Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quarta-feira, 28/04/2021

Desavença exportada para Brasília

´Usina de problemas´

Aclamado pelo mercado como o grande ´fiador´ da política econômica do governo federal, e considerado ´posto Ipiranga´ pelo presidente Bolsonaro – por resolver tudo -, o ministro Paulo Guedes (Economia) está modelando a imagem do sujeito inábil, tipo ´elefante cuidando de cristais´.

Relevância

Registre-se, preliminarmente, que a China é o PRINCIPAL parceiro comercial do Brasil.

Ou seja, quem mais compra produtos brasileiros.

Respaldo

Mais: a China está suprindo o Brasil com o princípio ativo usado para a fabricação da vacina contra a Covid-19, por intermédio do Instituto Butantan, responsável por cerca de 85% da imunização até o momento feita no país.

A da vez

A seguir, a besteirada mais recente de Guedes, durante reunião do Conselho de Saúde Suplementar.

Made in

“O chinês inventou o vírus e a vacina dele é menos efetiva que a do americano. O americano tem 100 anos de investimento em pesquisa. Então os caras falam: ‘qual o vírus? É esse? tá bom’. Decodifica, tá aqui a vacina da Pfizer. É melhor do que as outras”.

Quer mais?

O ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, é um general do Exército já aposentado e com a vida financeira bem encaminhada.

Sem continência

Em declaração vergonhosa, para ele próprio, para o governo e para o Exército, afirmou que foi à procura da vacinação de maneira escondida, para Jair Bolsonaro não tomar conhecimento.

Ele escarnou um apego desmedido ao cargo que ocupa.

Ocultação

“Tomei escondido, né, porque a orientação era para não criar caso, mas vazou. Eu não tenho vergonha, não. Tomei e vou ser sincero.

“Quem sou eu?”

“Porque, porra, eu, como qualquer ser humano, eu quero viver. E se a ciência e a medicina estão dizendo que é a vacina, né, (Paulo) Guedes, quem sou eu para me contrapor?” – declarou o general, sem se dar conta de que a reunião da qual participava estava sendo transmitida, ao vivo, pelas redes sociais do governo”.

A propósito

Invoque-se o celebrado filósofo alemão Nietzsche: “O cinismo é a única forma sob a qual as almas torpes tocam de leve no que se chama sinceridade”.

100…

Avaliação dos primeiros momento da gestão Bruno Cunha Lima (PSD-CG) à frente da Prefeitura de Campina Grande, feita pelo líder do bloco oposicionista no Legislativo, vereador Anderson Almeida (Podemos): “O governo de Bruno ainda não começou”.

… Dias

Opinião do líder governista na Câmara campinense, Alexandre Pereira (PSD) sobre o mesmo marco temporal: “Campina Grande continua a todo vapor”.

O detalhe

As entrevistas dos dois parlamentares foram dadas ao Jornal da Manhã da Rádio Caturité FM (104.1), a maior audiência radiofônica no horário entre as 6h e as 9h da manhã.

Flertando

O PRTB é a nova ´paquera´ do presidente Jair Bolsonaro em termos de nova opção partidária.

Lá e…

A principal liderança nacional do partido é o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão.

… Cá

Na Paraíba, o PRTB é comandado pelo deputado estadual Eduardo Carneiro e faz parte da base política do governador João Azevedo.

Da boca de…

“… A reforma administrativa não reduz a despesa pública, não diminui impostos nem taxas públicas. A proposta do governo desmonta o serviço público…” (deputado federal Gervásio Maia, do PSB/PB).

´Vai que é tua´

Na sua passagem por João Pessoa, anteontem, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse que para evitar novos cortes no orçamento da Educação, “nós temos que ver com a bancada dos parlamentares. São eles que autorizam ou não os cortes propostos”.

Devagar…

O deputado Wilson Santiago Filho, líder do governo na Assembleia Legislativa, negou ontem que o PTB (seu partido) já tenha definido o apoio ao deputado federal Efraim Filho (DEM) como candidato a senador em 2022, na chapa governista.

… Com o andor

“Quando eu assumi a missão de liderar o governo, aceitei também as decisões, o trabalho e tudo que está alinhado ao governo. Tenho um carinho e simpatia por Efraim, como tenho por várias outras pessoas”, ressalvou.

Para o petebista, não é o momento tomar decisões políticas.

Da boca de…

“… Tenho apreço por ele, mas não admiração, porque ele não tem nenhum tipo de escrúpulo ou limite…” (presidenciável Ciro Gomes, do PDT, sobre o ex-presidente Lula).

Garimpo

O jornal O Estado de São Paulo registrou um ´barraco´ com parte da bancada paraibana no Congresso Nacional. Leia trechos.

Vínculos

O líder do PL (Câmara Federal) Wellington Roberto (PB) está azedo desde que Marcelo Queiroga se tornou ministro da Saúde. Queiroga é ligado ao deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Hugo Motta (Republicanos-PB), adversários do líder do PL.

Estilhaços

Segue o jornal. Pior: Ribeiro é cotado para o Senado ou o governo paraibano, ambos postos ambicionados por Wellington Roberto.
Quem mais sofre as consequências da crise paraibana é o ministro da Economia, Paulo Guedes, que entrou na linha de tiro de Wellington Roberto.

Isso não é governo. Parece um biodigestor...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube