Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sexta-feira, 23/10/2020

Candidatos podem sonhar em JP

Encontro marcado

Será às 18 horas de hoje o importante (e marcante) debate na TV Itararé (canal 18.1) com os seis candidatos a prefeito de Campina Grande. Todos com presença confirmada.

A emissora afiliada na Paraíba à Rede Cultura de Televisão coloca o horário nobre do começo da noite a serviço da cidadania.

Até aqui, os debates televisivos ocorreram longe da Rainha da Borborema.

Vitrine

Será uma oportunidade valiosa – que se repetirá no dia 13 de novembro – para os (a) postulantes ao comando da PMCG demonstrarem preparo administrativo, político e emocional para gerir os destinos da segunda maior cidade da Paraíba.

Potencial

Se já é imensa a responsabilidade de governar uma cidade do porte – e das pretensões – de Campina em tempos normais, isso será exponencialmente mais complicado no rescaldo da pandemia do coronavírus.

Sem retaguarda

Quando 2021 chegar e o (a) ganhador (a) tomar posse, a quase totalidade da ´rede de proteção´ adotada pelo governo federal já estará desativada ou em vias disso.

Cenário…

Noutra perspectiva, as projeções mostram que o ano que vem será de dificuldades econômicas ainda não superadas, atingindo de maneira desigual as cadeias produtivas.

… Sombrio

E o que é o pior: no rastro da mutilação de postos de trabalho e de renda, a procura por serviços públicos será elevada em larga escala, notadamente nas áreas de saúde e de educação.

Juízo de…

Assistir o que pensam os prefeitáveis sobre esse ´novo mundo´ que está se desenhando no horizonte; avaliar o confronto de posturas e de trajetórias.

… Valor

São informações preciosas que o telespectador poderá contar para a formação de convicção na direção da escolha que fará diante da urnas quando 15 de novembro chegar.

Maré baixa

Notícia publicada pelo jornal Valor Econômico: os contribuintes nunca perderam tantas disputas no Supremo Tribunal Federal como neste ano.

Goleada

A Fazenda Nacional saiu vencedora em 31 dos 37 julgamentos tributários realizados até setembro.

Vitórias que evitaram a saída de aproximadamente R$ 500 bilhões dos cofres públicos.

Alô

Pela liderança incontestável que exercem no PT da Paraíba, o deputado federal Frei Anastácio e o ex-deputado Luiz Couto precisam vir ´à luz do sol´ para se posicionarem sobre essa briga que toma conta do partido, a partir de João Pessoa.

Requisição

Juízes eleitorais das cidades de Belém de Brejo do Cruz, Fagundes, Alhandra e Pedras de Fogo pediram reforços de tropas federais ao TRE-PB.

O pior já passou

Segundo informações da família, o ex-senador Ivandro Cunha Lima deverá receber alta hospitalar hoje, após ter sido submetido a uma cirurgia em decorrência de uma queda que sofreu em sua residência.

Palanque

“Eu não quero me identificar como uma candidata de direita nem de esquerda”.

Prefeitável Ana Cláudia Vital do Rêgo (Podemos-CG).

No topo

Saúde é o tema político mais procurado no Google, seguido de educação, Bolsa Família e impostos, nas primeiras semanas da atual campanha política no Brasil.

Indicativo

Quanto ao processo eleitoral em si, conforme o jornal Folha de São Paulo, as perguntas mais recorrentes no Google são as seguintes: “O que acontece se não votar?” e “se não votar e nem justificar, o que acontece?”

Genuflexão

“Um manda e o outro obedece”.

General Eduardo Pazuello, ministro da Saúde, sobre a reprimenda pública que levou esta semana do presidente Bolsonaro, com relação à compra de vacinas ao Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo.

Da boca de…

“… Não vão conseguir destruir o PT, porque ele é maior do que esses que votaram pela intervenção no diretório de João Pessoa…” (prefeitável Anísio Maia).

´Limpa´

O governo federal anunciou ontem a revogação de 48 portarias (área trabalhista) qualificadas como obsoletas, e também uma simplificação do eSocial.

Tudo aberto

A nova rodada de pesquisas do Ibope acerca da eleição para prefeito de João Pessoa, a pouco mais de 20 dias do 1º turno, sugere que o quadro permanece indefinido e que os dias iniciais da propaganda eleitoral gratuita não ensejaram oscilações bruscas.

Dianteira

Com a ampla margem de erro – quatro pontos percentuais para mais ou para menos -, os números coletados apontam para a imprevisibilidade, exceção feita ao ex-senador Cícero Lucena (PP), que parece gradativamente consolidar ´um lugar´ para o segundo turno.

´Embolados´

Com tendências distintas de queda, estabilização ou crescimento, Ricardo Coutinho (PSB), Nilvan Ferreira (MDB), Wallber Virgolino (Patriota), Ruy Carneiro (PSDB) e Edilma Freire (PV) formam um ´bloco´ ainda indecifrável, sob o ponto de vista estatístico.

Movimentação pra cima

Registre-se que, na perspectiva meramente aritmética, os maiores crescimentos, em comparação à pesquisa do Ibope no começo do mês, foram os de Cícero e de Edilma.

O mais prudente é aguardar o desenrolar dos próximos 15 dias de campanha.

Serviço:

Veja os resultados clicando aqui.

Abstenção poderá decidir eleições este ano pelo Brasil...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube