Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sábado, 23/02/2019

De volta à ´vitrine´

Grito de alerta

Foi muito pertinente o pronunciamento feito na tribuna do Senado pelo senador Veneziano (PSB), abordando a sua preocupação com o futuro dos aeroportos de João Pessoa e de Campina Grande (esse último uma preocupação constante de APARTE), diante do processo de privatização já confirmado para o próximo mês.

Regramento

A concessionária vencedora – do lote de 12 aeroportos a serem licitados – terá que cumprir algumas obrigações, que preveem adaptações técnicas.

Mudança

Dentre elas, a mudança nos tipos de aeronaves que podem operar nos dois aeródromos paraibanos, acentuou o ´V`, ao lembrar que desse mencionado lote a ´joia da coroa´ é o Aeroporto Internacional do Recife (Guararapes), com quase 8 milhões de passageiros por ano.

Como funciona

Atualmente, segundo cadastro da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC, os aeroportos de João Pessoa e Campina Grande são homologados para garantir operações com aeronaves tipo ´4C´, utilizadas pelas principais companhias aéreas brasileiras (Latam e Avianca operam com modelos A319, A320 e A321, enquanto que a Gol opera com o Boeing 737-800), explicou o senador.

Outro… 

Contudo, destacou Veneziano, o novo operador aeroportuário terá obrigação de adequar os aeroportos para receber aeronaves da categoria ´3C´ (categoria menor que a atual).

… Patamar

“Assim, nestes aeroportos, as grandes companhias aéreas brasileiras não terão o conforto necessário para operar com suas aeronaves, da categoria maior, a 4C”, alertou.

Dúvida no ar 

“Será que o concessionário (vencedor) não irá desestimular as operações nos aeroportos menores, para fomentar a operação no seu aeroporto maior?”, questionou o parlamentar.

Indicação

O bispo diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes de Matos, designou o padre Lourildo Soares da Silva para assumir o cargo de Vigário Episcopal para as paróquias da cidade de Campina Grande.

Cogitado

Em entrevista ontem à TV Itararé, o vice-prefeito de Campina Grande, Enivaldo Ribeiro (PP), revelou que o seu filho, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), teria sido sondado para ser o relator da reforma previdenciária na Câmara Federal.

Da boca de…

“… Desde lá atrás achei que o partido precisa fazer autocrítica, se renovar, se reinventar, até porque acho que deve fazer parte do ser humano, de qualquer instituição, buscar se aprimorar. Acho que falta mais essa característica para o PT…” (Camilo Santana, governador do Ceará e filiado ao PT, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo).

Momento Francisco

“Convidar uma mulher a falar não é entrar no modo de um feminismo eclesiástico. Porque, no final, todo feminismo acaba sendo um machismo de saia. Convidar uma mulher para falar sobre as feridas da Igreja é convidar a Igreja a falar sobre si mesma, sobre as feridas que tem. E isso eu acho que é o passo que devemos fazer com muita força: a mulher é a imagem da Igreja, uma esposa, uma mãe. Um estilo. Sem esse estilo, falaríamos do povo de Deus, mas como uma organização, talvez um sindicato, mas não como uma família parida pela mãe Igreja”.

Ontem, em Roma.

Sábado é dia de poesia

“As palavras/ Sempre elas/ Podem ser flores/ Ou pedras atiradas/ Podem unir ou separar sílabas, vogais/ Frases, textos, poemas e poesias/ Tudo depende do que está no coração/ Dormindo ou acordado/ Querendo sair do casulo” (Waldir Porfírio, poeta e servidor público).

Anomalia

Conforme estimativa do secretário de Finanças de Campina Grande, Joab Pacheco, cerca de 40% dos imóveis existentes em Campina Grande não estão em nome dos seus atuais proprietários, principalmente em decorrência de inventários (heranças) não concretizados.

Sem…

O governador João Azevedo (PSB) disse ontem que o eventual aproveitamento de deputados estaduais em seu secretariado está sendo avaliado com comedimento.

… Açodamento

“Nós estamos conversando, discutindo com cada parlamentar porque tem que haver primeiro a disponibilidade de ambas as partes (titulares e suplentes) para que a gente chegue a um denominador comum. Ainda não tem nada definido e assim que estiver nós anunciaremos”, comentou João.

Limites

Ainda segundo o socialista, “se você imaginar que vai resolver o problema de todos os suplentes, teríamos que tirar metade dos titulares com assento na Assembleia para os suplentes entrarem. Não é assim que funciona”.

Preposta

De acordo com a edição da revista IstoÉ deste final de semana, Valdenice de Oliveira Meliga, irmã dos milicianos Alan e Alex Rodrigues Oliveira – presos na operação “Quarto Elemento” do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Ministério Público do Rio de Janeiro -, assinou cheques de despesas da campanha em nome do então deputado estadual e atual senador, Flávio Bolsonaro (PSL).

Elo

Dona de uma empresa de eventos, a ´Me Liga Produções e Eventos´, ´Val´ era uma das pessoas a quem o filho do presidente Jair Bolsonaro deu procuração, conforme documento enviado à Justiça Eleitoral, para cumprir a tarefa.
Val é apontada pela revista como mais um dos elos de ligação do senador com milícias do Rio de Janeiro, com o suposto uso de ´laranjas´ e expedientes na campanha para fazer retornar ao partido dinheiro do fundo partidário.

Como anda a popularidade do presidente Bolsonaro?...

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube