, se ocorrer, tomarei as medidas devidas e necessárias, IMEDIATAMENTE.

Fora do radar

“Eu vi pela imprensa alguns partidos se colocando à disposição (para sua filiação). Evidentemente, que isso nem passa pela minha cabeça, não estou focado nisso agora. Eu tenho focado é com a gestão desse Estado, que me elegeu em outubro para dar continuidade a um projeto”.

´Você decide´

Ainda João Azevedo: “O PSB vai decidir qual é a posição que quer com relação ao governador: se quer um governador dentro do PSB ou não”.

O Diário Oficial do Estado revelará o tamanho da fissura...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube