Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

segunda-feira, 16/03/2020

Distensionamento na oposição

Apoio incondicional

Em encontro estadual ocorrido no final de semana, o Avante ´incensou´ o apoio ao nome do vereador Lucas de Brito (PV) para disputar a Prefeitura de João Pessoa, com ele permanecendo no atual partido ou migrando para o Avante.

“O Avante está de braços abertos para Lucas. Não tenho dúvidas que é um grande nome e que enriquece a política paraibana”, verbalizou o presidente do Avante na Paraíba, deputado Genival Matias.

Comunicado

Genival revelou que na última semana externou diretamente ao prefeito Luciano Cartaxo (PV) esse sentimento (e posicionamento) partidário.

Adeus

De forma surpreendente, morreu no final de semana o ex-ministro e advogado Gustavo Bebianno, um dos primeiros assessores defenestrados do governo, apesar de sua proximidade com o presidente Bolsonaro e de seu envolvimento com a campanha presidencial de 2018.

Interlocutores

Pré-candidato a prefeito do Rio de Janeiro pelo PSDB, Bebianno teve como um dos últimos contatos políticos uma conversa com lideranças ´tucanas´, entre as quais Bruno Araújo, presidente nacional do partido; senador Tasso Jeireissati (CE); e o deputado paraibano Pedro Cunha Lima.

Vaga cativa

O deputado federal Julian Lemos, presidente do PSL na Paraíba, disse que já está assegurada a indicação do candidato a vice-prefeito de João Pessoa na chapa a ser encabeçada pelo radialista Nilvan Ferreira.

Desembarque

A rede de supermercados Nordestão, com base no Rio Grande do Norte, chegará em breve à Paraíba ocupando as antigas instalações do motel Parque em João Pessoa – às margens da BR 230, na entrada do acesso ao bairro Mangabeira.

Juntos e separados

Há uma forte tendência de os dois sindicalistas do Sintab que vão tentar um mandato de vereador nas eleições deste ano – Giovanni Freire e Napoleão Maracajá – integrarem o mesmo partido: o Comunista do Brasil (PCdoB).

Mediação

No final de semana anterior, o senador José Maranhão, presidente do MDB/PB, passou um prolongado tempo em Campina Grande tentando contornar as arestas na legenda.

É hoje

O ex-ministro e ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) é o entrevistado de hoje no programa Roda Viva (22h), na Rede Cultura/TV Itararé (canal 18.1).

Fila

Já existem sete ações tramitando no Congresso Nacional questionando a fixação do ´teto de gastos´ no governo federal, adotado no Governo Michel Temer.

Nome novo…

A mais recente ação do Ministério Público da Paraíba relacionada à Operação Calvário trouxe à ribalta um personagem ainda desconhecido: Adailson Coutinho Filho, que teria tentando angariar recursos ilicitamente da Cruz Vermelha Brasileira.

… No tabuleiro

Conforme os promotores de justiça, Adailson argumentava, junto a vários interlocutores renomados, que sem propina seria proposta uma CPI (comissão parlamentar de inquérito) para investigar a Cruz Vermelha.

O ´príncipe´

“Com coronavírus, desemprego elevado e crescimento baixo, mais do que nunca, precisamos de serenidade e boa liderança. Ainda há tempo para sustar impulsos de ódio. Menos do que de manifestações contra, o país precisa de pacificação e rumo”.

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Destino

O vereador Alexandre Pereira (ex-PHS) deverá se filiar ao PSD (partido do prefeito Romero Rodrigues) para disputar a reeleição.

Provavelmente o vereador Ivan Batista fará opção similar.

Da boca de…

“… O maior perigo é a correria aos hospitais de pessoas que não entraram em contato com o vírus ou não correm risco de complicações. Elas vão congestionar e desestruturar o sistema de saúde e pôr em risco muito mais gente do que a epidemia…” (médico Drauzio Varella).

Migração

O vereador (licenciado) e secretário de Esporte e Lazer da prefeitura campinense Teles Albuquerque, que deixou o PSC e estava ´flertando´ com o PRTB, deverá optar pelo Solidariedade para disputar a reeleição.

2ª filosófica

“Nada é tão lamentável e nocivo como antecipar desgraças”.

Séneca, filosofo do Império Romano.

Em alta

Nos bastidores do PSL em Campina, cogita-se o pastor César como um dos nomes com chances de ser candidato a vice-prefeito na chapa do empresário e prefeitável Artur Bolinha, do mesmo partido.

Desidratação

Algumas legendas estão sofrendo um esvaziamento de quadros, em Campina, à medida que se aproxima o prazo limite para filiação dos que desejam concorrer às próximas eleições.

Exemplos: PSB, Cidadania e PSC.

Fermento

Em sentido contrário, há partidos que estão crescendo subitamente: casos do Podemos (com a ´mão´ não tão ´invisível´ do senador Veneziano Vital, do PSB) e o PTB, também em termos de Campina.

Reaproximação

No final de semana, Veneziano Vital e o deputado e prefeitável Inácio Falcão (PCdoB) tiveram uma prolongada conversa.

Acerto de médio prazo

Ao que se informa, foi pactuada uma aliança antecipada para um eventual 2º turno, caso a união fique impraticável no turno inicial.

Cabe recorda que, no começo da semana anterior, pelo menos retoricamente, Inácio ´operou´ para encurtar a distância entre o Podemos da esposa do ´V´, Ana Claudia, e o Fórum Pro-Campina.

Com que tamanho o antigo grupo ´G11´ começa a semana na ALPB?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube