Fechar

Fechar

Arimatéa Souza

segunda-feira, 03/10/2016

Beneficiária da contenda

Uma vitória maiúscula

Eis a síntese perfeita para traduzir a incontestável vitória nas urnas do reeleito prefeito Romero Rodrigues (PSDB), em Campina Grande.

O ´tucano´ amanhece inegavelmente com outra musculatura no tabuleiro político paraibano, credenciado para alçar novos voos.

Conjecturas

Não faltam motivos nem teses para tentar explicar o triunfo já no 1º turno, a começar pela radical mudança nas regras do jogo eleitoral, com uma campanha mais curta e enxuta, que confere uma vantagem aos que se encontram no exercício do poder, desde que desfrutem de uma razoável aprovação popular.

Acervo

Romero colheu os frutos de uma gestão que ´salpicou´ obras – de múltiplas dimensões – por todos os cantos da cidade, cravando a marca de sua gestão nos quatro cantos da cidade.

Perfil

Merece realce a cativante e natural simplicidade do chefe do Executivo campinense, que consegue encurtar ao máximo a clássica distância entre governante e governados.

´Regra três´

Romero se permitiu ao ´luxo´ de modelar uma estratégia eleitoral que deixou no ´banco de reservas´ da campanha a principal liderança do seu partido no Estado: o senador Cássio Cunha Lima.

Coquetel de erros

Na angulação oposicionista, os erros se somaram ao longo dos últimos meses, a começar pela súbita decisão do deputado Veneziano de se lançar candidato a prefeito de Campina no final de setembro do ano passado, um dia após ter entregue solene e publicamente a condução do processo sucessório, no âmbito das oposições, ao governador Ricardo Coutinho (PSB).

Insistência

Ao cabo de renovadas hesitações, o ´V´ abdicou de uma composição com os socialistas em prol da união das oposições logo no 1º turno, mesmo tendo sido a ele facultada a possibilidade de indicar a sua esposa Ana Cláudia como candidata a vice-prefeita.

Dose dupla

No tocante ao deputado Adriano Galdino, o dissabor eleitoral veio em dose dupla: uma acanhada votação em Campina – onde ficou na 4ª posição – e uma derrota em Pocinhos, sua principal base eleitoral.

Jogo pesado

As movimentações do socialista possuíam, ao mesmo tempo, uma boa dose de ousadia, mas também uma porção de risco.

Tocar as duas campanhas se mostrou algo inconciliável, mesmo considerando a derrota por uma pequena margem de votos em Pocinhos.

Sem…

Cabe registrar que o fato de o governador ter ´simpatia´ por duas candidaturas em Campina foi algo muito prejudicial a Adriano.

… Definir

Essa constatação pode ser simbolizada na fase final da formação das coligações partidárias, quando a força governamental fez migrar de Adriano para Veneziano o apoio de partidos como o Pros e o Democratas, robustecendo o tempo gratuito de rádio e TV de Veneziano.

Falta de…

A condução do guia eleitoral do PSB denotou, o tempo todo, a inconveniência de um bloco político estadual que avalizava duas candidaturas na mesma cidade.

… Rumo

Apesar de ter sido considerado o mais bem produzido ´técnica e plasticamente´, o programa de Adriano oscilou entre a critica obsessiva à gestão atual da PMCG e a falta de foco.

Tática

Para um candidato que se posicionava na 3ª colocação e almejava disputar um provável 2º turno, não polemizar com o colocado (naquele momento) nessa 2ª posição significava na prática se afastar dessas pretensões num eventual turno suplementar.

Dividendos

Mas nem tudo é prejuízo na aritmética eleitoral de Adriano. Ele conseguiu se tornar conhecido perante uma parcela ponderável do eleitorado campinense, conquista que necessitaria de bem mais tempo (e logística) caso não disputasse um pleito majoritário.

Sementes

Sobre David Lobão, é oportuno sublinhar que a sua participação no processo eleitoral, apesar de tolhida por força da limitação estrutural e política do PSOL, serviu – sobremaneira – para o enraizamento da legenda no solo campinense.

Subiu…

Quanto a Artur Bolinha (PPS), a campanha deste ano serviu para que ele inoculasse numa fatia maior do eleitorado local o sentimento de que está disposto a levar a cabo um projeto alternativo para a cidade, alicerçado na predominância da gestão pública, e não do carreirismo político.

… Degraus

Bolinha tem ganhos a incorporar no pleito deste ano. Ele transita gradualmente num universo de eleitores que passa a abominar a inconsequência político-administrativa.

A sua determinação em governar a cidade parece encurtar, a cada tentativa, a distância do êxito.

Uma boa briga

A reeleição do prefeito Luciano Cartaxo (PSD), em João Pessoa, nos oferece a sensação de que o cidadão local descobriu – e tira proveito – que governos antagônicos, em esferas diferentes de poder, representam na prática um salto qualitativo, por estabelecer uma silenciosa disputa sobre que mais faz pela população.

Noutra perspectiva, a reeleição de Cartaxo sinaliza que o governador precisará reavaliar os cenários para 2018.

Mas isso é mote para outra edição.

O xadrez vai começar a se movimentar...
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube