Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

segunda-feira, 25/09/2017

Dilma ´passou a fita´

Cadê a água?

O problema energético brasileiro volta a se complicar agudamente, por conta do baixo nível das águas nas hidrelétricas.

No Sudeste, os reservatórios estão com apenas 25% (na média).

No Nordeste, o diagnóstico é pior ainda: 9%, com destaque negativo para o lago de Sobradinho (o maior do Sistema Chesf/Rio São Francisco), que deve fechar o mês com apenas 5,9% de acumulação d´água, decorrência de seis anos seguidos de seca na região.

 

Válvulas de escape

O quadro só não é catastrófico por duas razões externas às chuvas: as termelétricas e os parques eólicos (ventos) – esses últimos, no momento, respondem por 23% da demanda nacional e metade do consumo nordestino.

Efeito imediato

Tudo isso vai desaguar… no bolso. No mês que vem, ao que tudo indica, será adotada a ´bandeira vermelha 2´, que vem a ser a cobrança de um adicional de R$ 3,50 a cada 100 quilowatts de energia consumidos pelo setor residencial.

Em Sampa

O deputado paraibano Benjamin Maranhão participou, no final de semana, da convenção nacional do Solidariedade – legenda que preside no Estado.

Linha de ação

“Esse é um partido que respeita as pessoas, que luta pela geração de renda, combate o desemprego e que trabalha pelo crescimento do País”, comentou Benjamin.

Raio X

O Solidariedade foi fundado em 24 de setembro de 2013.

Elegeu no ano seguinte 17 deputados federais e 24 deputados estaduais.

Vem aí

O ex-superministro José Dirceu (PT) vai publicar, em dois volumes, as suas memórias.

O primeiro livro será lançado ainda este ano.

Tilintar

A direção nacional do PT vai reunir os tesoureiros de todos os diretórios estaduais no próximo mês.

Da boca de…

“… Estamos nesse ponto de inflexão: a vara foi dobrada, mas não foi quebrada. E essa vara tem que ser quebrada…” (Rodrigo Janot, ex-procurador geral da República, sobre os rumos da Operação Lava Jato).

Online

Projeto do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), aprovado numa das comissões do Senado, torna obrigatória a disponibilidade do sinal de telefonia celular – num prazo de até 5 anos – em todas as rodovias federais e estaduais existentes no País.

Lupa

As viagens do prefeito de São Paulo e presidenciável João Doria (PSDB) – inclusive até Campina Grande – continuam sendo investigadas, por solicitação do PT/SP.

Vínculos

Já foi apurado que Doria utiliza a aeronave de uma empresa da qual era sócio, e outra de seu advogado, com um risco latente de ser enquadrado por improbidade administrativa.

Aceno

Por falar em Dória, no final de semana o jornal Folha de São Paulo noticiou que ele sinalizou a possibilidade de se filiar ao Democratas para disputar a Presidência, durante jantar na última quinta-feira com a cúpula demista – presente o deputado paraibano (e líder da bancada) Efraim Filho.

Maior rigor

Crimes praticados dentro ou nas imediações de escolas terão a pena agravada.

É o que determina projeto do senador Raimundo Lira (PMDB-PB), aprovado “em decisão final” pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

O detalhe

“Se a ação resultar em lesão corporal grave, furto, roubo, extorsão, estupro e outros crimes contra a dignidade sexual, a pena será aumentada em até a metade”, fixa o projeto.

Crise?

No primeiro trimestre deste ano, Bradesco, Santander e Itaú lucraram R$ 13 bilhões.

Nova casa

Ainda formalmente vinculado ao PSC, o deputado federal Jair Bolsonaro (RJ) será apresentado como presidenciável do PEN no programa partidário da sigla que irá ao ar nesta terça-feira.

O detalhe

O Partido Ecológico Nacional (PEN) está sendo ´rebatizado´ e passará a se chamar de ´Patriota´.

Debutante

A jornalista Valéria Monteiro (52 anos), ex-apresentadora do Jornal Nacional da Rede Globo, que se declara como ´ativista política´,  anunciou que vai se lançar na disputa pela Presidência da República no ano que vem.

Mas ainda não definiu o partido.

Aqui e lá

O presidente da França, Emmanuel Macron, implementou uma reforma trabalhista, cuja essência é: empresas poderão negociar diretamente com funcionários; patrões e funcionários poderão acertar programas de demissão voluntária; fixação de teto para demissões sem justa causa; e prazo limite de 1 ano para contestar demissões junto ao Judiciário.

Vaticínio

“A reforma é indispensável”, justificou Macron.

Vazamento presidencial

Na denúncia contra os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, acusados de obstrução de Justiça, Rodrigo Janot afirmou que as investigações conseguiram provar que – por meio de endereços eletrônicos secretos – o casal de marqueteiros João Santana e Monica Moura foi alertado sobre o risco de prisão por Dilma, destacou no final de semana o jornal O Globo.

O ritmo das obras do Estado está sendo acelerado...
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube