Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

quarta-feira, 06/06/2018

Detonação socialista

O rescaldo da paralisação

A projeção da Secretaria de Finanças do Estado aponta que a arrecadação de ICMS deste mês sofrerá uma queda da ordem de 13%, em função do protesto dos caminhoneiros e empresas de cargas.

No caso do FPE (Fundo de Participação dos Estados), a queda estimada é da ordem de 10%.

 

Adesão

O Partido Trabalhista Cristão anunciou ontem apoio à pré-candidatura de Lucélio Cartaxo (PV) ao Governo do Estado.

Motivação

“Lucélio representa um novo modo de fazer política”, sublinhou Fábio José Lins, presidente do PTC/PB.

O detalhe

O PTC conta com 11 pré-candidatos a deputado estadual e 12 pré-candidatos a deputado federal.

Sonho de consumo

Um posto de combustíveis de São Paulo fez um protesto diferente ontem: vendeu gasolina com o preço final ´desidratado´ da carga tributária.

O preço do litro foi comercializado a R$ 1,96.

Da boca de…

“… Eu não pretendo renunciar. Aliás, quem tem esse hábito não sou eu. Na carta em que Luciano Cartaxo (prefeito de João Pessoa) renunciou à candidatura ao governo, ele não disse qual o motivo. Eu dizia há tempos que ele não seria candidato e isso se confirmou…” (senador José Maranhão, pré-candidato a governador pelo MDB).

Agregado

Foi anunciada ontem a incorporação (84%) do Unipê (João Pessoa) ao 5° maior grupo de Educação do Brasil, a Cruzeiro do Sul Educacional.

Potencial

Com o Unipê, a Cruzeiro do Sul totaliza 247 mil alunos, mais de 7 mil colaboradores, 11 instituições de ensino superior e cinco colégios, “além de ser uma marca nacional para cursos de educação a distância (Cruzeiro do Sul Virtual), com mais de 470 polos”, segundo comunicação publicada.

Falante

Ricardo Coutinho esteve ontem em Campina Grande e concedeu uma entrevista a este colunista na Rádio Campina FM.

Leia a seguir um resumo.

Litígio com…

 

“Os repasses ao Judiciário entre 2011 e 2018 cresceram 84%, enquanto as receitas ordinárias, no mesmo período, subiram 34%.

… o TJ

“O TJPB alega que está passando por uma crise. Agora é preciso compreender que não vão vir mais e mais recursos, porque os recursos são finitos. É preciso tomar medidas que adequem a realidade à sua capacidade financeira.

Impraticável

“Nenhum Estado pode sobreviver, num meio de uma crise como essa, tendo sequestro sobre sequestro (de recursos, feitos pelo Judiciário).

Vai desistir

“Não tenho nada contra Lucélio Cartaxo. Ao contrário, tenho respeito por ele. Evidentemente que Lucélio não queria ser candidato a governador. É claro que isso foi uma estratégia, pensada provavelmente pelo seu grupo, e que encontrou alguém com um nível de esperteza – no melhor dos sentidos – muito alto, que foi o senador Cássio Cunha Lima.

Limpou…

“Cássio poderia se livrar de um competidor ao Senado. Sabia ou sabe que a disputa pelo governo é muito difícil, em função da aceitação do governo estadual. E sabe da condição de nosso candidato (João Azevedo), que conhece com profundidade os problemas da Paraíba.

… A área

“Ao mesmo tempo (CCL) quer salvar o seu mandato. E se agarrou na candidatura de Lucélio, para poder tirá-lo da disputa para o Senado. E Lucélio entrou nessa para poder se cacifar para o Senado.

Ingenuidade

“Só que, sinceramente, Lucélio foi muito ingênuo. E agora está com uma candidatura que tem uma profunda dificuldade, por não conhecer a Paraíba; e por não perceber que governar um Estado requer muito mais do que uma proposta sobre a Granja Santana (residência oficial do governador).

Zé no páreo

“A Paraíba hoje está noutro patamar. Essa candidatura (Lucélio) tem um problema sim, e não vai vingar. O que vinga é a candidatura do senador Maranhão, que já passou os piores momentos, quando foi rechaçada por Cássio e por Luciano Cartaxo.

Resistências locais

“O PT nacional tem a compreensão de que a democracia representativa requer algo mais do que a vontade particular de qualquer pessoa, de quem quer que seja. É preciso olhar pra frente e ter a capacidade de proteger o principal e, ao mesmo tempo, ter a lógica de avançar cada vez mais.

Alianças

“Estamos em entendimentos com vários partidos. Se você me perguntar quais são, não vou responder, claro.

Instabilidade

“O Brasil está numa turbulência muito forte. Vai ser uma eleição de sobrevivência.

Urna é a solução

“Nossa economia está profundamente depauperada. O Brasil precisa de legitimidade. E legitimidade quem dá é o voto.

Efeitos

“Essa crise trouxe profundos perigos nas relações pessoais, coletivas e humanas.

Oposição…

“(é preciso) Capacidade de unir o chamado campo democrático. Não só os partidos, mas também forças vivas da sociedade

… No País

“Para que todos se unam em defesa de uma candidatura que expresse o restabelecimento do regime democrático, com todas as suas consequências positivas, entre elas a inclusão social e o desenvolvimento econômico.

Sem imposições

“Ninguém pode achar que vai ter exclusivismo ou hegemonia. Os tempos hoje são muito difíceis para a política.

São João

(contra a liminar da Justiça que havia suspenso a veiculação de músicas no Maior São João do Mundo, quase na véspera da abertura) “Precisamos preservar as datas e o evento em si. Precisamos proteger a nossa economia e a nossa cultura.

Dispersa

“A oposição (paraibana) não tem liga, amálgama. Um não confia no outro.

Lígia será…

“Acho que não. Qual será o discurso? Quem você acha que é o candidato do governo. Qualquer pessoa tem o direito de ser candidata. Agora politicamente, às vezes, as coisas não se encaixam.

… Candidata?

“Evidentemente que o candidato é João Azevedo, por razões óbvias. Ele conhece o governo talvez mais do que eu; conhece a Paraíba mais do que eu. Tem uma capacidade gerencial enorme”.

Agonizando

Em entrevista coletiva que concedeu logo ao chegar a Campina, Ricardo Coutinho afirmou que a pré-candidatura de Lucélio “é uma candidatura moribunda, que tem dificuldades enormes por não conhecer a Paraíba, por não agregar valor (…) Ele não conhecimento das coisas”.

O ´mago´ busca uma surpresa para o Senado...

Me Aguarde

Palanque

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube