Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

segunda-feira, 12/08/2019

Desligamento à vista

Ecos deste domingo

Viver anualmente o Dia dos Pais é ser invadido por uma dupla e intensa sensação. De um lado, o resgate de bons momentos vividos que não retornam mais.

Mas também é comprovar, renovadamente, a força e a atualidade de tantos ensinamentos recebidos, acumulados e praticados na convivência paterna por várias décadas.

Passar o bastão

De outra parte, reforça a necessidade, mediante a força do exemplo, de transferir esse legado aos filhos, com a constatação de que o maior patrimônio, que ninguém pode lhes tirar, é o repasse de valores imateriais, que na essência (e na plenitude) é um ato de amor.

Lacuna

Nesse mergulho no passado, resgatando lembranças, imagino que talvez tenha faltado, de minha parte, um mais enfático e sonoro muito obrigado.

Subtendido

Mas certamente o instinto de paternidade tenha recolhido isso a cada aurora, na contemplação silenciosa de que um filho é uma espécie de recado, de gesto que fazemos à posteridade.

Contestação

O Cidadania (antigo PPS) entrou com um mandado de segurança coletivo no Supremo Tribunal Federal contra a iminente indicação de Eduardo, filho do presidente Jair Bolsonaro, para a Embaixada do Brasil nos Estados Unidos.

Flagrante

“A indicação para assunção da função de Chefe de Missão Diplomática nos Estados Unidos trataria de evidente nepotismo”, argumenta a ação.

Da boca de…

“… Talvez nós, homens, nos sintamos intimidados pelo crescente papel da mulher em nossa sociedade. Por conta disso, parte de nós recorre, infelizmente, à violência física ou moral…” (ministro da Justiça, Sérgio Moro, em frase, no mínimo, inoportuna).

Só interino

Ao que se informa, o secretário interino de Educação em Campina Grande, Gildo Silveira, já sinalizou o desejo de não ser efetivado no cargo.

Impedimento

A deputada Janaina Paschoal (PSL-SP), co-autora do pedido de afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff, protocolou no Senado um pedido de impeachment do ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal, por ele ter suspendido investigações que utilizaram relatórios do Coaf (Conselho de controle das movimentações financeiras no País) sem prévia autorização do Judiciário.

Embasamento

“Tal decisão monocrática, além de contrariar a Constituição Federal e diversas leis, trouxe contrariedade ao que foi estabelecido pelo Plenário do STF”, afirmou a deputada no texto da petição.

Enraizamento

A Tess Indústria, instalada no Distrito Industrial de Campina Grande, deverá ampliar a sua produção na cidade ao longo dos próximos meses.

Beber na…

Líderes do chamado ´centrão´ na Câmara Federal – partidos que sempre orbitam o poder – já mandaram um aviso ao senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), relator da reforma previdenciária no Senado.

… Na fonte

Só vão endossar um texto que preveja o embarque de estados e municípios nas novas regras de aposentadoria se ele condicionar a adoção das normas federais à aprovação dos legislativos locais.

Da boca de…

“… Tudo indica que as mensagens são verdadeiras e mostram situações delicadíssimas do ponto de vista processual. Que podem ser arguidas em vários processos como ensejadoras de nulidade. O princípio da imparcialidade é fundamental no julgamento…”

Crédito

Advogado e ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, que esteve na última semana em Campina Grande, sobre o vazamentos de diálogos entre procuradores da República e o ex-juiz Sérgio Moro, acerca dos reflexos dessas conversas nos processos referentes à Operação Lava Jato.

Placar

De acordo com levantamento do jornal O Estado de São Paulo, 53 senadores já sinalizam favoravelmente à aprovação da reforma previdenciária, que começa a tramitar no Senado.

São necessários, pelo menos, 49 votos.

Conterrâneos

Conforme o jornal, o senador José Maranhão (MDB) já se perfilou pela aprovação; Veneziano Vital (PSB) vota contra; e Daniella Ribeiro (PP) não quis se posicionar.

Na moda

Balanço divulgado pelo Banco Central mostra que na virada de 2018 para 2019 existiam no Brasil 2 milhões 580 mil cotas ativas de consórcios diversos – predominantemente imóveis e veículos.

Cifrões

Em dinheiro: uma carteira bancária que movimentava R$ 51 bilhões 450 milhões.

Ultimato

Conforme o jornal O Globo, dia 15 próximo é o prazo dado pela nova direção do PSDB ao deputado Aécio Neves (MG) para ele se mexer.

Artilharia

Se o ex-presidente tucano não pedir licença, dezenas de diretórios da legenda Brasil afora vão pedir sua expulsão.

2ª feira filosófica

“O amor é a semente eterna de todas as coisas”.

São Paulo VI, papa que concluiu a realização do Concílio Vaticano II.

Assédio

O leitor há de recordar que há alguns dias, na mesma semana, dois partidos da base aliada do governador João Azevedo fizeram públicos convites para que o deputado-presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, deixasse o PSB.

Mais uma

Uma nova investida foi feita nessa direção. Dessa vez o PRB, legenda comandada no Estado pelo deputado federal Hugo Motta.

Taxiando o futuro

O encadeamento dos fatos sugere (ou aponta) que o presidente da ALPB já esquadrinhou, longe dos socialistas, sob o ponto de vista da filiação partidária, o seu futuro político.

Aliás, os movimentos internos no PSB/PB igualmente são – digamos – atípicos. Mas isso fica para outra edição.

O ex-secretário André Agra continua pré-candidato a prefeito de Campina?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube