Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

quarta-feira, 09/01/2019

Blindagem adicional

Gastos pipocaram

As prefeituras brasileiras estouraram em R$ 5,2 bilhões o limite de gastos com a folha de pagamento até novembro do ano passado – número mais recente disponível.

O problema, conforme reportagem do ´Estadão´, atinge 1.412 municípios que não conseguiram cumprir o limite de 60% da receita estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Proporção

Dito de outro jeito: uma em cada quatro cidades brasileiras está pendurada com esses gastos, conforme levantamento da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), com base em dados da Secretaria do Tesouro Nacional.

Crescimento

Segundo o estudo, há dez anos, o número de cidades que descumpriam o limite de gastos com pessoal era de apenas 96.

Perfil

Dos 1.412 municípios que não cumpriram a lei, mais da metade (896) tem população de até 20 mil habitantes.

Por aqui

O levantamento destaca que o quadro mais crítico é verificado no Nordeste. Sergipe é o campeão em número de municípios que desrespeitaram o limite de gastos – 77,3% das cidades ultrapassaram o teto de gastos. Em seguida aparecem Paraíba, com 62,8%; Pernambuco, com 58,7%; e Alagoas e Rio Grande do Norte, com 53,9%.

Felizarda

Chama-se Mercia Eliane de Azevedo, residente em Barra de Santa Rosa, a cliente que ganhou o automóvel no festival de prêmios que a Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande promoveu durante o período natalino.

Balanço

Conforme Carlos Botelho, presidente da CDL/CG, foram movimentados no período mais de R$ 50 milhões em compras nas mais de 400 lojas credenciadas, o que resultou na entrega de mais de 1 milhão de cupons.

Entusiasta

“2019 vai ser muito bom para o comércio!” – exclamou Botelho em entrevista ontem à TV Itararé.

Depuração

Em entrevista ontem à Rádio CBN, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, revelou que há projeções para privatizar ou liquidar cerca de 100 estatais, incluindo subsidiárias do Banco do Brasil, BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e Petrobras, entre outras.

Sobra

De acordo com informações da Secretaria de Educação de Campina Grande, já foram realizadas na rede municipal de ensino, para este ano, cerca de 31 mil matrículas, num universo de 34 mil vagas oferecidas.

Curva

É fato que – gradualmente – a demanda por vagas na rede escolar está em declive, devido à redução da densidade demográfica no País.

Em tempo

Da recente ´enxurrada´ de posses no governo federal, resgato trechos do discurso do novo presidente da Petrobras (empresa que é o ´berço´ da Operação Lava Jato), Roberto Castello Branco.

Quase

“A empresa escapou de ser rebaixada para a segunda divisão (da economia brasileira).

Retroalimentação

“Entre 2015 e 2016 a Petrobras se defrontava com duas crises – uma crise moral e uma crise de dívida, a primeira acarretando a segunda.

Combinação

“A Petrobras tinha sido saqueada por uma organização criminosa composta por políticos corruptos, capitalistas inimigos do capitalismo e pequeno grupo de funcionários”.

Troca de…

“Foram dois anos bastante intensos, mas gratificantes. Realizamos muitas ações sociais”.

… Comando

Síntese do tenente coronel Márcio Rogério, pouco antes de repassar, ontem, o comando do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado, do Exército, com sede na cidade.

Sentimentos

“Sinto a sensação de tristeza (pela despedida), mas com a alegria do dever cumprido”, acrescentou em entrevista à TV Itararé.

O detalhe

Márcio foi transferido para o Rio de Janeiro, onde inicialmente terá atividades acadêmicas.

Desembarque

Já o novo comandante do 31º Batalhão, tenente-coronel Adriano Araújo Bezerra, que vem da 10ª Brigada, sediada no Recife (PE), externou a “expectativa muito grande. Quero desempenhar um bom trabalho e manter a interação com a sociedade, dando continuidade às ações em curso”.

A caminho

Em breve, haverá a divulgação do já batizado ´pacote linha dura de combate ao crime´, que está sendo produzido pelo Ministério da Justiça.

Tesourada

O ´Sistema S´, em várias unidades da Federação, inclusive na Paraíba, anunciou a suspensão por seis meses de todo o investimento em divulgação.

Robusta

A edição de sábado (05) do Diário Oficial do Estado foi disponibilizada apenas no dia de ontem.

São 29 páginas com vários atos de nomeação, notadamente com relação às direções de educandários.

IPC

Nessa edição, está publicada a nomeação de Fábio de Almeida Gomes para o cargo de diretor do Instituto de Polícia Científica.

Filme…

Um acordo firmado ontem, durante reunião da Comissão de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios, vai permitir a realização dos jogos do Campeonato Paraibano de Futebol com portões abertos.

… Antigo

A reunião, presidida pelo coordenador da comissão, procurador Valberto Lira, foi realizada na sede do Ministério Público da Paraíba, em João Pessoa, informou a assessoria do MPPB.

O campeonato começa no próximo sábado (12).

Grotesco

Alguém precisa avisar às autoridades envolvidas nessa questão que esse calendário anual de proibição/liberação, na reta final para início do campeonato, está ficando, do ponto de vista temporal, ri-dí-cu-lo.

Previsibilidade

Se providências devem ser tomadas, a cobrança deveria ter início em meados do 2º semestre, bem antes da competição, que sempre começa em janeiro.

Cuidados adicionais

O presidente Jair Bolsonaro determinou ontem que a Polícia Federal tome providências para “garantir, diretamente ou por meio de articulação” com outros órgãos, a segurança do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e de seus familiares.

Justificativa: “informações sobre situações de risco decorrentes do exercício do cargo”.

O PRB em Campina fará oposição ao Governo Romero?...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube