Fechar

logo
logo

Fechar

Arimatéa Souza

sábado, 23/10/2021

Muito além do seu tempo

Teto ultrapassado

Em todo o país, 1.818 cidades gastaram mais de 54% da receita com pessoal, nível classificado como alerta, considerando a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

A informação, destacada no jornal Valor Econômico, é do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) 2021, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, que avaliou a situação de 5.239 municípios brasileiros em 2020, que respondem por 94,4% da população brasileira (200 milhões de pessoas).

Abrangência

O Brasil tem 5.570 cidades, mas a amostra da pesquisa inclui aqueles que enviaram estatísticas oficiais à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) até 10 de agosto de 2021.

Réguas…

Um dos mecanismos de controle da LRF é a limitação da despesa com pessoal.

… Aplicadas

Na esfera municipal, o teto de gastos corresponde a 60% da receita líquida do município, com limites de 6% para o Legislativo e 54% para o Executivo.

O detalhe

As cidades que atingem 54% das despesas com pessoal já são classificadas como nível de alerta.

Base de cálculo

O cálculo, ainda conforme o jornal, é resultado da relação entre os gastos com pessoal e a receita corrente líquida.

Da boca de…

“… Tenho uma relação de respeito com a UEPB. Estamos trazendo de volta à Paraíba o que se perdeu durante algum tempo: o respeito institucional…” (governador João Azevedo).

Escalada

Levantamento divulgado pela Agência Nacional de Petróleo, ontem, mostra que o litro da gasolina, no Rio Grande do Sul, já chega a ser vendido a R$ 7,46.

É só esperar

O presidente Jair Bolsonaro avisou ontem que um novo aumento no preço dos combustíveis é “iminente”.

Preliminar

O partido Podemos informou ontem que está marcada para o dia 10 de novembro, em Brasília, a filiação do ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sérgio Moro, provável candidato à Presidência da República.

Bem pertinho

As empresas de ônibus que atuam em João Pessoa – praticamente o mesmo grupo empresarial que presta similar serviço em Campina Grande – aumentaram (dias atrás) ônibus e viagens em 15 linhas da capital paraibana.

Oscilante

Segundo o líder da bancada governista na Assembleia Legislativa, deputado Wilson Filho, a base aliada está atualmente oscilando entre 23 e 26 deputados (a ALPB tem 36 parlamentares).

Atualizando

Após um avanço nas conversações para ingressar no Progressistas, nos últimos dias o presidente Bolsonaro retomou os contatos com o PL, antigo PR.

Aviso…

Em – pelo menos – três oportunidades, o deputado estadual Raniery Paulino (MDB) verbalizou, ao longo dos últimos dias, que vai esgotar todos os esforços possíveis para ´juntar os cacos´ do relacionamento entre o governador João Azevedo e o senador Veneziano Vital.

… Prévio

Mas se a cola ´Superbond´ não funcionar, Paulino permanecerá no apoio à reeleição do governador.

Sábado é dia de poesia

“… E vou viver as coisas novas/ Que também são boas/ O amor, humor das praças/ Cheias de pessoas/ Agora eu quero tudo/ Tudo outra vez…” (música ´Tudo Outra Vez´, do inesquecível Belchior, bem oportuna para a gradual superação da pandemia).

Serviço

Escute a música aqui.

Utópicos

O mundo é impulsionado pelos visionários, pelos que apostam naquilo que é a realidade desaconselha, desestimula ou subestima.

Materialização

Esta premissa ganha novas feições de consistência nos ´arredores´ de Campina Grande, com a construção do hospital HELP, viabilizada pela Unifacisa/Fundação Pedro Américo e encarnada nas pessoas do chanceler da instituição, médico Dalton Gadelha, e de sua esposa, a reitora Gisele Gadelha.

Rebento

Gradualmente, a cidade e a região Nordeste tomarão conhecimento do que está sendo erguido no local, vizinho ao Hospital de Trauma Dom Luís Fernandes, e com previsão de funcionamento pleno para meados do próximo ano.

Dimensão

Seriam necessárias algumas edições de Aparte para resumir as dimensões da obra e o leque de serviços e de atendimentos que serão prestados, em boa medida por intermédio do SUS ou como filantropia.

De passagem

Pinço apenas alguns números para sintetizar o que está ganhando forma: são 24 salas de cirurgia e uma área construída da ordem de 30 mil metros quadrados – o ´Trauma´ tem cerca de 22 mil m2.

Empregabilidade

Serão atendidas quase duas dezenas de especialidades, com atenção especial para a oncologia e a realização de transplantes.

A unidade deverá empregar aproximadamente 1.500 pessoas.

Demarcação

Quem já teve a chance de visitar as instalações sai de lá, inevitavelmente, com pelo menos duas sensações: um orgulho danado de o hospital estar sediado na ´Rainha da Borborema´ e a convicção de que o seu funcionamento será paradigmático para o setor de saúde regional.

´Cidade da cura´

O ´HELP´ – o “hospital que já nasce no futuro”, na apropriada dicção do dr. Dalton – vai consolidar a cidade como um polo de referência nordestina na medicina, com os efeitos humanitários, sociais e econômicos que a expressão comporta.

Um ser singular

Somente alguém absolutamente obstinado – e impregnado de identificação e afeição por uma cidade – embarcaria na empreitada de dotar Campina Grande de um hospital monumental como o ´HELP`. Afinal somos, apesar de nossa história, um recanto muitas vezes desprezado deste país de dimensões continentais.

Dr. Dalton faz lembrar o marcante romancista e poeta francês Victor Hugo: “Não há nada como o sonho para criar o futuro. Utopia hoje, carne e osso amanhã”.

Romero Rodrigues prepara a sua ´carta de alforria´...

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube