Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

segunda-feira, 27/01/2020

´Bateu com a língua´

A arte do reencontro

APARTE está de volta. A bem da verdade, se dependesse unicamente do ímpeto pessoal e profissional, sequer recesso teria ocorrido. Mas acontece que é preciso, periodicamente, se desvencilhar (pelo menos) parcialmente dessa extenuante rotina que é a atividade jornalística na era da informação em tempo real, notadamente num Estado em que – desgraçadamente – os seus líderes fazem da disputa eleitoral uma rinha permanente, mesmo que isso custe a sacrificação dos interesses coletivos.

Já pagamos um preço elevado por essa constatação, mas isso em nada atenuou o embate que não respeita nem se restringe ao calendário eleitoral.

Fratura exposta

Se o diagnóstico acima já se mostra perverso, por si só, ainda temos a ruidosa Operação Calvário, uma sangria desatada, cuja torrente de negociatas, de desvio de recursos públicos e de putrefação da atividade política tem resistido a todos os ´torniquetes´ alinhavados por protagonistas ou candidatos ao ´pelourinho´ de reputações maculadas.

Tipo exportação

A ´Calvário´ – que se fosse uma carreira escolar, ainda estaria no ensino médio – extrapolou os limites do território paraibano com vigor para ofuscar reputações no Planalto Central.

Banda larga

É, vergonhosamente, a nossa ´Lava Jato´, mas com um diferencial reluzente e chocante: transbordou (em demasia) para todos os poderes e demais órgãos com esse status.

Acaso

Nessas parciais férias – continuei atuando na Rádio Caturité e no PARAIBAONLINE – tive o prazer de avistar o empresário José Carlos da Silva Júnior, presidente do Grupo São Braz, um paraibano ímpar e fonte de inspiração para muitos conterrâneos.

“Tenho sempre ouvido falar sobre você”, registrou JC.

Inserção

Neste final de semana, escutei (surpreso e encabulado) o registro do padre Péricles (que não conhecia pessoalmente) ao final de uma missa, acerca da minha presença na igreja, realçando para os demais presentes que desde a sua chegada ao Seminário de Campina Grande (para a sua formação) tem em APARTE uma fonte de informação e de formação política.

Isso apenas aumenta a nossa responsabilidade.

Lição de…

Ainda no final de semana, participei das comemorações dos 90 anos da senhora Luzia Calixto, que vem a ser irmã do renomado músico paraibano Zé Calixto.

… Vida

Do alto de tanta experiência de vida, ela enfatizou algo que considera atemporal e imprescindível: o cultivo da generosidade e a prática cotidiana da fraternidade.

Enfoque

Apesar de ser uma coluna originária e predominantemente política, APARTE não perde de vista esse viés tão sublime, mas que tem sido abandonado ou menosprezado: é preciso sublimar a vida.

E vivemos em comunidade.

Décadas

Por fim, na retomada de nosso contato diário, algo especial e impensável: o ano de 2020 vai marcar os 30 anos da coluna, que começou no Jornal da Paraíba e que já conta com mais de mil edições no PARAIBAONLINE.

Origem

Esta Coluna, é imperioso recordar, nasceu de uma implacável insistência do meu inesquecível amigo e irmão William Monteiro, cuja saudade e vazio de sua ausência entre nós se renovam a cada aurora.

Nada de PSB

Em longa entrevista publicada ontem, no portal UOL (Folha de São Paulo), o ex-presidente Lula disse que o PT terá candidatura própria a prefeito de João Pessoa.

´Se virem´

Ou seja, cabe à cúpula estadual da legenda, daqui por diante, se adequar à orientação pública de ´sua excelência´.

Pura…

Outra determinação do ´dono´ da legenda: o PT deve buscar aproximação com os evangélicos.

… Esperteza

“Pergunte para Edir Macedo (líder da Igreja Universal do Reino de Deus) quem tratou eles melhor”, comentou o petista.

DNA

O professor Benedito Guimarães Aguiar Neto, que atuou muito tempo na UFPB (hoje UFCG), indicado na última semana para o cargo de presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), é irmão do ex-vereador Hercules Lafite, atual coordenador do Sine em Campina Grande.

Desgarrado

Nas hostes governistas em Campina Grande a avaliação predominante é que o ex-deputado e ex-secretário da PMCG Bruno Cunha Lima deverá destoar da tese de candidatura única nesse agrupamento político.

Delivery

Uma inovação, já existente em outros países, está em vias de ser regulamentada no Brasil pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP): a venda a domicílio de combustíveis.

Operacional

Trata-se de um veículo inteiramente equipado para fazer essas entregas com segurança, como se fossem bombas de combustíveis ambulantes.

Efeito

Poderá ser um duro golpe na famosa – e até agora indomada – cartelização dos preços dos combustíveis.

Rapidez

A Federação Nacional do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes já ingressou na Justiça para tentar parar no nascedouro a inovação.

Cerco

O empresário e prefeitável Artur Bolinha Almeida (PSL) já ´jogou a tarrafa´: busca convencer o vereador Olímpio Oliveira (MDB) a integrar a sua chapa, na condição de candidato a vice-prefeito de Campina Grande.

Ímã

Bolinha tem avançado na atração de lideranças comunitárias e políticas para que se incorporem ao seu projeto político-eleitoral.

Sol & mar

O ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB) dedicou boa parte do mês de janeiro ao descanso e às águas e areias atraentes da praia de Camboinha, no litoral paraibano.

Nas cercanias

Deve ter avistado, em algumas ocasiões, o senador Veneziano Vital (MDB), que anualmente veraneia no mesmo local.

Sem holofotes

O ´V´ tem caprichosamente evitado locais públicos que possibilitem contatos com a imprensa.

Reaproximação

Em fotos muito badaladas nas redes sociais, foi divulgado ontem um almoço que reuniu Veneziano e Ana Cláudia ao lado do senador José Maranhão (MDB) e da desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti.

Na aparência

A leitura predominante do encontro apontou para especulações no tocante a um eventual retorno do senador ao MDB.

Na paralela

Mas cabe agregar outra possibilidade: a discussão sobre temas de outra natureza e de interesse (e preocupação) recíproco.

2ª feira filosófica

“Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser”.

Santo Agostinho

Calvário

O ´novelo´ não cessa de rodopiar, envolvendo os chamados poderes constituídos dentro e fora do Estado.

É uma teia que nos envergonha por trazer à luz do sol as vísceras da desconstrução institucional desta terra.

Para não murchar longe do sol

O ex-secretário de Saúde, de Articulação Municipal e de Planejamento do Estado, Waldson Souza, praticamente já concluiu a sua delação premiada.

É ruidosa, mas apenas mais uma e que não encerra a fila.

O caprino ´berrou´...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube