Fechar

logo
logo

Fechar

Arimatéa Souza

sexta-feira, 10/11/2023

O enigma da Serra

Mais um

De maneira unânime, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou ontem a criação do Partido Renovação Democrática (PRD), resultado da fusão entre o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Patriota.

A nova legenda – que vai usar o número 25, que foi do Democratas – cogitava usar a denominação Mais Brasil.

Fatias…

A nova legenda será contemplada, ainda este ano, com recursos da ordem de R$ 22 milhões e 800 mil do Fundo Partidário, também conhecido como recursos públicos.

… Do bolo

Doze partidos e federações recebem atualmente recursos do Fundo Eleitoral.

Federações: FE Brasil (PT/PCdoB/PV), PSDB/Cidadania e PSOL/Rede.

Partidos

PDT, PSB, MDB, PL, Podemos, Progressistas, PSD, Republicanos e União Brasil.

Da boca de…

“… Não falo de problema da Paraíba com Jair Bolsonaro. Não vou levar para ele problemas que (o deputado) Wellington Roberto está criando na Paraíba. Só se ele quiser falar, eu falo…” (deputado federal Cabo Gilberto, PL/PB).

Novas…

De ´anel quase no dedo´ para ´noivar´ com o Progressistas, o vereador Olímpio Oliveira criticou ontem o ex-prefeito Romero Rodrigues (Podemos) na sessão do Legislativo campinense.

… Farpas

“O ex-prefeito deu um ´presente de grego´ a Campina, em 2016, que foi o novo Código Tributário do Município, que – de início – aumentou a alíquota do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em 600%”, discursou Olímpio.

´Pegadinhas´

“E dentro deste Código tem as ´cascas de banana´ embutidas, deixando quem investe nesta cidade de mãos atadas”, acrescentou.

Empecilhos

Olímpio igualmente mirou a gestão atual: “Até para pagar imposto em Campina você encontra dificuldades. Eu não sei o que está acontecendo na Secretaria de Finanças”.

Dificuldade

O vereador disse que, ao contrário dos governos federal e estadual, a PMCG não consegue fornecer uma simples certidão negativa pela internet, e que é necessário enfrentar duas filas e muita espera para a obtenção do documento.

Irrealismo

No caso específico do IPTU, o edil disse na tribuna que no imaginário da gestão “todo mundo tem um computador e uma impressora em casa” para imprimir as guias de recolhimento.

Minha culpa

“Eu faço uma ´mea culpa´, nós (bancada governista) votamos aqui este Código. E precisamos fazer emendas a este Código, que é muito duro. Isto é verdade”, assinalou o vereador Alexandre Pereira (UB), vice-líder do bloco governista.

Remendar

Líder do bloco oposicionista, o vereador Pimentel Filho (PSD) – que era da base governista no governo Romero Rodrigues – propôs a criação de uma comissão mista, com a participação de entidades classistas, para discutir e propor mudanças no Código Tributário.

O fundo do poço…

… Não existe. O canal de notícias CNN Brasil noticiou ontem que o vereador Wagner Cigano (PTB), do município de Goianésia, em Goiás, tirou a própria dentadura em uma sessão ordinária da Câmara, no dia anterior, ao falar sobre uma proposta de compra de novos equipamentos odontológicos para a cidade.

Convalescença

A vereadora ´Dona Fátima´ protocolou um pedido de licença por mais 15 dias das atividades no Legislativo campinense, por volta de problemas de saúde.

Conterrâneos

Os deputados paraibanos Aguinaldo Ribeiro (PP) e Hugo Motta (Republicanos), e a senadora Daniella Ribeiro (PSD), prestigiaram a posse, ontem, do paraibano Carlos Antonio Vieira Fernandes à frente da Caixa Econômica Federal.

Azulão

O Banco do Brasil teve um lucro líquido de R$ 8 bilhões 785 milhões no terceiro trimestre deste ano (de julho a setembro).

O resultado foi 4,9% superior ao mesmo período do ano passado.

Chegando

O prefeito da cidade de Itatuba, Josmar Lacerda, vai se filiar na tarde deste sábado ao MDB, em solenidade a ser presidida pelo senador Veneziano Vital, presidente do partido na Paraíba.

´Gelol´

O prefeito Bruno Cunha Lima buscou minimizar o ´arranhão´ no relacionamento com o presidente da Câmara Municipal de Campina Grande: “Só vai acreditar numa animosidade minha com Marinaldo (Cardoso) quem não nos conhecer. Marinaldo praticamente me viu nascer. Além de uma relação política, temos uma relação de amizade de décadas. Temos uma relação de muita proximidade”.

Revelações

Todavia, saindo da esfera pessoal para a impessoalidade, o prefeito campinense disse em entrevista que “vai chegar o momento que eu vou falar sobre algo que as pessoas não estão se dando conta”.

– Por que será que tão repentinamente algumas pessoas simplesmente passaram a enxergar defeito em tudo; num piscar passaram a observar defeitos em absolutamente todas as coisas. Será que é sem motivo? Sem razão? Vou dizer e mostrar, ´por A mais B´, a razão dessas mudanças ´entre aspas´ tão repentinas – discorreu o prefeito.

Outras fundações ´atravessaram´ no cotidiano do Hospital Padre Zé...
Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube