Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

quarta-feira, 03/01/2018

Descaminho peemedebista

Desavença sem fim

O PSDB/PB começou 2018 literalmente como terminou 2017: um ninho de desencontros, que tem como motivação a possível candidatura do prefeito campinense Romero Rodrigues a governador.

RR, na última semana, avisou que não aceitaria pressões e que iria utilizar todo o prazo legal disponível – que vai até o dia 6 de abril – para decidir se deixará o cargo e segue para a disputa.

 

Prova de…

No primeiro dia útil do novo ano, o presidente do PSDB/PB, Ruy Carneiro, afirmou que “acredito que seria sábio, até pelo menos por volta do Carnaval, nós termos uma candidatura das oposições definida”.

… Inteligência

Ruy arriscou um argumento: “Nós teremos uma eleição diferente, com apenas 45 dias, e isso faz com que a pré-campanha seja mais movimentada”.

Dúvidas…

Seria importante se fossem passadas a limpo, ao longo dos próximos meses, incógnitas como: Ruy fala em nome (ou com o consentimento do senador Cássio)?

… No ar

O vereador campinense Márcio Melo (PSDC) se pronuncia com a autorização de Romero sobre a sucessão estadual?

Em tempo

Remanesceu do ano passado outra interrogação: o vereador campinense Marinaldo Cardoso (PRB) estava mesmo precisando de licença médica ou achou por bem não encarar a ´operação sem emendas´ na votação do Orçamento de 2018 da PMCG?

Vem aí

O governo Temer, conforme o jornal O Globo, quer reformular o Pronatec, programa do Ministério da Educação voltado para a formação de profissionais de nível técnico.

´Espelho meu´

“Eu avalio que este é o ano mais difícil da história do PT. Estamos vivendo um momento muito difícil no país e enfrentar uma eleição depois de um desgaste vai ser um desafio muito grande”.

Jackson Macedo, presidente do PT no Estado.

Alô companheiro

Ainda sobre o PT, a Executiva Nacional está sugerindo ao ex-presidente Lula que tente se reaproximar de setores empresariais.

Como na música de Rita Lee, a sugestão é “chega mais”.

Da boca de…

“… A mudança nas regras da aposentadoria é a mais importante reforma social do país…” (deputado Rodrigo Maia, DEM/RJ, presidente da Câmara Federal).

´Namoro´

Ao que tudo indica, avançou a conversação para que o ex-deputado federal Armando Abílio apoie a reeleição do deputado Damião Feliciano (PDT) para a Câmara Federal.

O passado sobrevive

Mesmo sem mandato, o ex-presidente José Sarney (PMDB) vetou a indicação do deputado federal Pedro Fernandes (PTB-MA) para o Ministério do Trabalho, alegando que a família do petebista é ligada ao governador Flávio Dino (PCdoB), seu rival na política local.

 

´Grávido´…

“A mesma tese eu falo há dois anos e continuo dizendo que as oposições estarão unidas, juntas, no propósito não individual, mas coletivo, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do povo da Paraíba, assim como fizemos aqui na cidade de João Pessoa”.

… De expectativas

“Hoje, as pesquisas quantitativas e qualificativas apontam e sinalização que Luciano Cartaxo é o melhor candidato das oposições”.

Vice-prefeito pessoense Manoel Júnior (PMDB), rasgando as ´folhinhas´ do calendário para abril chegar logo.

Multiplicadores

Pesquisa do instituto Datafolha aponta que os brasileiros que declaram voto em Jair Bolsonaro (PSC-RJ) para a Presidência são, proporcionalmente, os que mais compartilham notícias sobre política e eleições nas redes sociais.

O ´mago´…

O que disse o secretário executivo de Planejamento do Estado, Fábio Maia (PSB), sobre o futuro político do governador: “Acredito que Ricardo termina o mandato. Ele não é apegado a cargos. Ricardo teria grandes possibilidades de lograr êxito no Senado, pois é a maior liderança política do Estado. Mas acho que ele termina o mandato, descansa um período”.

… Chega ao Ano Novo

Ainda Fábio Maia, ao sublinhar que RC no Palácio facilita ´passar a faixa´ para João Azevedo (secretário de Infraestrutura do Estado e pré-candidato a governador pelo PSB): “Isso vem a fortalecer. Nós não temos um ´plano B´. Quando se tem um bom ´plano A´ não precisa de ´plano B´. João é nosso plano único e será o candidato do PSB e sairá vitorioso”.

Leve e…

Quem tem planos (muitos ainda secretos) e tempo para sonhar é José Maranhão, o único paraibano com cinco anos de mandato pela frente no Congresso Nacional.

… Astuto

Mas Zé adora pilotar na condição de pré-candidato a governador: “As perspectivas são as melhores possíveis. Recebemos muita solidariedade, inclusive algumas me surpreenderam, porque fugiram das regras convencionais da política”.

Desnecessário

Ao tratar do ´fosso´ que existe entre a direção estadual do partido e o deputado Veneziano, JM disse que não tem feito esforço para mantê-lo na legenda porque o deputado não precisa de nenhuma garantia do PMDB para permanecer no PMDB.

Trajetória

“É o partido em que ele está e pelo qual ele se elegeu deputado federal com uma votação extraordinária”, assinalou o senador.

O ´V´ engole?

“O PMDB tem o maior apreço a Veneziano e o apoiou desde que ele entrou no partido em todas as campanhas em que participou. E o apoiou com lealdade e com a firmeza como todos sabem”, verbalizou José Maranhão.

A dúvida é se Veneziano recebe pelo ´valor de face´ as declarações acima.

Tem condenação de vereador campinense...
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube