Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quinta-feira, 02/07/2020

´Chapa dos sonhos´

´Chacoalhou´

O Congresso Nacional mexeu, além do esperado, no processo eleitoral deste ano, à luz do que foi votado ontem pela Câmara Federal.

O consenso costurado foi amplo: 402 votos a favor, 90 contrários e houve quatro abstenções. Era necessário o apoio de três quintos dos 513 deputados (308 votos).

Dessa maneira, o 1º turno foi empurrado para o dia 15 de novembro e o eventual 2º turno apenas 14 dias depois (29 de novembro).

Exceções

Apenas dois partidos encaminharam as suas bancadas para a rejeição à mudança: PL (ex-PR) e PSC.

O Patriota liberou os seus deputados.

Janela reaberta

Quando registrei o ´além do esperado´ é porque foram reajustados prazos que podem ter direta influência no pleito em muitas cidades, a começar pela reabertura do prazo para desincompatibilização de cargos públicos para a disputa, que havia sido encerrado no último dia 4 de abril.

Microfone

Os profissionais de imprensa que vão concorrer às eleições poderão continuar participando dos programas até o dia 11 de agosto (na legislação ainda vigente, esse prazo venceu – 30 de junho último).

Longa espera

Inicialmente programadas para de 20 de julho a 5 de agosto, as convenções partidárias deverão pular para o período de 31 de agosto a 16 de setembro.

Mídia

A emenda constitucional (a ser promulgada amanhã) autoriza os governos municipais a retomarem a propaganda institucional nos veículos de comunicação no atual semestre, desde que restrita “a atos e campanhas dos órgãos públicos municipais e de suas respectivas entidades da administração indireta destinados ao enfrentamento da pandemia e à orientação da população sobre os serviços públicos”, conforme divulgou a assessoria da Câmara dos Deputados.

Imponderável

O deputado paraibano Wellington Roberto, líder do PL, justificou a posição partidária contra o adiamento do pleito ponderando que “vemos aí exemplos como os Estados Unidos, que irão realizar eleições nos próximos dias. Só quem sabe da decisão de quando isso (pandemia) vai acabar é Deus”.

Goleada

Antes de iniciar o recesso do meio do ano, a esmagadora maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (10 a 1) recusou a proposta do colega Marco Aurélio Mello que pretendia proibir decisões monocráticas – unicamente de um ministro – contra atos de outros poderes.

Referendo

Como ´compensação´, foi acolhida a sugestão do ministro Alexandre de Moraes, no sentido de que as decisões monocráticas que atinjam outros poderes sejam posteriormente encaminhadas ao plenário para apreciação do colegiado.

Flerte

O PSL – que tem um generoso tempo no horário eleitoral gratuito no rádio e TV – avançou nas conversações com o ex-senador e prefeitável Cícero Lucena Filho (Progressistas).

Saldo

“A visita de Cícero na minha residência tem a ver com as conjunturas e possibilidades de candidaturas na cidade. Nessa conversa que tivemos, explanei o que penso de João Pessoa e sobre o projeto do PSL para ter candidato a prefeito”, comentou posteriormente, sobre o diálogo, o deputado federal Julian Lemos.

Continuidade

Sobre o mesmo encontro, Cícero disse que “tivemos um encontro e conversamos sobre a cidade, sobre os projetos e, obviamente, que cada um tem o seu projeto. Mas vamos buscar as convergências que eventualmente possam ocorrer nas candidaturas”.

Da boca de…

“… Doutor, eu não quero delatar e não tenho o que delatar…” (Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro, Republicanos/RJ, em seu depoimento).

´Blindagem´

Por falar em Flávio, na semana passada os presidentes da Câmara e do Senado, como também líderes partidários, tiveram um encontro com ele e se comprometeram em ajudar a suavizar o ´fogo cruzado´ que o filho do presidente da República enfrenta em nível de investigação policial e de imprensa.

Enxerto com…

Na sessão de anteontem do Legislativo campinense, o vereador João Dantas (PSD) defendeu a prorrogação do mandato dos vereadores por dois anos, em função da pandemia do coronavírus.

… Custo zero

Mas fez uma sugestão adicional: nesse período suplementar, os edis não teriam direito a remuneração.

Interesses ocultos

Conforme Dantas, existe no Brasil uma “indústria da eleição”, tal como a ´indústria da seca´, que não permite mudança no calendário eleitoral de cada biênio, mesmo que ocorram catástrofes, como a atualmente em curso mundialmente.

Afastamentos

Pelo menos quatro vereadores campinenses enfrentam a Covid-19: Márcio Melo, que já recebeu alta hospitalar, Joia Germano, Teles Albuquerque e Aldo Cabral.

Errata

O professor Benedito Guimarães Aguiar Neto, cotado para assumir o Ministério da Educação, não dirige o CNPq, como publicado ontem aqui neste espaço, mas sim a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Nossas desculpas pelo equívoco.

De volta

Diante do período de convalescença do deputado Edmilson Soares (Avante) – que se submeteu há alguns dias a uma delicada intervenção cirúrgica -, Trocolli Júnior (Podemos) voltou a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Perfilado

O Pros anunciou ontem o apoio ao candidato do PV (ainda indefinido) à Prefeitura de João Pessoa.

Brilho…

´Cardeais´ do Partido dos Trabalhadores em Campina Grande estão ´ninando´ um desejo na perspectiva do processo eleitoral deste ano.

… No olhar

O ´ato inicial´ é sepultar, domingo próximo, a possibilidade de lançamento de candidatura própria a prefeito, durante encontro municipal da legenda.

´Camarada & companheiro´

O ´segundo ato´ seria convencer o advogado Jairo Oliveira, presidente da OAB/CG, a topar ser o companheiro de chapa (vice-prefeito) do deputado Inácio Falcão (PCdoB).

E se o secretário Geraldo Medeiros decidir reavaliar a candidatura a prefeito?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube