Fechar

logo

Fechar

Arimatéa Souza

sábado, 07/03/2020

As travas do prefeito

Engenhosa ideia

O ex-deputado federal Miro Teixeira (Rede-RJ) está propondo uma criativa solução para que o País saia da polarização política que viveu na eleição de 2018 e que já se projeta para a sucessão presidencial de 2022.

Seria uma emenda à Constituição estabelecendo que na eventual realização de 2º turno, a disputa se daria entre os três mais votados (e não apenas entre os dois, como ocorre atualmente).

“Estaríamos reduzindo o maniqueísmo e a radicalização”, grifou.

Desapropriação

A Prefeitura de Campina Grande deverá anunciar, na próxima semana, a compra da área onde funcionou a universidade Cesrei (rua Almeida Barreto, perto do Bompreço), no Centro, para instalação do centro administrativo municipal.

Xadrez

Está marcada para sexta-feira da próxima semana a realização da convenção municipal do MDB em Campina Grande, sob a presidência do senador José Maranhão, “o dono do partido” no Estado.

Projeção

Conforme a estimativa do deputado Pedro Cunha Lima, presidente do PSDB no estado, a legenda deverá ter aproximadamente 60 candidatos a prefeito na Paraíba este ano.

Engasgou

Em termos de João Pessoa, segundo ele, a preservação da aliança no 1º turno com o prefeito Luciano Cartaxo (PV) está sendo dificultada em razão da pré-condição estabelecida: o cabeça de chapa terá que ser do PV e o nome será escolhido unicamente pelo prefeito.

“Não sabemos qual é o nome, não há direção”, frisou.

Flexibilidade

Sobre a escolha do candidato em Campina, PLC disse que a condução cabe ao prefeito Romero Rodrigues, mas enfatizou que os pretendentes devem “admitir não só serem votados”, porque “acima de qualquer pessoa existe o exercício para a preservação da unidade”.

Distância

Na conversa com este colunista na Rádio Caturité FM (104.1), o ´tucano´ disse que o seu nome também está à disposição do grupo em Campina, mas admitiu que ele e o seu pai (ex-senador Cássio) estão afastados do cotidiano da cidade devido às atribuições profissionais ou do mandato exercido em Brasília.

Mano

Ele disse que o seu irmão (Diogo) também é uma alternativa que o grupo poderá dispor, ressalvando que Diogo “não tem participado dessas conversações e não está envolvido nesse debate”.

Parceiro

Por fim, Pedro Cunha Lima salientou o desejo do PSDB de preservar a aliança com o PP em Campina, “uma aliança que está dando certo”.

Queixa

Em contato com a Coluna, o deputado federal Julian Lemos (PSL) reclamou do fato de este colunista ter registrado apenas a sua declaração de voto em favor do senador Veneziano Vital do Rêgo (PSL) no pleito de 2018.

Lacuna

Quando ele fez essa revelação, não fez referência ao voto dado a Cássio Cunha Lima (PSDB) ao Senado, razão pela qual APARTE não fez o registro.

Chamamento

Por iniciativa do vereador Pimentel Filho (PSD), a Câmara Municipal de Campina Grande aprovou, esta semana, um requerimento para que o prefeito Romero Rodrigues e o procurador geral do município, José Fernandes Mariz, compareçam ao plenário para prestar informações acerca do processo de concessão para exploração dos serviços de abastecimento d´água e coleta de esgotos.

Excluído

À ótica do parlamentar, a evolução das negociações entre a PMCG e a Cagepa está ocorrendo à revelia do Legislativo.

Vácuo

A votação do requerimento ocorreu num momento em que havia dúvida sobre o quórum (quantidade mínima de vereadores em plenário) para deliberação.

Ato seguinte

Quando da colocação em pauta do requerimento seguinte ao acima referido, comprovou-se a inexistência de quórum.

Alô

“Saulo, cadê tu? Corresse por que?” – questionou Pimentel acerca do vereador Saulo Noronha (SD), que estaria no ´salão azul´ (anexo ao plenário).

“Ele estava aqui! Pode não ter quórum agora” argumentou.

Sábado é dia de poesia

“Eu sou aquela mulher/ a que o tempo/ muito ensinou/ Ensinou a amar a vida/ Não desistir da luta/ Recomeçar na derrota…” (Cora Coralina, poetisa).

Abalou

De acordo com o jornal Valor Econômico, o cálculo feito pela ONU (Nações Unidas) aponta que o prejuízo estimado pelo coronavírus no setor de turismo no mundo é da ordem de 50 bilhões de dólares.

Interlocutores

A rodada de entendimentos de Romero Rodrigues esta semana, em Brasília, englobou reuniões com o ex-ministro Gilberto Kassab, presidente nacional do seu partido, e também o ex-senador Raimundo Lira, que faz parte da direção nacional do PSD.

Reprovação

Na entrevista que concedeu ontem pouco antes de lançar a programação do Maior São João do Mundo deste ano, Romero condenou a intransigência observada em alguns momentos desse processo de definição do candidato à sua sucessão.

Caminho

“Tem que ter desprendimento, não é imposição. Se fosse imposição, ninguém estaria escolhendo um candidato, porque já estaria definido. Eu ralei duas vezes, tentei ser candidato (a prefeito) e não consegui. E nunca criei problema. O escolhido foi Rômulo (Gouveia) e eu tirei licença do cargo que exercia para ajudar na candidatura dele, sem ranço e sem rancor”, discorreu RR.

Desafios adiante

Ainda na mesma batida, Romero avançou dizendo que com imposição não se constrói: “Como é que você quer administrar uma cidade que tem problema, se tiver com mau humor e brigando com todo mundo. Tem que saber conciliar e ter flexibilidade, ter serenidade, ter espírito público e espírito de grupo”.

Convergência

“Eu sou apenas um mero eleitor desta cidade nessas eleições. Não se pode impor, porque é a cidade quem escolhe. Temos que construir consensos”, acrescentou.

Vereança

Romero disse que pretende “atrair e convidar” lideranças para a composição da chapa de candidatos a vereador pelo PSD nos próximos dias.

Lado a lado

Os prefeitáveis Bruno Cunha Lima e Tovar Correia Lima intensificaram a interação com correligionários durante o evento já referido.

Sobre o futuro

Ao final do discurso na solenidade, Romero Rodrigues afirmou que “não tenho a ambição de disputar mais nenhum mandato”, mas ressalvou que se o povo desejar poderia disputar.

O Cidadania (ex-PPS) prepara a retaguarda para ter candidato a prefeito em Campina...
Share this page to Telegram

Arquivo da Coluna

Arquivo 2019 Arquivo 2018 Arquivo 2017

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube