Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quinta-feira, 13/09/2018

Cadê o dinheiro?

Suprema ansiedade

Cercada de muita expectativa (e até de temor), acontece hoje a posse do ministro José Antonio Dias Toffoli como o mais novo presidente da história do Supremo Tribunal Federal.

As inquietações decorrem de sua histórica vinculação com o PT: foi assessor do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP); assessor jurídico da CUT (Central Única dos Trabalhadores); assessor da liderança do PT na Câmara Federal; advogado do PT junto ao TSE na campanha eleitoral de 2002; subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República (quando José Dirceu era o ministro); e Advogado Geral da União (Governo Lula).

Sem protagonismo

Em entrevista recente à revista Época, Toffoli afirmou que “num país com uma Constituição que fala de tudo e trata de tudo, temos de ter uma autocontenção. Não cabe a nós (Judiciário) querer ser o motor da sociedade. O motor da sociedade são as eleições e a representatividade dos eleitos pelo povo, seja para o Executivo ou para o Legislativo”.

Mediação

Ainda o novo presidente do STF: “Ao Judiciário, cabe resolver os conflitos que surgem na sociedade. Dentro dos parâmetros da Constituição e das leis. O Judiciário não pode se achar acima qualitativamente, tecnicamente ou moralmente dos outros poderes, ou da sociedade em geral”.

Paradoxo

Conforme levantamento do ´Estadão´, a candidatura do presidenciável Jair Bolsonaro, do PSL, tem o maior índice de intenções de voto entre as mulheres, os jovens, os que têm nível universitário, os mais ricos e os pretos e pardos.

Por outro lado, é também o presidenciável com maior rejeição.

Novos…

O governo federal anunciou que vai estabelecer um banco de horas “e normatizar a utilização do sobreaviso para servidores públicos federais”.

… Tempos

Inicialmente, a medida vale para mais de 200 órgãos e entidades – incluindo empresas estatais, autarquias, fundações e empresas de economia mista – e tem por objetivo aumentar a eficiência no serviço público.

… Tempos

Esta semana, o Ministério do Planejamento determinou que o controle do pagamento de aposentadorias e pensões de servidores de seis órgãos do governo federal começará a ser centralizado neste ano.

O detalhe

Mais informações sobre as duas notícias acima você encontra no www.paraibaonline.com.br

Acirrada

Levantamento feito pelo Senado mostrou que existem 352 candidatos disputando as 54 vagas que serão renovadas este ano no Senado.

Da boca de…
“… Serei diferente em tudo, até porque Ricardo Coutinho é um e eu sou outro. Ele tem a sua forma de gestão, e eu terei a minha…” (João Azevedo, candidato a governador pelo PSB, ontem, em entrevista à ´Arapuan FM´).

´Invasão´

Os presidenciáveis Marina Silva (Rede) e Fernando Haddad (PT) anunciaram que os próximos dias de campanha serão dedicados predominantemente ao Nordeste.

Palanque

“Não podemos ter um presidente que seja mais um problema para o País”.

Presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB).

Vai cumprir?

O vereador Pimentel Filho (PSD-CG) sinalizou ao vice-governador Roberto Paulino (MDB) que poderá levar mais cinco vereadores campinenses para apoiar a sua candidatura ao Senado.

Calhamaço

O Recurso Extraordinário apresentado pelos advogados de Lula, no Supremo Tribunal Federal, contra a decisão do TSE que barrou sua candidatura, tem 6.371 folhas, distribuídas 22 volumes.

Palanque

“Eu acho lamentável. Agora, acho que incentivar o ódio cria esse tipo de atitude. Você não pode falar que vai matar ninguém, não pode fazer isso, principalmente um candidato à Presidência”.

Ex-presidente Dilma Rousseff (PT), acerca do atentado a Bolsonaro.

Virar a chave

Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apontam que Campina Grande (e nove cidades circunvizinhas) têm uma demanda de aproximadamente 100 mil conversores do sinal de TV analógico para o digital.

O detalhe

O desligamento do sinal analógico está previsto para 5 de dezembro próximo.

Alistadas

Cerca de 49 mil pessoas beneficiárias de programas sociais do governo federal já se inscreveram nas cidades acima referidas para o recebimento gratuito do equipamento – cerca de 20 mil já estão com o conversor instalado e funcionando.

Palanque

“Bolsonaro me ligou e me disse que nós vamos moderar o tom. Se nós vamos ser eleitos, vamos governar para todo o Brasil e não para pequenos grupos”.

Hamilton Mourão, general da reserva e candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro.

Intolerância

Conforme o jornal ´Estadão´, em sua página no Facebook, Adelio Bispo de Oliveira, autor do atentado a Jair Bolsonaro, reproduz uma radiografia de uma cabeça recheada de cocô e diz ser “um raio X da cabeça de um fã de Bolsonaro”.

“Dá nojo só de ouvir. Só merda”, acrescenta.

Distribuição seletiva

De acordo com o jornal O Globo, “políticos graúdos do MDB estão reclamando com o comando nacional do partido pela falta de dinheiro para suas campanhas ou de seus aliados”.

Ainda conforma a publicação – atenção candidato Roberto Paulino! – “o dinheiro até existe e é enviado para os diretórios estaduais. Os caciques regionais do partido não estariam repassando igualmente o dinheiro que a direção nacional manda, preferindo priorizar seus próprios interesses políticos locais”.

Institutos de pesquisa não divulgam a intenção da abstenção de votar...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube