Fechar

logo
logo

Fechar

Arimatéa Souza

segunda-feira, 02/08/2021

Bolsonaro “por dentro”

O “escândalo” da fome

Diante de uma realidade repugnante, do retorno da fome ao cotidiano das cidades brasileiras, é oportuno resgatar a mensagem do papa Francisco por ocasião da recente Pré-cúpula sobre sistemas alimentares, ocorrida em Roma.

“Produzimos alimentos suficientes para todos, mas muitos ficam sem o pão de cada dia. Isso constitui um verdadeiro escândalo, um crime que viola os direitos humanos básicos. Portanto, é dever de todos erradicar essa injustiça por meio de ações concretas e boas práticas, e por meio de audaciosas políticas locais e internacionais”, sublinhou o pontífice.

Com sobra

Francisco observou mais à frente que “temos a responsabilidade de realizar o sonho de um mundo em que pão, água, remédios e trabalho estejam disponíveis em abundância e cheguem primeiro aos mais necessitados. É necessária uma nova mentalidade e uma nova abordagem holística (completa)”.

Racionais

“São necessários sistemas alimentares que protejam a Terra e mantenham a dignidade da pessoa humana ao centro; que garantam alimentos suficientes em nível global e promovam trabalho digno em nível local, que alimentem o mundo hoje, sem comprometer o futuro”, acrescentou o papa.

O detalhe

Em 2020, conforme dados das Nações Unidas (ONU), 800 milhões de pessoas sofreram fome no mundo, 130 milhões a mais do que em 2019.

Da boca de…

“… O homem que tem voto hoje em Campina Grande é Romero Rodrigues…” (Roberto Paulino, ex-governador, vice-presidente estadual do MDB e secretário do governo estadual).

Pronto…

O deputado federal Efraim Filho (DEM) não conta com a garantia do governador João Azevedo (Cidadania) de que terá uma vaga na chapa majoritária nas eleições do ano que vem.

… Para tudo

O demista segue pavimentando a sua candidatura ao Senado, independentemente da inexistência de decisões palacianas.

“Estamos preparados até para sair em faixa própria, se for o caso”, avisou.

Sem volta

Efraim observou que a especulada disputa da ´vaga´ na chapa governista com o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP) “é bem-vinda”.

“Não sou refratário a nenhuma disputa”, bradou, para reafirmar: “A candidatura é irreversível”.

Sem ´preposto´

Efraim Filho já tomou uma decisão: sua família não terá candidato a deputado federal em 2022.

Agora é Lula

“Nem militar nem evangélico tem que ser tratado como gado. Vamos fazer discurso pro cidadão. Trato evangélico com o mesmo respeito que trato católico e trato militar com respeito que trato o civil. Quem vai votar é o cidadão”.

Em entrevista.

Um século

No final de semana, veio à tona a informação da revista Crusoé, segundo a qual o governo Bolsonaro impôs sigilo de 100 anos sobre as informações relativas aos crachás de acesso ao Palácio do Planalto expedidos em nome dos filhos do presidente da República.

Da boca de…

“… Nós vamos dar uma carga para o partido ficar gigante…” (vereador Mikika Leitão, presidente do MDB/JP).

Fardas

O Tribunal de Contas da União informou que nos últimos anos foram realizadas 278 auditorias envolvendo possíveis prejuízos para os cofres públicos em órgãos das forças armadas.

Não vai longe

Para o deputado estadual Wilson Filho, que está deixando o PTB na Paraíba, essa ´nova´ face da legenda no Estado, agora sob o comando do radialista e ex-prefeitável pessoense Nilvan Ferreira, é um partido “praticamente natimorto”.

Sondagem

O parlamentar disse que houve o convite para a filiação ao Podemos, feito pela direção nacional do partido, deputada Renata Abreu (SP).

“É um partido muito agradável”, sublinhou.

Da boca de…

“… O nosso trabalho é para rejeitar esse absurdo…” (ACM Neto, presidente nacional do Democratas, ao criticar a proposta de reintrodução do voto impresso).

O ´Capitão´

“Se eu estivesse coordenando a pandemia, não teria morrido tanta gente”.

Presidente Bolsonaro, em crítica indireta aos governadores.

2ª feira filosófica

“Sempre achei ruim morrer em dia triste, chuvoso. Morrer é sempre desagradável, já escreveu um poeta”.

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em seu mais recente artigo, escrito em homenagem a dois amigos dele que se foram nos últimos dias: José Arthur Giannotti (filósofo) e Leôncio Martins Rodrigues (sociólogo).

Assunto…

Na recente entrevista à ´Arapuan FM´, o presidente Bolsonaro decidiu não responder uma pergunta sobre o deputado paraibano Julian Lemos (PSL).

… Proibido

“Eu não quero polemizar com este parlamentar. Essa é uma das perguntas que eu prefiro não responder (…) O povo se entenda com ele nas urnas no ano que vem”, despachou o presidente.

Razões do silêncio

Julian comentou as declarações presidenciais: “Eu conheço Bolsonaro por dentro. A imprensa conhece ele por fora (…) Bolsonaro não tem o que falar nada de ruim de mim, e apenas de bom. Como, para falar de bem, ao meu respeito, ele vai ter problemas com Carlos Bolsonaro (filho), então ele prefere se calar.

Desnorteado

“Bolsonaro não pode entrar em uma divisão de bola comigo por vários fatores (…) Ele está sem foco e sem rumo (…) Ele não pode entrar em polêmica, porque perdeu totalmente o seu discurso. Bolsonaro é uma pessoa ausente de bons sentimentos.

´Tô fora´

“Não serei base dos devaneios dele, da insensatez dele (…) e nem do silêncio dele aos erros dos filhos”.

“Sem legado”

Ainda Julian: “Bolsonaro hoje é um presidente sem nenhum legado para o Brasil. Esse papinho de que não tem corrupção é conversa para quem não sabe como funciona a política neste país”.

Sugestão para ilustração da próxima cédula de dinheiro: um caranguejo...

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube