Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sexta-feira, 19/03/2021

Ciro, sendo Ciro

Refeição agridoce

Alguns dias após a eleição do deputado Artur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara Federal, no mês passado, o ministro da Economia, Paulo Guedes, foi participar de um almoço com Lira e outros líderes partidários do chamado ´Centrão´.

Entre ´uma garfada e outra´, segundo o jornal Valor Econômico, Guedes relatava aos demais comensais o que desejava priorizar em termos de aprovação imediata de projetos.

Quando veio a sobremesa, o deputado paraibano Wellington Roberto, líder da bancada do PL, tornou as ´guloseimas´ amargas: “Não pense que agora está tudo resolvido não, viu?”

Colaboração…

Renovadamente, a vereadora Jô Oliveira (PCdoB) tem ocupado a ´tribuna´ da Câmara Municipal de Campina Grande para externar a sua preocupação com a arrecadação do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

… Oposicionista

Numa dessas intervenções, a parlamentar realçou “a dificuldade” do contribuinte “para acessar a plataforma” do IPTU, citando as alternativas colocadas à disposição pela PMCG.

Infovia

Um entendimento entre o presidente Bolsonaro e sua base governista na Câmara Federal vai aumentar a pena para crimes contra a honra, como injúria e difamação, quando cometidos pela internet.

A culpada

Em sessão da Câmara campinense, o vereador Rubens Nascimento (DEM) ´repaginou´ o confronto da semana passada com o líder do bloco de oposição, vereador Anderson Almeida (Podemos): “Alguns setores da imprensa tentaram trazer um esticamento de corda entre nós dois”.

Fila

O protocolo da Procuradoria Geral da República já registrou 93 representações contra o presidente Jair Bolsonaro.

Memória…

O novo Centro de Convenções de Campina Grande, a ser construído pelo Governo do Estado, numa área localizada na BR 230, na entrada da cidade, próximo ao Garden Hotel, terá o nome tribuno e ex-deputado federal Vital do Rêgo.

… Preservada

A lei com a indicação da homenagem, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial do Estado.

Caserna

Sem muito alarde, o presidente Bolsonaro aumentou recentemente os salários dos generais das forças armadas em quase 40%.

Relocalização

O secretário executivo de Desenvolvimento e Articulação Municipal, o ex-vereador Galego do Leite (Podemos-CG), revelou que “existe a pretensão” do governo estadual de viabilizar “um novo espaço” para as instalações da Empasa em Campina Grande.

Abatimento

O governo federal reduziu o imposto sobre a importação de eletroeletrônicos e bens de capital.

´Santo de casa´

Há uma queixa na comunidade acadêmica da UEPB pelo fato de a Fapesq não estar prestigiando a instituição estadual em algumas de suas iniciativas.

1ª dama

A esposa do presidente Bolsonaro, Michelle, decidiu apadrinhar um projeto que assegura às pessoas com cegueira de um dos olhos o recebimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Custo anual estimado: R$ 5 bilhões.

Garimpo

Dias atrás, o ex-ministro e ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) concedeu uma ´apimentada´ entrevista ao portal UOL.

Leia trechos.

Presidente

“Bolsonaro é um frouxo, um covarde, um picareta de longa data, um bandido, um genocida. Um patife muito perigoso. Eu conheço ele!

Filho

“Flávio Bolsonaro (senador) é outro ladrão.

Ex-ministro

“O general Pazuello é um genocida, criminoso e pateta. Um palerma que desonra a farda (do Exército) de Duque de Caxias.

Muito conhecido

“Do presidente da Câmara Federal eu não espero nada. Ele está trocando impunidade. Todo mundo conhece o Artur Lira (PP-AL). É um bandido. Todo mundo conhece ele.

Ex-juiz

“Sérgio Moro é um idiota inescrupuloso e ganancioso, que semeou nulidades no processo que julgou Lula.

´Tá nem aí´

“Lula não está sequer um pingo preocupado com a sorte do Brasil.

Sorrateiro

“Lula tem uma característica mafiosa, de ficar calado ou dizer coisas diferentes e mandar a tropa dele atacar no particular.

´Tô fora´

“Não contem comigo para esse circo mambembe (…) É razoável para o Brasil discutir a volta ao poder do lulopetismo? Isso é um filme velho.

Espelho

“O PT virou a caricatura de um caudilho (…) O Brasil está na 15ª posição nas preocupações do Lula.

Enganador

“O Lula me enganou, enganou a Marina Silva, o Flávio Dino (governador do Maranhão), o Guilherme Boulos, o Eduardo Campos…

Cara a cara

“Disse a ele (Lula, em recente conversa): você não pode transformar a vida brasileira num ato de vingança pessoal.

Despenhadeiro

“A Dilma Rousseff) pegou o Brasil como a 6ª economia do mundo e entregou como 9ª. Com o Bolsonaro e o Paulo Guedes (ministro da Economia), já caímos para a 12ª posição. E não vale culpar a pandemia, porque ela é mundial.

Nunca antes

“Tivemos a pior década para a economia brasileira em 120 anos, antes da pandemia”.

Desvios

Ainda Ciro: “Com as exceções que há, os deputados do Centrão (Câmara Federal) roubam 30% das emendas parlamentares. Qualquer auditoria pega isso”.

Novo decreto a caminho...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube