Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quinta-feira, 06/06/2019

Caixa contempla Campina

SOS filantrópico

Foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro a lei que fixa até o fim de 2022 o prazo limite para a concessão de empréstimos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) às Santas Casas e hospitais filantrópicos.

Trata-se de uma mobilização desse setor – que tem relevante importância no SUS – iniciada ainda no Governo Temer.

Na prática fica disponibilizada uma linha de crédito da ordem de R$ 4 bilhões e 700 milhões.

Concessão

A lei estabelece que o risco das operações de crédito ficará a cargo dos agentes financeiros, uma vez que muitas entidades filantrópicas estão sem condições de obter as certidões negativas de débito.

Além mar

O Maior São João do Mundo de Campina Grande foi objeto de citação em reportagem da rede inglesa de notícias BBC.

A fórceps

A ´cambaleante´ ´CPI dos Combustíveis´ instalada na Câmara campinense tem como presidente o vereador Luciano Breno (eleito pelo PPL).

Largada…

Na reunião realizada ontem, o vereador Márcio Melo (DC) externou o seu descontentamento com o fato de o horário marcado – para começar os trabalhos – ter sido cumprido.

Ele resolveu se desligar imediatamente como membro.

… Com atritos

“Eu acredito que toda reunião sempre tem 10, 15, 20 minutos de tolerância. Mas quando eu cheguei já estava tudo definido. Por mais que eu venha a concordar, eu acho que deveriam ter esperado os cinco membros da comissão para ser montado todo o cronograma”, protestou.

Rima

Autor e relator da CPI, o vereador Alexandre do Sindicato (PHS) respondeu que “para quem quer criar dificuldade, qualquer mel é motivo de fel”.

Limitada

É fato que esse tipo de investigação no âmbito das câmaras municipais é sempre de abrangência restrita.

Variações

Outro complicador é a própria política de reajuste adotada atualmente pela Petrobras, com oscilações frequentes.

Notório

Visivelmente existe em Campina um monopólio, que dita os preços praticados na cidade.

Poucos

Talvez não seja possível ´encher os dedos das mãos´ ao se listar os donos dos cerca de 70 postos de abastecimento existentes na cidade.

Contestação

Nesse cenário adverso – e de alegado livre mercado, com os preços sem qualquer controle – uma das alternativas possíveis para (pelo menos) o consumidor externar o seu desapontamento seria uma campanha para se abastecer em cidades vizinhas, com muitas delas praticando preços inferiores.

Demonizada

Em entrevista recente à Rede Record, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o ´Centrão´ – grupo de partidos que influencia decisivamente as votações no Congresso Nacional – “virou palavrão”.

Abolida

Um dos efeitos práticos dessa declaração foi a determinação da mesa diretora da Câmara Federal, aos veículos de comunicação da Casa, no sentido de abolir a expressão ´Centrão´ ao se referirem à coligação informal de partidos.

Da boca de…

“… A criminalização da política é um perigo…” (advogado Roberto Podval, que defende o deputado federal Aguinaldo Ribeiro, PP/PB, nas ações que tramitam contra ele no Supremo Tribunal Federal).

Nova opção

A partir de setembro a empresa Azul ativará mais um voo para Campina Grande, com chegada prevista para as 23h50 e partida às 7h30 da manhã.

Momento Francisco

“A eutanásia e o suicídio assistido são uma derrota para todos. A resposta a que somos chamados é nunca abandonar aqueles que sofrem, não desistir, mas cuidar e amar para restaurar a esperança”.

Papa, ontem.

Negativa

Em contato com a Coluna, o ex-senador Cássio Cunha Lima assegurou que não se reuniu, nos últimos dias, com os deputados Pedro Cunha Lima e Tovar Correia Lima, ambos do PSDB.

Da boca de…

“… Julgo que Bolsonaro se isolou com seu eleitorado radical, perdeu o eleitor moderado e rompeu barreiras em que terá de negociar sozinho os votos para aprovar as matérias de interesse do governo…” (deputado Marcelo Ramos, PR/AM, presidente da comissão especial da reforma da Previdência).

Trava

Presidente da Famup (Federação dos Municípios da Paraíba) e prefeito da cidade de Sobrado, George Coelho avaliou que “o governo federal não está funcionando. Em Brasília está tudo parado. Não libera convênio, não libera nada”.

Será?

“Está tudo pacificado. Reina a paz”.

Expressão do líder do governo na Assembleia Legislativa, Ricardo Barbosa (PSB), ao assegurar que as desavenças internas na bancada estão superadas.

Óbice

Sempre que tem se referido ao Bolsa Família, Jair Bolsonaro usa a expressão um programa social que “veio lá de trás”.

Pé na estrada

Sobre as suas metas para o PSD no Estado, o prefeito Romero Rodrigues acentuou que o objetivo inicial à frente do partido é “sair regionalmente montando eventos, conversando com as pessoas e atraindo outros quadros para o partido, visando candidaturas (a prefeito) nos 223 municípios paraibanos”.

Reconhecimento

Votos de sucesso à competente jornalista Angélica Lúcio, que deixou a assessoria de imprensa do Hospital Universitário Alcides Carneiro, em Campina Grande, para assumir similar função no Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa.

Mais autonomia

Campina Grande será contemplada com a instalação de uma superintendência regional da Caixa Econômica Federal, conforme a presidência da instituição informou à senadora Daniella Ribeiro (PP).

Quando os compradores assumirão os aeroportos privatizados recentemente?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube