Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

segunda-feira, 12/03/2018

Conversa inconclusiva

Sangria no BB

Na edição dominical, o jornal O Globo publicou uma nota sobre o que tem sido dito à Polícia Federal pelo executivo Aldemir Bendine, ex-presidente do Banco do Brasil e da Petrobras no Governo Dilma.

Segundo suas declarações – ele ainda não acertou a ´delação premiada´ -, seria necessário construir um novo presídio para abrigar todos os ´graúdos´ que roubaram o BB ao longo dos últimos anos.

Tic-tac…

A vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) deverá passar boa parte desta semana em Brasília, na companhia do esposo, deputado Damião Feliciano.

Presumivelmente, arrancando as ´folhinhas´ diárias do calendário.

Da boca de…

“… Nabor (Wanderley, deputado estadual pelo MDB) é meu parceiro e um importante aliado do governo estadual. Nós estamos juntos…” (governador Ricardo Coutinho, PSB).

Declive

De 2005 até 2016, os gastos com a educação municipal mais do que dobraram no país.

O número de alunos da rede, porém, caiu pouco mais de 9% no mesmo período, segundo o jornal O Globo.

Sentidos…

O levantamento mostra que as despesas municipais com a educação básica passaram de R$ 72 bilhões, em 2005, a R$ 150 bilhões, em 2016.

… Opostos

A quantidade de alunos a frequentar a rede, por outro lado, foi de 25,3 milhões, em 2005, para 22,8 milhões em 2016.

Chapa fechada

O jornal Folha de São Paulo informou que o senador Magno Malta (PR-ES) deverá ser candidato a vice-presidente na chapa a ser encabeçada pelo deputado Jair Bolsonaro (PSL-RJ).

Da boca de…

“… Aprendi que tem três tipos de deputados: tem uma parte que é séria; uma parte que é pilantra; e uma parte que fica aí vendo qual é a regra do jogo…” (deputado Joaquim Passarinho, PSD-PA).

1ª dama

“A palavra de Luciano (Cartaxo) é de permanecer governando João Pessoa, assim como foi confiado nas urnas. A gente pensa, debate, discute e eu o apoiei. Não é uma posição de submissão. Conversamos muito sobre isso. A decisão dele foi muito importante. Eu apoio e concordo”.

Maysa Cartaxo, 1ª dama de João Pessoa.

O ´príncipe´

“Estamos vendo o renascimento da xenofobia, o horror ao “estrangeiro”, ao diferente. Entre nós os ânimos políticos também andam cada vez mais acirrados, tratando as diferenças como inimizades. Por temperamento e convicção, procuro me comportar dentro das regras da civilidade democrática. Busco ouvir e respeitar não só os “nossos”, mas os “outros”. Ouvir não quer dizer concordar, mas prestar atenção ao ponto de vista do interlocutor”.

Novo artigo de Fernando Henrique Cardoso, disponível no PARAIBAONLINE.

Contemplativos

“Vamos ficar em compasso de espera para saber o que vamos produzir (em termos de alianças) até o dia 6 de abril”, declarou ao colunista o deputado Veneziano, no desdobramento da recente reunião do MDB/PB, que definiu os próximos dias como decisivos para que a legenda mostre viabilidade de disputar o governo estadual.

Para escapar

Se essa corporificação da pré-candidatura não se consumar, o ´V´ observou que “é humano o instinto de sobrevivência”, ou seja, será inevitável que alguns parlamentares busquem abrigo em outras siglas para fortalecer a expectativa de reeleição.

“O senador Maranhão sabe bem disso”, acrescentou.

Sem jeito

Vários deputados governistas já fizeram chegar aos ´ouvidos´ influentes no ´Palácio da Redenção´ que não tem como prosperar a candidatura do secretário João Azevedo (PSB) para um eventual ´mandato-tampão´ de governador, na hipótese de renúncia conjunta de Ricardo e Lígia.

Cadeira cativa

Se essa vacância vir a se confirmar, o ´ungido´ para chefiar o Executivo nos nove meses finais de 2018 terá que ser um deputado estadual da base governista.

´Regra três´

A quem diga que, na hipótese do deputado-presidente Gervásio Maia (PSB) não aceitar essa candidatura, o ´nome da vez´ seria o de Adriano Galdino (PSB).

Avanço…

Os aeroportos Castro Pinto (Bayeux) e João Suassuna (Campina Grande) avançam no processo de privatização.

… Burocrático

Quinta-feira última, o governo federal informou que recebeu oito propostas de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) sobre a concessão de 13 aeroportos no Brasil.

Reencontro

O ´degelo´ entre o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o prefeito Luciano Cartaxo (PSD-JP) ocorreu no último sábado, numa conversa “boa e longa” na expressão do ´tucano´ em contato com o PARAIBAONLINE.

Pauta

Os dois discutiram os cenários eleitorais em nível nacional e local; trataram das alternativas que existem na oposição diante da desistência de Cartaxo; conversaram sobre a eventual indicação do prefeito Romero Rodrigues (PSDB-CG) como o candidato do bloco oposicionista a governador.

Tempo para reflexão

O senador relatou que fez uma ponderação a Cartaxo para que reavaliasse a sua decisão de sair da disputa sucessória, até porque existe tempo para essa reflexão.

Num primeiro momento, o prefeito sinalizou que a sua disposição é manter a opção que comunicou à opinião pública paraibana.

Cartaxo e Cássio ficaram de estabelecer novos contatos até o fatídico dia 7 de abril, que se aproxima.

A oposição abrirá um canal de diálogo com o PDT?...

Me Aguarde

Palanque

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube