Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quinta-feira, 16/07/2020

Complicação adicional

Trava no apoio

A Executiva Nacional do PT, reunida esta semana, decidiu adiar a decisão sobre a participação da legenda na eleição majoritária em Campina Grande.

A alegação é que não houve consenso entre os dirigentes nacionais sobre se o partido deve ter candidatura própria a prefeito, com o professor da UFCG Márcio Caniello, ou se apoiará já no 1º turno o candidato do PCdoB, deputado estadual Inácio Falcão.

A definição deverá ocorrer na próxima semana.

Parâmetro

Resolução da legenda para o processo eleitoral deste ano estabelece que a Executiva Nacional tem que homologar decisões sobre candidaturas majoritárias em capitais e cidades com mais de 200 mil eleitores e com geração de programas eleitorais pela TV, especialmente no Nordeste.

Olho adiante

Conforme a cúpula petista, esses municípios são considerados prioritários para a estratégia eleitoral da legenda visando as eleições gerais de 2022.

Vem de…

De acordo com o jornal O Globo, o ex-assessor parlamentar Fabrício Queiroz usou um apartamento em São Paulo da empresária Maria Cristina Boner Leo, ex-mulher do advogado Frederick Wassef, que atuava para a família Bolsonaro.

… Longe

Ainda conforme o jornal, Queiroz também ficou em outros dois imóveis ligados a Wassef, o sítio em Atibaia onde foi preso e um apartamento no Guarujá (SP).

´Dia do…

O deputado federal Julian Lemos (PSL) confirmou ontem que disputará a Prefeitura de João Pessoa.

… Sim´

“Eu vou para a disputa porque planejei, conversei com especialista e até tentei conversar com outros pré-candidatos, mas eu vejo muito do mesmo”.

Da boca de…

“… É a pior hora do mundo para tributar o emprego…” (José Pastore, professor de economia da Universidade de São Paulo).

Antes que…

É importante que aconteça, pra valer, a fiscalização nos restaurantes e bares campinenses no que diz respeito à obediência ao ´protocolo´ de funcionamento nessa retomada das atividades, notadamente nos locais mais distantes na área central.

… Seja tarde

Os estabelecimentos que estão seguindo fielmente as recomendações sanitárias não podem correr o risco de serem responsabilizados por eventuais desvios, que poderiam prejudicar o segmento por completo.

Garimpo

Reportagem do jornal O Estado de São Paulo noticia que a grande maioria das grávidas mortas por covid-19 em todo o mundo é brasileira.

É citado um estudo publicado na International Journal of Gynecology and Obstetrics.

Alcance

“São 188 territórios afetados pelo coronavírus em todo o mundo e o Brasil tem mais mortes maternas do que a soma de todos esses países”, resumiu a obstetra Melania Amorim, professora da UFCG, citada na matéria.

Causa

Ainda conforme a pesquisadora, falhas graves no atendimento das gestantes brasileiras explicam o número tão elevado.

Despertar

“Quando os primeiros casos surgiram no Brasil, começamos a pensar se nossa população seria diferente, mais suscetível”, explicou Melania.

Associação

“O que constatamos foi que houve algumas mortes com fatores de risco associados, como problemas cardiovasculares e obesidade, mas houve mortes entre grávidas completamente saudáveis”, acrescentou a professora da UFCG.

Da boca de…

“… O vereador Anderson Maia, PSB/CG, tem uma sede de mostrar algo negativo da gestão municipal…” (Alexandre do Sindicato, vice-líder do bloco governista na Câmara Municipal de Campina Grande).

Sem passarela

Grandes escolas de samba do Rio de Janeiro já avisaram que não vão desfilar em 2021, a menos que seja desenvolvida uma vacina contra a Covid-19.

Pé no chão

A propósito, é razoável, prudente e realista constatar que está fora de cogitação a realização do Maior São João do Mundo em outubro próximo, como ainda oficialmente cogitado.

Expansão

A operadora de planos de saúde Hapvida comprou de 85,7% do capital votante do Grupo São José, sediado no interior de São Paulo.

Da boca de…

“… Sempre me identifiquei como docente e fui reconhecido publicamente por isso. Nunca imaginei passar por um processo agressivo de questionamento de minha história, no qual todos os meus anos de estudo e de horas em sala de aula foram jogados instantaneamente no lixo, sem que pudesse me defender…” (Carlos Alberto Decotelli, que foi ministro da Educação, nomeado, por cinco dias).

Na praça
O prefeito Romero Rodrigues (PSD-CG) informou ontem que já está sendo aplicada a pesquisa “qualitativa” que vai balizar a escolha do candidato a prefeito de seu agrupamento político.

Aliados em disputa

Mas surgiu uma nova variável nesse processo situacionista em Campina.

O ex-deputado Renato Gadelha está reivindicando a vaga de vice-prefeito na chapa para o PSC.

“Eu acho que o Progressistas está muito contemplado dentro da política nacional e estadual. O PSC, dentro de Campina, tem uma votação bem superior ao que o Progressistas obteve no município. Por isso, pretendemos participar da chapa como vice. Se houver essa disputa, vamos querer entrar na briga, porque entendemos que o partido tem bons quadros”, argumentou Renato.

Quando a cúpula do PSDB/PB irá se posicionar sobre as eleições?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube