Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

sexta-feira, 03/03/2017

Cagepa fica como está

Sem contratações

Está fora de cogitação, para os próximos meses, a realização de concurso público para a contratação de servidores ou professores para a UFCG, exceção feita às chamadas reposições de pessoal, decorrentes de aposentadorias, transferências ou falecimento.

A informação foi dada ontem pelo novo reitor da UFCG, professor Vicemário Simões, em entrevista ao Jornal da Manhã da Rádio Caturité.

Fora do horizonte

“Não vislumbro que a gente venha a ter novos cargos (a serem preenchidos). Não dá para ser ousado”, acentuou o reitor.

Providas

Na avaliação do reitor, existem unidades acadêmicas – entre os 96 cursos de graduação e 29 de pós-graduação – que não têm a necessidade de “adição” de novos professores.

Esgotamento

Vicemário – egresso do Departamento de Química e há 25 anos na UFPB/UFCG – destaca como um dos problemas do campus de Campina a falta de área para a expansão.

“Não temos para onde crescer”, lamenta.

Elevação

Do ponto de vista acadêmico, a meta do novo reitor é intensificar a “melhoria dos indicadores” da instituição.

O detalhe

Até o final desta quinzena é que o novo reitor deverá compor a sua equipe de apoio, a começar pelas sete Pro-Reitorias existentes, uma das quais a ser destinada – como preceitua a tradição – ao vice-reitor, professor Camilo Farias.

Peleja

A disputa pela presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba – eleição programada para esta quinzena – deverá ter como principais concorrentes os desembargadores Joás de Brito Pereira Filho (atual ocupante do cargo) e Saulo Benevides.

Senha…

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, está finalizando os primeiros 30 pedidos de abertura de inquéritos contra autoridades, baseados em delações de ex-executivos da Odebrecht.

… Dada

Os inquéritos, de acordo com o jornal O Globo, vão ter como alvos ministros, senadores, deputados e – pelo menos – um ministro do Tribunal de Contas da União.

Inadiável

Que tal uma discussão pública sobre o futuro do Encontro Para a Nova Consciência?

Atenção vereadores campinenses!

Expelir

Segundo o jornal Folha de São Paulo, um grupo de deputados federais do PMDB “procura apoio no partido para fazer um movimento para que dirigentes da legenda afetados pela Operação Lava Jato sejam afastados dos cargos na direção da sigla”.

Expansão

A cooperativa Sicoob Coprev foi incorporada pela Sicoob Borborema, que dessa maneira passa a colocar à disposição dos cooperados e da população campinense mais duas agências: uma no centro, próximo ao prédio do INSS, e outra na rua Duque de Caxias, no centro de João Pessoa.

 

Marcante

“Hoje (ontem) é um dia que vai ficar para a história de nossa Sicoob CG Cred”, exclamou o dirigente da cooperativa, empresário Paulo Martins.

O detalhe

A Sicoob Borborema passa a contar com sete agências, sendo 3 em Campina, 1 em Queimadas, 1 em Esperança e outra em JP.

O calo de Temer

Líder do PMDB no Senado, o ´sete vidas´ Renan Calheiros (AL) fez críticas, através das redes sociais, à proposta do governo para a reforma da Previdência Social.

“Bastante exagerada” foi a expressão utilizada pelo peemedebista.

Lentidão

A distribuição do IPTU 2017 em Campina Grande está sendo realizada de forma muito lenta.

Conforme a Coluna apurou, existem apenas dois funcionários dos Correios separando por área os milhares de carnês a serem distribuídos pelos carteiros.

Garimpo

Trecho de recente editorial do jornal Folha de São Paulo: “Em meio a 28 ministérios (Governo Temer), alguns são meros entrepostos de cargos, verbas e foros privilegiados”.

Na Páscoa

Projeções atualizadas pela AESA apontam que as águas do Rio São Francisco chegarão ao açude de Boqueirão por volta de 10 a 15 de abril, isso na hipótese da não ocorrência de chuvas nas cabeceiras do Rio Paraíba.

Aliviar

O presidente da AESA, João Fernandes, disse ontem que quando ´Boqueirão´ acumular 30% de sua cota máxima (essa cota máxima é pouco mais de 400 milhões de m3) começará a ser reduzido o racionamento d´água em Campina, algo preliminarmente estimado para o começo de maio.

Cargo novo

O deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES) será o novo líder ´da maioria´ na Câmara Federal.

De volta

O suplente de vereador Ivan Batista (PSDB) foi empossado ontem na Câmara campinense, substituindo ao vereador Joia Germano (PSDB), que assumiu a Pasta da Cultura da PMCG.

Mordida

Não é desprezível o ´naco´ de poder que o Partido Progressista abiscoitou na gestão Temer: liderança do Governo na Câmara Federal, diretorias da Caixa Econômica Federal e o Ministério da Saúde.

Fica como está

O governo estadual tomou a decisão de não privatizar a Cagepa. A informação foi verbalizada pelo líder da bancada na Assembleia Legislativa, deputado Hervázio Bezerra (PSB).

Ele disse que recebeu a certeza nesse sentido do secretário de Infraestrutura do Estado, João Azevedo, e do presidente da estatal, Hélio Cunha Lima.

– É uma decisão já tomada e firmada – reforçou Hervázio.

Dilma, Aécio, Eduardo Campos, Marina... A Odebrecht foi plural nas doações...
Simple Share Buttons