Fechar

logo
logo

Fechar

Arimatéa Souza

quarta-feira, 07/07/2021

Casamento com vida longa

Freio de mão puxado

No dia de ontem ocorreu mais uma paralisação dos operadores no sistema de transporte público de Campina Grande.

A alegação é de atraso nos salários e de outros benefícios de natureza remuneratória.

Irreal

Conceitualmente falando, é pouco razoável imaginar uma harmônica e ampla mobilização de natureza trabalhista, num país com perto de 15 milhões de desempregados, sem a concordância ou, pelo menos, a tolerância do setor empregador.

Nas cordas

Os movimentos recentes desse setor empresarial denotam nitidamente uma deliberada ação para colocar o poder público municipal ´contra a parede´.

Ameaça velada

Em Nota divulgada ainda ontem, o Sitrans informa que “para que essa situação seja contornada” será necessária “a adoção de medidas efetivas e definitivas por parte do poder concedente (PMCG) para manutenção do equilíbrio econômico-financeiro do contrato de prestação do serviço”.

“Do contrário, o efeito inevitável será o colapso”, acrescenta.

Síntese

Literalmente, a PMCG também virou ´passageira´ nessa questão.

Pé na estrada

Com base em pesquisas qualitativas, a direção do Democratas decidiu que até setembro lançará a candidatura a presidente do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta.

À mesa

Está confirmada para amanhã – 9h, em João Pessoa – a esperada audiência entre o governador João Azevedo e o prefeito Bruno Cunha Lima, notícia antecipada na segunda-feira no telejornal Itararé Notícias (18h20) da TV Itararé (canal 18.1).

Lula para…

O ex-presidente Lula vai percorrer alguns estados nordestinos no mês em curso.

De acordo com o canal CNN Brasil, o petista já escolheu o seu ´público-alvo´.

… Poucos

“Na Paraíba, a ideia é que o ex-presidente tenha um encontro com o governador João Azevêdo, do Cidadania. A intenção é de que ele se reúna também com o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, do PP, e com o ex-prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo, do PV”, informa a CNN.

´Sai pra lá´

O governo federal escolheu o modelo de privatização dos Correios.

A proposta prevê que a União se desfaça de 100% do capital da empresa.

´Taxiando´

Presidente do PSL na Paraíba, o deputado federal Julian Lemos deu mais um passo na aproximação com o governador João Azevedo, ao confirmar ontem que deverá integrar formalmente a base governista.

´Se me chamar, eu vou´

“A princípio não houve nenhuma tratativa sobre esse assunto com o governador, mas eu ficaria feliz se a gente tivesse alguma participação no governo. Eu deixo isso 100% a critério do governador. Nós temos quadros com pessoas altamente qualificadas em qualquer área que precisar”, garantiu Julian.

Debilitada

Esta semana, o deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) renovou as declarações sobre a fragilidade da oposição na Paraíba com relação ao processo eleitoral do próximo ano, a começar pela própria dificuldade para compor a chapa majoritária.

Rebate

No dia de ontem, o ex-prefeito campinense e pré-candidato a governador Romero Rodrigues (PSD) refutou a provocação.

Incomodando

“Agradeço que ele (Hervázio) esteja preocupado conosco. Significa dizer que ele também é um dos que confiam no projeto da oposição”, comentou Romero.

Em aberto

O ex-prefeito evitou vestir definitivamente o ´figurino´ de candidato: “Tem o meu nome, é verdade, mas têm outros nomes. E não tem, graças a Deus, de nossa parte, presunção e arrogância de querer, de certa forma, desestabilizar quem quer que seja da oposição. Um jogar bola nas costas dos outros”.

Tinta no papel

O apresentador da Band José Luiz Datena assinou sua ficha de filiação ao PSL.

Sem ré

“É uma candidatura irremovível”.

Deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB) sobre a candidatura a deputado federal no próximo ano.

Preferência

RB comentou que a sua tendência é apoiar o deputado Efraim Filho (DEM) na disputa para o Senado.

Espera

“Essa é uma definição que estou tratando com o governador João Azevêdo, a quem devo satisfação política. Ele é o comandante e tenho muito respeito pela posição administrativa e política dele. Mas a minha intenção é votar no deputado Efraim Filho”, situou Barbosa.

Outra via

Com relação à sucessão presidencial, RB disse que “nem Lula nem Bolsonaro. Se surgir uma terceira via que tenha respaldo e compromisso com o povo, eu vou com ela. Mas pretendo ficar o mais próximo do governador”.

Virtual

O vereador Marinaldo Cardoso (REP), presidente do Legislativo de Campina Grande, informou que as sessões ordinárias serão retomadas na próxima terça-feira, com realização remota.

O detalhe

Não haverá a convocação extraordinária da Câmara ao longo esta semana.

Encarou o tema

Habitualmente comedido, nas últimas semanas, ao tratar sobre cenários eleitorais para 2022, o prefeito Cícero Lucena (PP/PB) – que tem esta semana uma intensa agenda em Brasília – abordou ontem o tema em entrevista.

Sequenciar

E o enfoque foi na presumida direção: no sentido de estender e ampliar a aliança que liderou nas eleições municipais do ano passado.

Nada a estranhar

“Fizemos uma coligação exitosa em João Pessoa, recebemos o apoio do governador. Para mim, é um caminho natural se isso vier a acontecer”, avaliou o prefeito.

– O PP, além de sua estrutura partidária, tem nomes de qualidade a exemplo do deputado Aguinaldo Ribeiro, que já foi ministro e líder (na Câmara Federal) várias vezes; que conhece a vida pública deste país – discorreu Cícero – que não deve ser descartado como uma espécie de ´regra três´ no pleito que se avizinha.

Lula pretende mediar algum entendimento entre João e Ricardo?...

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube