Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quinta-feira, 10/09/2020

Desistência a caminho

´Mutilado´

O repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) da 1ª dezena de setembro, a ser creditado hoje nas contas das prefeituras, – tem uma queda de 40,96% em comparação ao mesmo período do ano passado, já considerando a inflação no período.

O repasse a ser feito às prefeituras paraibanas é de R$ 45.627.710,46, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Funil

Na ´pulsação´ de ontem, o apoio do Democratas em Campina Grande estava mais inclinado para o PSL ou o Podemos.

No limite

O partido Solidariedade (SDD) em Campina fará a sua convenção no próximo dia 16 (à noite), na rua Professor Antonio Mangabeira, 28, no Catolé.

Vaga

Do edital de convocação da convenção consta a “escolha de candidato à chapa majoritária”, o que significa a tentativa do SDD de tentar emplacar um candidato a vice-prefeito numa das chapas.

À procura

Segundo o professor Odenilson Medeiros, presidente do SDD/CG, “ainda estamos conversando com os principais candidatos (as)”.

Está no jogo

O professor Fábio Maia informou ontem à Coluna que vai disputar a prefeitura campinense pelo PSB, ao contrário do que esta Coluna interpretou na última edição.

Em tempo

No edital de convocação, fala-se em “coligações na eleição majoritária”, o que ensejou a nota publicada.

´Regra três´

Suspense e espera de decisões do TSE à parte, o PSB de João Pessoa tem a presidente municipal, Cassandra Dias, como alternativa para a chapa majoritária – com ou sem a coligação com o Partido Verde do prefeito Luciano Cartaxo.

Consumação

O Avante oficializou, ontem, o esperado apoio à prefeitável Ana Claudia Vital do Rêgo (Podemos-CG).

Oxigenação

“Campina precisa de uma gestão renovada e só uma candidatura de oposição pode oxigenar a cidade e dar o que ela precisa”, grifou na ocasião do ´presidente de honra´ do Avante na Paraíba, deputado Adriano Galdino (PSB).

“Viciada”

“Campina que, sinceramente, já está tão acostumada, tão viciada. Está na hora de dar um basta, com outra gestão, pra que as coisas possam acontecer”, acentuou o presidente da ALPB.

Personificação

De acordo com Adriano, a candidatura de Ana Cláudia dá a oportunidade de renovação à cidade.

Sensibilidade

“As mulheres e os homens de Campina estão esperando uma gestão mais sensível, um olhar diferenciado, de mulher e de mãe”, verbalizou Eliane Galdino, esposa de Adriano e presidente do Avante/PB.

Impessoal 

“Esse projeto não é individual. O nome de Ana veio a partir da sugestão de legendas, como uma das opções para representar uma candidatura que retirasse Campina desta situação atual, de desrespeito ao uso dos recursos públicos, de uma gestão que defende o apadrinhamento político e o nepotismo”, afirmou o senador Veneziano Vital (PSB).

Somatório 

“É mais responsabilidade, mais compromisso e aumenta cada vez mais nossa vontade de apresentar ao nosso povo, à nossa gente, um novo modelo de gestão”, acolheu o apoio a pré-candidata Ana Cláudia.

Vagando

Há muito tempo se arrasta na Câmara Municipal de Campina Grande um projeto do vereador Alexandre Pereira (PSD) que pretende anular algo inconcebível em um país que pratica o livre mercado: a proibição da implantação de postos de abastecimento em área externa de supermercados ou shoppings.

Só debates

Nas últimas sessões o tema foi debatido, mas não foi colocado em votação.

Troco ou ´toco´?

No dia de ontem, um áudio vazado assanhou ainda mais o assunto: o vereador Saulo Noronha, do Solidariedade, presumivelmente pensou que o som estava desligado e sapecou: “O cabra quer ganhar um troco para botar posto de gasolina”.

Nada a declarar

A sessão era presidida pelo vereador João Dantas (PSD), que reagiu com um perceptível sorriso.

Ocultas

Registre-se adicionalmente que as duas últimas sessões do Legislativo campinense não foram (até a noite de ontem) disponibilizadas nos canais virtuais próprios.

Quem escolheu

Ao oficializar ontem o apoio ao pré-candidato do PSDB à Prefeitura de João Pessoa, deputado Ruy Carneiro, o prefeito Romero Rodrigues (CG), presidente estadual do PSD, disse que trata-se “de uma decisão nossa, especialmente minha, como dirigente partidário”.

Sem olhar à frente

“Política é coerência, relacionamento. Nós não vamos decidir pensando em projeto eleitoral de 2022, mas pensando em janeiro de 2021, no que nós podemos somar, contribuir com o futuro de João Pessoa”, justificou Romero.

“Não fujo da minha trajetória de coerência”, emendou.

Sem pragmatismo

De sua parte, o deputado federal Pedro Cunha Lima, presidente do PSDB/PB, destacou que a opção do PSD “mostra a capacidade de não se submeter às circunstâncias da próxima eleição”.

Sem perder…

“Nós, paraibanos, não podemos enxergar com naturalidade a possibilidade de uma quadrilha chegar ao poder. Se eu falo dessa maneira é porque eu ouvi a voz do então governador instrumentalizando a saúde para a formação de uma quadrilha, tirando o dinheiro das mães e pais que sofrem precisando de cirurgias para seus entes queridos.

… De vista

“Não acho irrelevante uma delatora mencionar que o atual governador recebe uma mesada de R$ 120 mil por mês. Isso pra mim é gravíssimo e não pode prevalecer”,

Paralelo

Ao agradecer o apoio do PSD, Ruy Carneiro afirmou que na Capital “tem muito recurso e não foi feito nem metade do que foi realizado em Campina na gestão. Essa é uma parceria de compromisso por quem quer fazer mais pela cidade de João Pessoa”.

Tentáculos

A empresa de entregas Ifood informou ao mercado que atingiu o patamar de 212 mil restaurantes ou similares conveniados no Brasil.

Genérica

O MDB de Campina Grande marcou, através de edital, a sua convenção “para homologação da candidatura à Prefeitura de Campina Grande”.

Será na tarde do próximo dia 16, de forma remota.

Acordos de ´última hora´

O deputado estadual e prefeitável Inácio Falcão (PCdoB) convocou para hoje uma ´live´. A intenção é fazer uma comunicação eleitoral à população de Campina Grande.

Ao que tudo indica, ele anunciará uma mudança no ´xadrez´ sucessório da oposição.

Especula-se desistência de algum dos (a) postulantes.

Olhos para o ´Fórum Pro-Campina´...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube