Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

terça-feira, 12/01/2021

Baque econômico

Sabor limão

Foram – digamos – azedas algumas conversas recentes travadas entre o prefeito Bruno Cunha Lima (PSD-CG) e alguns correligionários (as), a exemplo das vereadoras Ivonete Ludgério e Eva Gouveia (ambas filiadas ao PSD) – separadamente.

Ainda podem ser inseridos nesse contexto alguns vereadores da base governista.

Para um bom…

De acordo com a revista Veja, o presidente Bolsonaro já começou a ´olhar de banda´ para o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

… Entendedor

Conforme o relato da publicação, na recente reunião ministerial, meio brincando, meio à vera, o presidente disse que a Covid-19 “baqueou Pazuello e que ele não dá conta de mais nada”.

Só lembrando

Em março último – começou da propagação do coronavírus -, o presidente Bolsonaro prognosticou que as mortes devido à pandemia não passariam de 800 no Brasil.

Viramos de ano com uma tragédia: mais de 200 mil óbitos.

Entronização

A suplente de senadora e ex-deputada federal Nilda Gondim (MDB) será empossada hoje no Senado.

Ela vai cumprir o período de licença (até o início de maio) do senador José Maranhão (MDB), ainda hospitalizado em São Paulo.

Na torcida

Nilda disse ontem que “está torcendo” para que o filho senador, Veneziano Vital, ingresse no MDB.

A dúvida

Quem assinou o pedido de licença do Senado (121 dias) em nome do senador Maranhão?

O detalhe

A direção nacional do MDB espera coletar hoje a ficha de filiação do ´V´.

´Lipo´ …

A direção do Banco do Brasil anunciou ontem que pretende economizar – até 2025 – R$ 2,5 bilhões em despesas com a folha de pagamento, mediante um plano de demissão voluntária que deseja desligar cerca de 5 mil funcionários.

… no BB

O enxugamento passa ainda pela subtração de 361 unidades de funcionamento (112 agências no meio).

Tarde pra que te quero

Assim como o Ministério Público, o Judiciário na Paraíba também passa a funcionar apenas no turno matinal, de 2ª a 6ª feira.

No topo

O INSS informou que no terceiro trimestre de 2020, a Covid 19 foi a principal razão para o afastamento de empregados de suas atividades laborais.

Pra ser esquecido

A empresa Serasa – que funciona como uma espécie de centralizadora das atividades do sistema financeiro – divulgou ontem que o Natal do ano passado, em termos de volume de vendas no comércio, foi o pior desde 2003.

Consumação

A direção do PSOL em Campina Grande ingressou no Judiciário com um mandado de segurança coletivo – com pedido de liminar – contra a antecipação da eleição da mesa diretora da Câmara Municipal, dia 1º último, relativa ao biênio 2023/2024.

Ilegalidades

“Verificamos que há uma série de máculas à legislação municipal no tocante a essa eleição”, salientou o presidente do PSOL/CG, o ex-prefeitável e advogado Olímpio Rocha, em entrevista à TV Itararé (canal 18.1).

Flagrante

Ainda conforme Rocha, “basta saber ler em português para saber que a Lei Orgânica do Município e o regimento interno da Câmara não permitem que haja esse tipo de antecipação”.

“Isso é uma macula ao processo democrático”, acrescentou.

Desinformado

“É falta de conhecimento. Nós tivemos o apoio da maioria (dos vereadores)”, reagiu o vereador Sargento Neto (PSD), eleito presidente para o biênio contestado.

´Entre nós´

O deputado Arthur Lira (PP-AL), candidato à presidência da Câmara Federal, visitará João Pessoa nesta quinta-feira para dialogar com a bancada paraibana (12 deputados).

Livre, leve, solto

Por sinal, Lira buscou ontem distanciar-se do presidente Bolsonaro, tido como ´padrinho´ de sua postulação: “Não tenho dono, não tenho chefe, não tenho tutor, não tenho patrocinador”.

Mais…

O Congresso Nacional deverá apreciar este ano dois projetos de lei orgânica das polícias civil e militar que restringem o poder de governadores sobre braços armados dos Estados e do Distrito Federal.

… Polêmica…

Segundo o jornal O Estado de São Paulo, as propostas trazem mudanças na estrutura das polícias, como a criação da patente de general, hoje exclusiva das Forças Armadas, para PMs, e de um Conselho Nacional de Polícia Civil ligado à União.

… No horizonte

Os projetos limitam o controle político dos governadores sobre as polícias ao prever mandato de dois anos para comandantes-gerais e delegados-gerais e impor condições para que eles sejam exonerados antes do prazo.

Pancada

É pesado o impacto da decisão da montadora americana Ford de deixar inteiramente o mercado brasileiro.

Mutilações

São cerca de 5 mil demissões diretas (empregados) e (pelo menos) o triplo disso em termos de empregos indiretos (a chamada cadeia produtiva).

Murchando

A bem da verdade, a Ford vinha definhando no que diz respeito à sua participação na venda global de veículos no País – sua fatia foi de apenas 7% no ano passado.

Distorções

Mas a radical decisão novamente sinaliza que temos problemas volumosos – e até crescentes – no nosso setor produtivo.

Tanto isso é verdade, que estão sendo mantidas pela Ford fábricas no Uruguai e Argentina.

Gigante adormecido

Se a lógica cartesiana prevalecesse sempre, o maior país da América Latina deveria ser o epicentro da economia regional, exportando para os países vizinhos bens em grande volume, notadamente os com valores agregados.

Quando essa lógica não se materializa, salta à vista que nossa economia está enferma.

A ´Bic´ na Câmara campinense tem funcionado pra valer...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube