Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

segunda-feira, 04/06/2018

Chapa (quase) pronta

“Flerte com o abismo”

Em artigo publicado no jornal O Estado de São Paulo, o jornalista William Waack trata da infindável crise política brasileira. Vale a pena destacar alguns trechos. É o que segue.

 “O governo é ocupado por ´eles´, políticos e seus nomeados, uma espécie de casta. ´Eles´ são interessados apenas nos próprios negócios, na própria corrupção e, agora que “nossa” paciência se esgotou e nossa indignação explodiu, precisam ser varridos como lixo. É evidente que “nós” não nos sentimos representados por “eles” – e quando confrontada com o fato de que “eles” estão lá pois foram votados para estarem lá, imensa quantidade de pessoas não gosta do que enxerga no espelho.

 

Consequência

“Não são poucos os que enxergaram que atender às reivindicações dos caminhoneiros só seria possível tornando ainda mais complicada a solução para contas públicas quebradas.

Simbologia

“Mas foi irresistível para parcela expressiva da população a identificação proporcionada pelo símbolo do trabalhador sacrificado (o caminhoneiro) que levanta o dedo médio em riste contra ´eles´, enquanto entrega a Deus o comando na boleia.

´Jogo sujo´

“Acho perda de tempo decifrar neste momento qual o “recado” que essa revolta está transmitindo para a política – na verdade, a mensagem principal é o ódio e o desprezo em relação à própria política, entendida como um jogo sujo no qual só ´eles´ ganham, com seu sistema de benefícios próprios, desperdícios, corrupção e a inexplicável administração de preços que leva o combustível que “nós” produzimos a custar bem menos na Bolívia.

Definhando

“Temo ter de dizer que esse flerte com o abismo, registrado nos últimos dias, seja a expressão da desintegração (que não me parece meramente passageira) da capacidade do Estado de impor diretrizes e autoridade. Mas também desse nebuloso estado de espírito segundo o qual a fúria e a frustração que existem na população criam a necessidade de mudança por meio do fracasso social”.

Palanque

“Estou tirando o rótulo. Por exemplo, não sou o candidato do mercado, não sou o candidato do governo, não sou o candidato de Brasília. A minha proposta é a proposta do meu histórico”.

Ex-ministro Henrique Meireles, pré-candidato a presidente da República pelo MDB.

Compulsório

Reportagem publicada neste domingo no jornal Folha de São Paulo mostra que entre 2007 e 2018 saltou de 8,3 milhões para 24,7 milhões a quantidade de clientes de planos de saúde que passaram à chamada ´coparticipação´ – um percentual pago pelos serviços médicos e/ou hospitalares utilizados.

Único

O mesmo jornal publica um anúncio (pago) de página inteira do SBT registrando os 55 anos no ar do programa Sílvio Santos.

Por que parou?

Alguns mensagens enviadas à Coluna dão conta de nova lentidão nas obras do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco, que atenderá ao Sertão paraibano.

Pra já

O PARAIBAONLINE lança (provavelmente) amanhã a sua nova programação visual, que inclui um espaço acessório para a coluna Aparte e este colunista, como também a página especial relacionada aos festejos juninos – com duas rádios virtuais temáticas: forró tradicional e o forró estilizado.

A conta

De acordo com cálculos do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) – que reúne os secretários da Fazenda e/ou de Receita de todos os Estados -, a redução de 46 centavos no preço do litro do óleo diesel deverá implicar numa queda das receitas estaduais da ordem de R$ 4,9 bilhões.

Situando

O ICMS cobrado pelos Estados incide (equivocadamente) no preço do produto praticado na bomba.

Em Sampa

A presidente do PSD/PB, suplente de deputada Eva Gouveia, esteve no final de semana, em São Paulo, numa audiência com o presidente de honra do partido, Gilberto Kassab.

Atenção especial

Na ocasião, Kassab declarou (conforme a assessoria partidária) que “a candidatura de Eva terá um empenho pessoal meu para que o PSD da Paraíba possa garantir a vaga na Câmara Federal”.

Trânsito livre

“Por todo trabalho que Rômulo Gouveia desenvolveu pelo Estado e pelo PSD, a eleição de Eva é uma das nossas prioridades em todo país, por isso ela conta com o apoio do PSD para resolver o que for necessário em Brasília”, acrescentou Kassab.

Carga…

O problema é que a pré-candidatura de Eva à deputação federal está sofrendo um intenso ´ataque especulativo´.

… Pesada

Vários prefeitos que eram ligados ao ex-deputado Rômulo Gouveia já estão se acertando com postulantes ao mesmo cargo.

Vanguarda

A principal ´agressividade´ no que poderíamos chamar de ´espólio eleitoral´ de Rômulo parte do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), líder do Governo na Câmara Federal.

Em alta

Matéria veiculada no jornal Valor Econômico destaca que a publicidade veiculada na internet cresceu no ano passado 26%.

Investimento no segmento em reais: 14 bilhões e 800 milhões.

´Chapa dos sonhos´

Se tudo correr como está sendo silenciosamente idealizado pelo governador Ricardo Coutinho, a chapa liderada pelo PSB no Estado já está praticamente formada: João Azevedo (governador), ex-senador Efraim Morais (vice-governador, DEM), Veneziano (PSB) e Daniella Ribeiro (PP) para o Senado.

Um dos entraves é que o deputado Aguinaldo Ribeiro deseja o PP fora do ´chapão´ proporcional para deputado federal.

A candidatura de Lígia Feliciano deu uma ´esfriada´?...

Me Aguarde

Palanque

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube