Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sexta-feira, 17/08/2018

Controle remoto na mão

Alarme falso

Logo às primeiras horas da manhã de ontem, a assessoria do senador José Maranhão (MDB) tratou de propagar pela imprensa a convocação de uma entrevista coletiva para o turno da tarde, na sede do MDB.

Em decorrência do chamamento inesperado, a iniciativa se converteu em fonte inesgotável de especulações – uma espécie de ´matéria-prima´ para as ´notícias falsas´ tão presentes no mundo virtual dos dias atuais.

Desinflou

Quando a entrevista se materializou, observou-se que – invocando uma expressão figurativa de domínio universal – ´a montanha pariu um rato´.

Protesto

Zé cuidou de ´tratorar´ o que rotulou como “baixaria de uma imprensa marrom”, que teria disseminado, em profusão, boatos acerca de sua candidatura.

Oculta

“É lógico que essa notícia tem um propósito político, e traz esse expediente sórdido de não tem coragem de assumir”, acentuou.

Preposto

Ainda segundo Zé, os seus oponentes “se utilizam de quem não tem escrúpulos, dos que já estão envolvidos em processos de várias naturezas e de corrupção, e já indiciados”.

Empreguismo

Ainda de acordo com Maranhão, “nunca se fez tanta política de contracheques como se faz agora. E esses dados eu já os tenho e vou denunciar no momento próprio”.

Palanque

“O nosso país está quase que numa UTI”.

Presidenciável Marina Silva (Rede).

Fermento

O ´arranhado´ senador Aécio Neves (PSDB), dessa vez candidato a deputado federal por Minas Gerais, declarou R$ 6,1 milhões em bens ao TSE.

O valor é 145% maior que o declarado em 2014, quando disputou a Presidência, sem considerar a inflação do período.

Agenda

Está prevista para novembro a palestra do filósofo Luís Felipe Pondé em Campina Grande.

Essa palestra ocorreria no ano passado, mas acabou sendo adiada devido a problemas de voo para a cidade.

Olho no…

As autoridades paraibanas precisam ficar atentas ao leilão de privatização dos aeroportos de João Pessoa e de Campina Grande, que estão inserido num lote cuja ´cereja do bolo´ é o aeroporto dos Guararapes, em Recife (PE).

… Processo

Há o risco de esses dois importantes equipamentos para o desenvolvimento estadual serem transformados em meros ´apêndices´ do aeroporto pernambucano.

 

Silêncio

O tempo avança e ninguém explica o imenso atraso para o começo das obras de duplicação da BR 230, no trecho de Campina Grande rumo ao Sertão.

Palanque

“Esquerda limpa é o PDT e o PSB, que não têm ninguém enrolado (…) Há o Brasil revoltado. Eu estou desse lado. A revolta, cabeça quente, não são boas conselheiras. Não basta falar mal, esculhambar. Não faltam razões. Mas vamos evitar transformar o nosso protesto numa escolha que precipite o Brasil em inexperiência, aventura, extremismo e radicalismo. Porque ainda que faça bem ao nosso fígado, o Brasil não aguenta mais essa cultura de ódio”.

Presidenciável Ciro Gomes (PDT).

Garimpo

Algumas frases do debate da noite desta 5ª feira na TV Manaíra (JP) com os candidatos ao governo estadual.

Miragem

“Se diz que a Paraíba é uma Suíça. Mas essa Suíça não é do conhecimento da população, porque a cada dia vemos a violência dominante”.

José Maranhão (MDB).

Envolvimento

“Nós vamos envolver diretamente as mulheres nas decisões do nosso governo (…) Vamos trazer as mulheres para dentro do nosso governo, vamos ter paridade nas secretarias. Vamos abrir a possibilidade de as mulheres ocuparem espaços de comando nas polícias Civil e Militar, algo que não existe e nunca existiu nesse Estado”.

Tárcio Teixeira (PSOL).

Retrocesso

“Investimento é a palavra-chave para que possamos resolver o problema da segurança. Não existe segurança sem investimento. A Paraíba está vivendo grandes dificuldades, é um novo cangaço. Vamos fazer concurso público para chamar as pessoas, não é para brincar com as pessoas”.

Lucélio Cartaxo (PV).

Retrovisor

“Esses que estão aqui (demais candidatos) e que representam os governos passados não responderam as demandas crescentes da violência contra mulher. Ninguém deu respeito e não vão dar, porque não vão resolver esses problemas”.

Rama Dantas (PSTU).

Descalabro

“É importante entender que a Prefeitura de João Pessoa nega até os exames das pessoas que estão internadas no Padre Zé. Quem quiser ver cenas de guerra, vá até o Trauminha (hospital municipal de JP)”.

´Curral eletrônico´

O debate de ontem foi frio, travado, superficial e burocrático, mostrando que é preciso a flexibilização da legislação eleitoral para que esses importantes espaços midiáticos se convertam efetivamente em eventos nos quais o eleitorado possa se valer para conhecer com profundidade as opiniões e propostas dos candidatos acerca de temas relevantes para o futuro da população e de cada cidadão.

Com as restrições legais atuais, parece um desafio intransponível – pelo menos em termos de 1º turno, onde existe uma quantidade acentuada de postulantes – conseguir uma discussão consequente, aprofundada e envolvente.

 

Os presidenciáveis estão entregues partidariamente à sua própria sorte na Paraíba...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube