Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

terça-feira, 02/01/2018

Desvios funcionais

Fosso orçamentário

A aprovação dos orçamentos de Campina Grande e João Pessoa para 2018, nos últimos dias, denota o tamanho que separa as duas cidades em termos de recursos públicos.

Em Campina o orçamento beira R$ 1 bilhão; João Pessoa projeta R$ 2,7 bilhões.

Como é?

Conforme a coluna Painel (jornal Folha de São Paulo), o apresentador de TV Luciano Huck pediu que o Ibope não o exclua das sondagens eleitorais.

O pedido foi feito em reunião com o diretor do instituto, Carlos Augusto Montenegro.

Erva

Pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha mostra que o apoio dos brasileiros à descriminalização da maconha chegou a 32%.

Ampla maioria (66%), porém, ainda defende a proibição.

O detalhe

O apoio é maior entre os homens e os jovens.

Sem recuo

Ainda na ´Folha´. O PT vai promover no dia seguinte ao julgamento da apelação de Lula no Tribunal Regional Federal (marcado para o dia 24 de janeiro, em Porto Alegre/RS) uma reunião ampliada de sua executiva para relançar a candidatura do ex-presidente Lula ao Planalto em 2018.

Da boca de…

“… Esse indulto natalino (proposto pelo presidente Michel Temer) sem rédeas, beneficiando os corruptos, é um tiro no peito do cidadão honesto!…” (desembargador paraibano Márcio Murilo da Cunha Ramos).

Divulgação conjugada

´Carnaval da paz´. Esse é o conceito da campanha desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento da prefeitura campinense para promover os eventos religiosos que ocorrem na cidade durante o período de carnaval.

Relocalização

O chamado carnaval ´Tradição´ (com escolas de samba e troças carnavalescas) deverá ser transferido das margens do Açude Velho (CG) para a rua Almeida Barreto (bairro São José) ou próximo ao ginásio O Meninão (bairro Dinamérica).

Recursos…

A reforma trabalhista, em vigor desde novembro, enfrenta ao menos 11 questionamentos no Supremo Tribunal Federal.

… Na fila

Sete das 11 ações diretas de inconstitucionalidade já ajuizadas dizem respeito à extinção da obrigatoriedade de pagamento da contribuição sindical, noticiou o jornal Valor Econômico.

Leque

Os outros quatro processos contestam a regulamentação da terceirização, a instituição do trabalho intermitente (duas ações) e as mudanças promovidas no acesso à Justiça de forma gratuita.

Novo endereço

O novo bispo diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes, decidiu que vai deixar a residência localizada no centro da cidade (rua João Lourenço Porto) e morar, em breve, nas instalações do Seminário Diocesano, no bairro do Alto Branco.

Microfone

Ainda sobre Dom Dulcênio. Além do programa diário ´Bom Dia Irmãos´, levado ao ar às 6h20 na Rádio Caturité, ele também apresentará um programa aos domingos, às 7h da manhã, com 1 hora de duração, na mesma emissora.

Quem quer?

O jornal O Globo noticiou que a rede de hipermercados americana Walmart botou à venda uma parte expressiva de sua operação brasileira (a antiga rede Hiperbompreço).

Mas só aceita sócios “estratégicos”, do segmento financeiro.

Alerta…

Líder do Democratas na Câmara Federal, o deputado Efraim Filho (PB) comentou que a pulverização de candidaturas de centro-direita poderá se converter num grande equívoco eleitoral.

… Aos aliados

“A sociedade não quer blablablá e pouco importa se a bandeira será vermelha, amarela, azul ou laranja. Não podemos incorrer no mesmo equívoco da esquerda, que se dividiu. As pessoas querem resultados de gestão”, avaliou Efraim.

Gênero

Dados divulgados pelo secretário de Esporte e Lazer da prefeitura campinense, Teles Albuquerque, apontam que 55% dos inscritos nas provas (corridas) de atletismo na cidade, em 2017, eram mulheres.

Geração

Em termos de idade, mais de 50% tinham acima de 50 anos.

Da boca de…

“… O Brasil não precisa de showman. Quem quiser showman vai ao show do Tom Cavalcanti, que é um gênio do humorismo. O Brasil precisa de governo, que seja eficiente, que reduza o tamanho do Estado, que faça inclusão, que tenha competitividade, reformas, uma agenda modernizante. Eu não sou da ribalta. Não tem mágica, é ser transparente…” (governador Geraldo Alckmin, PSDB/SP, presidenciável).

Mais uma…

O líder do Governo na Câmara Federal, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), conseguiu viabilizar uma ´correligionária´ na Secretaria Nacional de Habitação.

… Indicação

É Socorro Gadelha, funcionária de carreira da Caixa Econômica Federal e já muito conhecida no setor habitacional paraibano.

´Pilhados´ pela PF

Reportagem publicada no final de semana pelo ´Estadão´ relata que três funcionários públicos são presos a cada semana no País, em média, sob acusação de envolvimento com organizações criminosas responsáveis por desvios de verbas públicas, crimes fazendários, delitos ambientais e até mesmo tráfico internacional de drogas.

São dados da Divisão de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Dicor) da Polícia Federal, e englobam resultados de 2.325 operações feitas entre janeiro de 2013 e março de 2017.

O que tanto conversaram, dias atrás, o ex-deputado Armando Abílio e o deputado Damião Feliciano?...
Simple Share Buttons