Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quarta-feira, 05/05/2021

De cima a baixo

Atenção restrita

No seu mais recente artigo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso renova a sua aversão a soluções traumáticas do ponto de vista político, a exemplo dos processos de impeachment. Veja alguns trechos.

“Francamente, com o governo atordoado e o povo desinteressado, pois o dia a dia consome as energias e boa parte da população deixa de lado tudo que existe além do trabalho e da família, parece até estranho que alguém se disponha a conjecturar sobre o futuro ou sobre o mundo.

“Em meu caso, não fosse o ´senso de responsabilidade´ (herdado de pais e avós militares), preferiria ´flanar´, como se dizia antigamente, a trabalhar sobre tais temas. Mas não há escolha.

Regra do jogo

“Esta é a beleza do jogo democrático: não se sabe de antemão se a escolha foi boa, mas tem-se certeza de que haverá chance de refazê-la. Desde que a maioria mude de opinião. Convém, portanto, não apenas aceitar resultados eleitorais, mas propor alternativas.

Visibilidade

“É hora para os candidatos se apresentarem e dizer o que propõem. E me refiro aos candidatos de diversos partidos. Além de que, como se sabe, há mais de um candidato em alguns partidos.

Elementar

“Que pelo menos se comprometam a respeitar o jogo democrático; que se ocupem de defender nossos interesses, como povo e como cultura, e que tenham a capacidade de decidir, qualidade que é indispensável nos regimes presidencialistas.

Apequenado

“Tem-se a impressão de que o eleito foi ´uma família´ e não seu chefe. E que este às vezes se cerca mal. E talvez fique, em certos momentos, menor do que a cadeira que ocupa”.

Da boca de…

“… (Paulo Guedes) é um homem pequeno, desonesto intelectualmente…” (Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde, ontem, em depoimento à CPI da Covid no Senado).

Retorno

Merecidamente, Campina Grande reconquistou a sua participação na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que “discute as estratégias das políticas públicas de saúde” para a Paraíba de forma bilateral, com a participação do Estado e dos Municípios.

Incremento

A citada CIB homologou uma maior quantidade de profissionais de saúde a serem vacinados na cidade.

O Município vai receber doses referentes a 21 mil trabalhadores, e não mais 11 mil, como fixava a normalização anterior.

Relevância

“Essas conquistas são marcos importantes, porque Campina precisa estar incluída no planejamento das políticas públicas de saúde do Estado”, comentou o secretário de Saúde da PMCG, Felipe Reul.

Mais do…

Na mensagem inerente ao transcurso do dia do Trabalho, no final de semana, o ex-ministro e presidenciável Ciro Gomes (PDT) afirmou que “chegamos ao ponto que chegamos porque os sucessivos fracassos de modelo econômico, modelo político e práticas morais nos arrastaram para essa tragédia odienta chamada bolsonarismo”.

… Mesmo

“Entraram governos e mais governos e todos repetiram o mesmo modelo econômico, variando apenas a perfumaria e intensidade dos erros”, acrescentou Ciro.

Da boca de…

“… Nossa prioridade é a eleição presidencial. Para isso, o PT nos Estados vai construir palanques com aqueles candidatos a governador que estejam em torno do nosso projeto. O projeto da esquerda do campo democrático popular é em torno da campanha do companheiro Lula…” (Jackson Macedo, presidente do PT/PB).

Andar de cima

O lucro líquido do Bradesco nos três meses iniciais de 2021 totalizou R$ 6,5 bilhões, um crescimento de 73,6% em comparação ao primeiro trimestre do ano passado.

Garimpo

Em sua incursão no começo da semana por veículos de comunicação de João Pessoa, o prefeito Bruno Cunha Lima (PSD-CG) tratou de alguns temas políticos e administrativos que merecem ser pontuados.

Assiduidade

Bruno (BCL) negou qualquer distanciamento de sua base política, como têm reclamado alguns vereadores: “Converso todos os dias com os aliados”.

Exceções

“É natural que aqui e acolá uma pessoa fique insatisfeita, porque esperava muito mais”, ponderou.

Despenhadeiro

De acordo com o prefeito, “temos quedas na arrecadação municipal” (ISS, IPTU e ITBI); “queda nas transferências dos impostos estaduais (ICMS e IPVA); e do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), repassado pelo governo federal.

Impessoal

“O nosso candidato (a governador) contará com o nosso apoio irrestrito”.

“Feliz é o time (oposição) que pode escolher com que atacante quer jogar”, adendou.

Tudo ´blue´

“Nós não temos do que reclamar do governo federal em termos de pandemia”, enfatizou BCL.

Partiu

Nas palavras do prefeito, o senador Veneziano Vital (MDB) “morou em Campina até algum tempo atrás”.

Verticalizar

Bruno Cunha Lima defendeu a ampliação das investigações no âmbito da CPI da Covid no Senado, no sentido de apurar a aplicação de recursos enviados para estados e municípios.

– A CPI deve investigar governadores e prefeitos – asseverou.

Nova fase das operações policiais no horizonte...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube