Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sábado, 28/12/2019

Áudios respingam no MP e TCE

Avanço

Ao tomar posse ontem como 1º secretário-chefe da Controladoria Geral do Município, em Campina Grande, o auditor (licenciado) da CGU (Controladoria Geral da União) Ricardo Wagner Barros disse que esse nova estrutura na PMCG “é um passo importante na vida do município, e na minha vida também”.

Retaguarda

Ele realçou para os presentes que a “função primordial” do novo órgão “é dar assessoria e consultoria ao prefeito”, atuando “para que haja transparência em todos os atos da prefeitura”.

Autonomia

O novo secretário ressaltou para os presentes à solenidade que o prefeito Romero “nos deu liberdade para atuar da melhor forma possível”.

Em gestação

Em rápido discurso, o prefeito campinense comentou que “já alimentava esse sonho (de criar a Controladoria) há muito tempo”.

Sem…

Ao se reportar aos novos auxiliares, observou que “é uma missão que sabemos que não é fácil. É espinhosa. E vocês terão (Ricardo e o seu adjunto Laerte Dantas, auditor aposentado da CGU) autonomia para a condução”.

… Intromissão

“De nossa parte não haverá influência nem deliberação do prefeito que vos fala”, assegurou Romero Rodrigues, para emendar: “Vocês poderão conduzir a Controladoria com a necessária rigidez”.

Aplauso

Ao final de suas palavras na solenidade, Romero afirmou que “a CGU tem feito um trabalho fantástico para o Brasil”.

O detalhe

A primeira reunião do secretariado (e prefeito) com os membros da Controladoria ocorrerá na quinta-feira da próxima semana.

Iminente

Em entrevista à Coluna, no final da solenidade, Romero admitiu que poderão ocorrer novas mudanças em seu secretariado nos próximos dias.

Mas disse que preferia não mencionar nomes.

Dança de…

No turno da tarde, APARTE apurou que, pelo menos, três mudanças estão bem encaminhadas: os vereadores Joia Germano (secretário de Cultura) e Pastor Josimar (presidente da Urbema) deverão reassumir os seus mandatos.

… Cadeiras

E o ex-deputado Bruno Cunha Lima deverá deixar a chefia de gabinete.

 Virou a página

O presidente Jair Bolsonaro sancionou lei aprovada pelo Senado que extingue prisão disciplinar para policiais militares e bombeiros.

Esse tipo de prisão era regulamentado por um decreto-lei da ditadura militar, de 1969.

Atribuição

Com o novo texto, caberá aos Estados e ao Distrito Federal fixarem códigos de ética e conduta disciplinar para PMs e bombeiros.

Da boca de…

“… Eu sempre digo que só o governador [João Azevêdo], juntamente com os partidos aliados, poderão definir…” (secretário de Saúde do Estado, médico Geraldo Medeiros, sobre a sua pré-candidatura a prefeito de Campina Grande).

Igualdade

Projeto em tramitação na Câmara Federal, do deputado Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA), fixa isonomia para homens e mulheres em premiações de eventos esportivos que contarem com recursos públicos.

Correção

A Secretaria de Finanças de Campina Grande anunciou que o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para 2020 será corrigido pela inflação estimada para este ano – 3,27%.

Previsão

O vencimento da cota única (com desconto) deverá ser fixado para fevereiro.

O detalhe

De acordo com o titular da Sefin, secretário Joab Pacheco, a legislação tributária municipal prevê um percentual adicional de cobrança do IPTU para os terrenos.

´Limpa´

A edição de ontem do Diário Oficial do Estado publicou uma ampla reformulação nos cargos de chefia e de assessoramento do Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa.

O detalhe

O DO também trouxe mudanças em cargos na Secretaria de Segurança Pública e Detran.

Sábado é dia de poesia

“Não são sinceras as razões/ De quem insiste em não lembrar/ Do sentimento em flor/ O despertar do amor/ Não se apaga mais dos corações…” (música interpretada pela cantora Simone, que está celebrando os seus 70 anos de idade).

Abuso

É ensurdecedor o barulho que os veículos de propaganda da empresa PB-Cap estão promovendo no centro de Campina Grande, notadamente na rua João Pessoa.

SOS

Alguém precisa mostrar que, no item poluição sonora, Campina não é uma cidade sem lei.

Gratidão

Nosso agradecimento às inumeráveis mensagens que temos recebido nesse período de festas natalinas.

A retribuição é plena das felicitações oferecidas.

Profético

Reproduzo uma delas, do bispo diocesano de Campina Grande, Dom Dulcênio Fontes, que incorpora uma expressão muito feliz de Santo Agostinho: “Habitou na terra o morador do céu para que o homem, habitante da terra, pudesse encontrar morada no céu”.

TCE

Em áudio divulgado ontem, em João Pessoa, o ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) fala com Daniel Gomes, controlador da Cruz Vermelha Brasileira, sobre alguns conselheiros do Tribunal de Contas do Estado: Nominando Diniz, Fernando Catão e Arthur Cunha Lima.

“Laia”

“Catão é inconfiável”, exclama RC a certa altura.

“Eu também acho isso”, replica Daniel, com um adendo: “Catão e Nominando, isso daí é a pior laia”.

Situando

O diálogo teria ocorrido em 30 de setembro de 2015 e versa sobre negociações para expansão de empresas da área da Saúde.

Recado

O ex-governador revela que chegou a fazer ameaças: “(Catão) Só parou quando eu chamei Arthur e disse: Arthur! Eu lasco Catão. Pode dizer isso a ele. Diga a ele que eu vou pegá-lo”.

“Escroto”

Em sua edição de ontem, o jornal O Estado de São Paulo também publica outro trecho de uma conversa entre RC e Daniel Gomes.

Em certo momento, RC chama o Ministério Público paraibano de “escroto” e “imbecil”, acrescentando que o MPPB queria “’extorquir o Estado” ao investigar a concessão da administração do Hospital de Emergência e Trauma da Capital.

O volume de áudios vazados dá para chegar no São João...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube