Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

quarta-feira, 01/02/2017

Concorrentes para Lira

A ´liga´

O deputado Renato Gadelha (PSC), que está deixando a liderança do bloco de oposição na Assembleia Legislativa, disse ontem que acredita na preservação e fortalecimento da ´frente de oposição´ na Paraíba até o próximo ano.

“O que nos une é o tratamento dado por Ricardo Coutinho. Ele só não traiu a Cícero Lucena, que não se aproximou dele”, observou RG em entrevista à Rádio Caturité.

Divisão

Gadelha enfatizou que “a ascensão dele (RC) ocorre pela briga dos outros”.

Perda de tempo

À sua ótica, “é bobagem” o governo estadual estimular o senador Raimundo Lira a tentar tirar o comando do PMDB/PB das mãos do senador José Maranhão”.

Na ´bica´

“99,99%”. Foi o percentual de probabilidade de ser indicado como candidato a 1º vice-presidente do Senado pelo PSDB, anunciado na noite de ontem pelo senador Cássio Cunha Lima.

Compromisso

Além de indicar o 1º vice-presidente da mesa diretora, os ´tucanos´ estão reivindicando do novo presidente do Senado – provavelmente o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) – algumas reivindicações, a exemplo do anúncio antecipado da pauta de votações.

Sempre por cima

Grande consenso, ontem, em torno da liderança do PMDB no Senado: o ´sete vidas´ Renan Calheiros (AL).

Zé no páreo

O senador paraibano José Maranhão está disputando, dentro da bancada, a indicação para presidir a Comissão de Infraestrutura do Senado.

O detalhe

Os senadores Eduardo Braga (AM) e Hélio José (DF) também querem o cargo.

Da boca de…

“A situação é muito boa. A tendência é melhorar cada vez mais, o que só demonstra que há uma comunhão entre o Poder Legislativo e o Executivo…” (vereador Helton Renê, PCdoB, líder governista na Câmara pessoense, ao garantir ontem que foi contornada a crise que se desenhava entre a base e o Poder Executivo).

Sentimento…

Poucas horas antes de assumir a presidência do Poder Legislativo paraibano, o deputado Gervásio Maia (PSB) declarou em entrevista que “vou dar tudo de mim para corresponder aos paraibanos”.

… De véspera

Maia enfatizou que “quero aproximar, o máximo possível”, a Assembleia “do povo paraibano, porque é a Casa que o representa”.

Sem mudança

Ele avisou que pretende manter a ´Casa de Epitácio Pessoa´ funcionando no prédio atual, na Praça João Pessoa, mas com a realização de algumas reformas nas instalações atuais.

Nova pauta

Conforme o novo dirigente da ALPB, “é imprescindível” intensificar a cobrança, junto ao governo federal, para a conclusão do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco, que vai atender a região sertaneja.

Sem pressa

Sobre a movimentação de Raimundo Lira para se credenciar como uma alternativa do grupo do governador para disputar o Executivo estadual em 2018, Gervásio comentou que o PSB “no momento oportuno, que não é agora, vai discutir com os partidos aliados”.

´Lua de mel´

Pessoalmente, Maia disse que “sou um soldado do PSB, onde fui bem recebido. Estou extremamente feliz. Tenho encontrado reciprocidade. Isso estimula muito na politica da atualidade, onde o desencanto impera. Vamos em frente”.

Na plataforma

Sobre a hipótese de vir a ser o candidato situacionista a governador em 2016, ele respondeu que “quem faz politica tem que ter coragem de enfrentar desafios. Isso faz parte da nossa rotina. Mas é cedo falar sobre isso”.

Vida longa

Gervásio arrematou: “O PSB fez bem à Paraíba, e se Deus quiser vai continuar fazendo muito bem”.

Renovação

O deputado Jeová Campos (PSB) defendeu que a deputada Estela Bezerra (PSB) permaneça presidindo a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa.

Retaguarda

Levantamento produzido pelo jornal ´Estadão´ mostra que o maior financiador da campanha do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que vai tentar amanhã a sua recondução à presidência da Câmara Federal, foi (em 2014) o segmento das instituições financeiras.

Quem injetou

Já o seu principal concorrente, deputado Jovair Arantes (PTB-GO), teve boa parte dos recursos (oficiais) de campanha custeada por empresas de bebidas e de telecomunicações.

Sem delongas

O deputado Ricardo Barbosa (PSB) avaliou que as principais decisões do bloco governista para o ano que vem devem começar a ser tomadas este ano, sem atrapalhar o foco administrativo.

Desaconselhável

“Não acho que devamos postergar essa discussão para o próximo ano”, reforçou, ao defender, pelo menos, a “pré-escolha de nomes”.

Já já

À ótica do parlamentar socialista, “essa discussão vai tomar corpo e vulto logo após o carnaval, com certeza”.

Adiamento

Ficou para as 11 horas de hoje a votação, na bancada do PSD na Câmara Federal, para escolher quem vai disputar a 4ª secretaria da mesa diretora.

Impasse

A reunião realizada ontem pela cúpula nacional do PMDB não conseguiu desatar o nó referente à indicação da legenda para a presidência da Comissão de Constituição e Justiça – a principal do Senado.

Havia uma tendência de consenso em torno do senador Raimundo Lira (PB), mas na reta final o senador Edison Lobão (MA) e a senadora Marta Suplicy (SP) entraram no páreo.

Uma nova reunião acontece hoje pela manhã.

O PSB não anda um ´poço de unidade´ na Paraíba...
Simple Share Buttons