Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sexta-feira, 30/08/2019

Conselho de prefeito

Lá vem o Brasil descendo a ladeira

Estudos da conceituada ONG (organização não-governamental) Todos Pela Educação mostram que em 2017 (dados oficiais mais recentes publicados), 61% dos estudantes que iniciaram cursos de pedagogia e licenciatura estavam no ensino à distância.

A média das demais graduações, no mesmo ano, é de 27%.

Suplementar

“O EAD (ensino à distância) tem de ser sempre visto como complementação, não pode ser a estratégia principal de formação na formação dos professores”, alertou Priscila Cruz, diretora-executiva da ONG.

Abrangência

Na dicção do prefeito Romero Rodrigues (PSD), a reforma administrativa que anunciou para os próximos dias na prefeitura campinense provocará uma “mudança profunda, integral e irrestrita em toda a máquina administrativa”.

Remessa

Conforme o calendário que traçou, a proposta deverá ser remetida ao crivo do Legislativo até o final da 1ª quinzena de setembro.

Vertical

“Será uma mudança bastante radical com relação aos cargos da administração municipal”, reforçou RR, admitindo que essas medidas poderão passar pela fusão de órgãos e/ou secretarias.

Da boca de…

“… O Brasil não é pobre à toa. É trabalho de profissional. A gente vai um esforço imenso para continuar sendo pobre…” (Marcos Lisboa, ex-secretário de Política Econômica do governo federal).

Aceitação

Reportagem veiculada na TV Itararé mostrou que a Secretaria de Serviços Urbanos de Campina Grande está autorizando a colocação de proteção em frente a estabelecimentos comerciais – em função da escalada de violência com o uso de veículos para arrombamento dos estabelecimentos -, desde que obedecidas algumas recomendações.

Imperativo

Apesar de esteticamente ser horrível, a colocação das barras de ferro tornou-se um ´mal necessário´.

´Arsenal´

Um levantamento da Advocacia-geral da União verificou mais de 19,5 milhões de processos envolvendo a União no Judiciário, sendo que 25% deles envolvem o INSS.

Chamamento

A vereadora-presidente Ivonete Ludgério (PSD) informou que nos próximos dias serão convocados mais nove candidatos aprovados no recente concurso público promovido pelo Legislativo campinense.

Visibilidade

Os deputados federais gastaram mais de R$ 16 milhões apenas com a divulgação de suas atividades parlamentares no primeiro semestre de 2019.

´Podium´

No ranking dos ´10 mais´ em termos de divulgação estão os paraibanos Wellington Roberto (PR – agora PL) e Hugo Motta (PRB).

Novo uso

Ao que se informa, as antigas instalações da Casa de Saúde Dr. Francisco Brasileiro, bairro da Prata, em Campina Grande, serão utilizadas pelo grupo Hapvida.

Sintonia

A aprovação da contratação de um empréstimo superior a 38 milhões de dólares, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, esta semana, por parte da Assembleia Legislativa, sinalizou o momento de ´amistosidade´ que o governador João Azevedo vivencia com aquela casa legislativa.

A ´facada´ do dia

“Eu vejo o (João) Doria falando de vez em quando ‘minha bandeira jamais será vermelha’. É brincadeira! Quando estava mamando lá a bandeira era vermelha com um foiçasso e um martelo sem problema nenhum, né?”

Presidente Bolsonaro, ontem, sobre o governador de São Paulo.

Da boca de…

“…Não vejo o clima como positivo e o que tem que haver por parte dos envolvidos é bom senso. Mas não posso, de outro partido, estar dando pitacos…” (deputado federal Wilson Santiago, do PTB, sobre a crise no PSB paraibano).

Litígios bilionários

As pendências tributárias que envolvem a Receita Federal e os contribuintes superam os R$ 700 bilhões, algo superior a 10% do PIB (produto interno bruto.

O detalhe

Na maioria dos países desenvolvidos ou em desenvolvimento não passa de 1% do PIB em contenda entre Fisco e contribuintes.

Bola em campo

A presença do presidente nacional do Democratas e prefeito de Salvador (BA), Antonio Carlos Magalhães Neto, neste sábado, em Cabedelo, servirá para botar na rua o projeto partidário do DEM para as eleições municipais do ano que vem na Paraíba.

Pomo da…

A adoção das chamadas ´emendas impositivas´ (de liberação assegurada por lei) em João Pessoa, por parte dos vereadores, acirrou as relações entre Executivo e Legislativo.

…Discórdia

“O Poder Legislativo é uma coisa e o Poder Executivo é outra. Quem quiser ser prefeito que se candidate. Nós vamos ter novas eleições municipais”, desabafou ontem o prefeito Luciano Cartaxo (PV).

Ajuizada

A disputa foi judicializada, uma vez que alguns parlamentares acusam o prefeito de descumprimento atinente ao regramento dessas emendas.

À revelia

Cartaxo pondera que em nenhum momento o Executivo foi chamado para discutir sobre o percentual do orçamento que poderia ser colocado nas emendas impositivas.

JP é exceção

“Em nenhuma capital do Brasil existem emendas impositivas”, sublinhou Luciano.

– Não se pode desestruturar um orçamento público de uma prefeitura do porte de João Pessoa assim como querem – arrematou o prefeito.

Um domingo com muitas transposições...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube