Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

segunda-feira, 19/10/2020

Auxílio deverá dar ´nova cria´

O ´economês´ do ministro

O ministro Paulo Guedes (Economia), admirado e respeitado no mundo empresarial, está praticando ´incontinências verbais´ com uma frequência preocupante.

Eis a última, num evento virtual na última sexta-feira, ao se reportar ao ´imposto sobre transações financeiras´ que ele e sua equipe insistem – há meses – em criar.

Boca…

“Temos que desonerar o custo do trabalho. Enquanto as pessoas não vierem com uma solução melhor, eu prefiro esse imposto de merda”, bradou Guedes.

… Suja

Ele reforçou: “Por que você acha que estamos pensando nessa coisa de merda? Você acha que liberais gostam de criar impostos? De maneira alguma”.

Vem aí

Neste final de semana foi registrada mais uma pesquisa do Ibope acerca da eleição para prefeito de João Pessoa, contratada pela TV Cabo Branco.

Pelas tabelas

De acordo com o jornal O Globo, em 15 das 21 capitais em que tem candidato, o PT não chegou a 10% das intenções de voto nas últimas pesquisas.

O detalhe

Os petistas só disputam a liderança em Fortaleza (CE), com Luizianne Lins, e em Vitória (ES), com João Coser.

´Entregue a Deus´

Este colunista observou, dias atrás, no começo da noite, uma caminhada de um prefeitável campinense no bairro da Liberdade.

Bem longe

As recomendações sanitárias ficaram no ´São José´ (bairro vizinho).

Momento Francisco

“Cada cristão é chamado a ser um tecelão de fraternidade”.

Na oração do Ângelus, ontem.

Funcionalismo

O Sintab promove hoje (15h) um debate com os prefeitáveis de Campina Grande.

Da boca de…

“… Quem decide não tomar vacinas, que evitam doenças contagiosas, não deveria poder frequentar espaços públicos. A vida em sociedade pressupõe liberdade com responsabilidade…” (João Amoedo, presidente nacional do Partido Novo).

Claquete

O cineasta José Eduardo Belmonte comprou os direitos para a produção audiovisual de “Guerra à Saúde”, livro escrito por Ugo Braga, ex-chefe de comunicação do Ministério da Saúde na gestão Luiz Henrique Mandetta.

´Dentro de casa´

Conforme o jornal ´O Globo´, o livro, segundo o autor, relata “como o Palácio do Planalto transformou o Ministério da Saúde em inimigo público ao mesmo tempo que o coronavírus chegava ao Brasil”.

Silêncio

Tramita na Câmara Federal um projeto de lei do deputado Deuzinho Filho (Republicanos-CE) que proíbe o uso de fogos de artifício e rojões com efeito sonoro nas campanhas eleitorais.

Consequências

“Os fogos e rojões com efeitos sonoros causam problemas auditivos gerados pelos estampidos. Provocam estresse nas crianças, incomodam quem está dormindo e pessoas em hospitais. Podem causar ataque epilético, ataque cardíaco e desnorteamento. Além disso, o barulho causado pelos fogos de artifício é nocivo a pessoas com transtorno do espectro autista”, justifica o parlamentar.

Consequências

“Os fogos e rojões com efeitos sonoros causam problemas auditivos gerados pelos estampidos. Provocam estresse nas crianças, incomodam quem está dormindo e pessoas em hospitais. Podem causar ataque epilético, ataque cardíaco e desnorteamento. Além disso, o barulho causado pelos fogos de artifício é nocivo a pessoas com transtorno do espectro autista”, justifica o parlamentar.

Punições

A proposta prevê reclusão de um a quatro anos, e multa; ou detenção de seis meses a um ano, e multa.

´Balaio´

O deputado Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) recebeu (individualmente) cerca de 60 prefeitos na última sexta-feira, em João Pessoa.

O detalhe

O parlamentar está com dificuldades de locomoção devido a uma queda.

Migrações

Dois em cada três candidatos que disputaram a eleição municipal de 2016 trocaram de partido para o pleito de 2020.

Casa nova

Dos 164.777 nomes que disputaram as eleições municipais há quatro anos e voltarão às urnas em novembro, 110.200 farão a nova tentativa por outra sigla.

2ª feira filosófica

“A desesperança se baseia no que sabemos, que é nada, enquanto a esperança se baseia no que não sabemos, que é tudo”.

Maurice Maeterlinck, dramaturgo belga.

Portas…

A filial do Atacarejo no bairro da Liberdade, em Campina Grande, já encerrou as suas atividades.

… Fechadas

O espaço deverá ser ocupado pela rede ´O Mineirão´, que já tem uma unidade em João Pessoa.

Agenda

Na próxima segunda-feira a Rádio Caturité (FM) iniciará uma rodada de entrevistas com os candidatos a vice-prefeito de Campina Grande.

Será diariamente às 8h15 da manhã.

´Nunca antes´

Com praticamente metade da população recebendo o auxílio emergencial, a proporção de pessoas vivendo abaixo da linha de extrema pobreza nunca foi tão baixa em pelo menos 40 anos.

´Recaída´

O fim da distribuição do benefício neste segundo semestre tende, porém, a provocar um repique no indicador, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas.

Ratificação

Outras pesquisas do IBGE – com metodologias diferentes e limitações comparativas -, divulgadas recentemente pelo Jornal Valor Econômico, sugerem que a miséria está no menor nível desde, ao menos, o início da década de 80.

Sobrevida

No final de semana, os principais jornais do país noticiaram a existência de articulações no Congresso Nacional para que haja a concessão de mais três parcelas mensais do auxílio em 2021 – de janeiro a março.

Na verdade, o governo federal vive o dilema da falta de recursos para postergar indefinidamente o auxílio, de um lado, e a espiral positiva da imagem do presidente na outra ponta.

Mais desistência...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube