Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

terça-feira, 25/08/2020

Cássio acaba o ´jejum´

A roda viva da política

O que estava sendo ensaiado e articulado há semanas foi consumado ontem: a outrora impensável aliança entre o governador João Azevedo e o Progressistas para disputar a Prefeitura de João Pessoa, tendo como protagonista o ex-senador e ex-prefeito da Capital Cícero Lucena.

Como se observará nas linhas que seguem, a coligação – batizada de ´Juntos por João Pessoa´ – chega com o propósito de ser estendida ao restante do território paraibano e com perspectivas para prosseguir em 2022.

´Extrato´

Nas linhas abaixo, um resumo dos pronunciamentos feitos nessa ´live´ que reuniu dirigentes do Cidadania e do Progressistas (PP), assim como as quase imediatas reações ex-aliados de ambos.

Contexto

Governador João Azevedo, que – de cara – saudou Cícero como “companheiro”: “É uma aliança que precisa ser compreendida, no momento que estamos vivendo, como única forma de fazer com que João Pessoa e a Paraíba, num futuro muito próximo, possa ser recuperada e reconstruída depois de uma pandemia.

Depurada

“Essa aliança foi pensada, trabalhada, visando exatamente essa recuperação. É uma aliança sem intrigas, sem ódio, sem revanchismo, sem vingança.

“Crença”

“Somos movidos pela crença de que é possível construir um momento diferente para nossa cidade e o nosso Estado.

Impessoal

“Vocês podem ter a certeza de que os compromissos são extremamente republicanos e que nada, nada absolutamente, há de interesses pessoais entre mim e Cicero Lucena.

Ônus

“João Pessoa tem pago um preço violento por conta da falta de entrosamento entre as gestões (municipal e estadual).

Programa

“Essa aliança vai enterrar definitivamente (essas práticas). Chega de mesquinhez; chega de política pequena! (…) Aliança baseada no trabalho; são condições programáticas que nos une nesse momento para fazer uma Paraíba melhor, começando por João Pessoa

Expansão

“No futuro (a aliança) será irradiada para todo o Estado da Paraíba (…) Pode ter certeza que o senhor (Cícero) terá por parte do Cidadania todo o apoio e empenho possíveis.

Traço comum

“A humildade é algo comum a nós dois; a não arrogância (…) A Paraíba hoje tem serenidade na relação institucional.

Adequações

“Essa união vai surtir efeitos em outras cidades, eu não tenho nenhuma dúvida (…) Essa decisão levará a ajustes de candidaturas em alguns municípios, que nós estamos discutindo.

´Quatro mãos´

“Nós estão discutindo (a escolha do vice). São etapas que serão vencidas. Será um vice que nós colocaremos, mas que será de comum acordo.

Subir a Serra

“Da mesma maneira que João Pessoa, nós vamos participar de forma efetiva em Campina Grande. Será a próxima cidade. Estamos com foco nas discussões internas. Estaremos definindo. Eu terei participação efetiva. Campina Grande não poderia ser diferente (…) Estamos seguindo o mesmo trabalho e a mesma metodologia.

Binóculo

“É claro que nesse processo 2022 está incluído também. É isso o que eu espero.

Temente

“Vejo competência e sensibilidade no candidato Cicero Lucena (…) Um candidato que tem temor a Deus. E Cícero sabe muito bem o que eu estou falando.

Sem imposição

“Ninguém tem o direito de fazer com que alguém desista dos seus sonhos. Isso não passa ela minha cabeça. O que vamos ter é uma conversa muito clara e aberta com os partidos que estejam na base e deem sustentação ao governo, para mostrar porque fizemos essa opção.

Demais…

“E o livre arbítrio de cada partido é que terá que decidir se fará parte dessa aliança ou caminhará isoladamente com uma candidatura posta.

… Prefeitáveis aliados

“Não entenderia como rompimento político o partido que mantiver a candidatura, afinal de contas isso faz parte do sonho pessoal e muitas vezes de um partido que quer ter sua representatividade.

Consistência

“Entretanto, nós colocaremos os argumentos, justificativas e motivos que são mais do que suficientes para mostrar a razão dessa aliança”.

Prefeitável

Cicero: “É a comunhão dos nossos sentimentos e desejos de tornar esta cidade mais justa, humana e solidária (…) Os nossos princípios se assemelham; a nossa formação cristã também.

Convergências

“Semelhança de formas de governar, com a formação humanista que nós temos (…) Aliança comprometida com a ética (…) Vamos dar testemunho de vida e de prática de gestão.

Inelegível?

“Nós já ganhamos na justiça. Essa questão já está por demais resolvida. Já tomamos as providências necessárias. A maior prova disso será o registro de minha candidatura. O que estamos vendo são os querem desviar o debate”.

Deputado

Aguinaldo Ribeiro (PP): “Um dia muito importante para o Progressistas e para a cidade de João Pessoa, porque hoje nós estamos fazendo uma parceria visando o fortalecimento da cidade (…) Quero agradecer o gesto do governador, em ter esse desprendimento. É um projeto maior”.

Afagos

Enivaldo Ribeiro (presidente do PP/PB): “(o governador) Teve a sensibilidade de entender que João Pessoa está acima de tudo (…) Cícero tem uma experiência extremamente vitoriosa. Um cara sensato, que olha o povo”.

Engrenagem

Ronaldo Guerra (presidente de Cidadania/PB): “(Estamos em) 170 cidades onde iremos disputar as eleições. (são) 2 mil candidatos a vereador. (temos) 59 prefeitos atualmente.

Vida longa

“Essa aliança, selada em João Pessoa, logo logo irá para os outros municípios. E temos a certeza de que ele perdurará para os próximos pleitos”.

Gesto de João

Senadora Daniella Ribeiro (PP): “(agradecimento ao governador) Pela confiança no apoio a Cicero (…) Sensibilidade, desprendimento e entendimento de que a candidatura de Cicero com certeza renderá grandes frutos (…) Essa parceria só vai trazer benefícios para Joao Pessoa”.

´Sem voto´

As reações foram incisivas. Prefeito Luciano Cartaxo (PV-JP): “Nas eleições passadas o atual governador foi receptor de votos. Agora, vamos saber qual é a capacidade do governador de transferir os votos que não eram dele para um outro candidato.

“Inelegível”

“João Azevedo está apoiando um candidato do Centrão. Além de tudo, o pré-candidato do PP, se a eleição fosse hoje, estaria inelegível”.

Retrovisor

Deputado Ruy Carneiro (PSDB): “Foi esse grupo que agora apoia Cícero, que conforme as investigações, montou um esquema de financiamento de eleições com dinheiro desviado da Saúde para reeleger Ricardo Coutinho e eleger João Azevedo.

Esquecimento

“Cícero se associa aos líderes do maior escândalo de corrupção da Paraíba, aqueles que o denunciaram no passado.

“Perdição”

“Cícero tomou o caminho da perdição e precisa ter cuidado para não estar novamente sendo envolvido com acusações de corrupção. Costumo dizer que não tenho inimigos na política, mas tenho vergonha na cara. Não vendo a alma ao diabo para ser prefeito de João Pessoa”.

O ´capitão´

“Quando (a Covid-19) pega num bundão de vocês, a chance de sobreviver é bem menor”.

Presidente Bolsonaro, ontem, em solenidade no Palácio do Planalto, novamente se dirigindo aos jornalistas.

Agregando

O prefeitável Inácio Falcão (PCdoB) anuncia às 10 horas de hoje (sede da ACI, às margens do Açude Velho) mais um partido que fará parte de sua coligação para disputar a Prefeitura de Campina Grande.

Na pauta

O Tribunal Superior Eleitoral deverá retomar hoje à noite o julgamento do recurso contra o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), relativo à eleição de 2014.

O detalhe

A próxima etapa será a leitura do voto do relator, ministro Og Fernandes.

Imperdível

Quase dois anos após a última entrevista que concedeu – quando do processo eleitoral de 2018 -, o ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB) quebra o silêncio na noite de hoje, em entrevista a este colunista na TV Itararé de Campina Grande, programa Ideia Livre: canal 18.1 ou pela internet: www.tvitarare.com.br

Eleições 2020; apoio do governador a Cícero Lucena; Operação Calvário; o que considera a “farsa” do rompimento entre João Azevedo e Ricardo Coutinho; o governo Bolsonaro… e muito mais!

Começa às 22 horas, após o Jornal da Cultura.

As circunstâncias aproximam PSB e PV em João Pessoa...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube