Jornalista há quase 30 anos, escreve a coluna Aparte desde 1991. Já trabalhou em TV, rádio e foi editor chefe do Jornal da Paraíba e colunista das TVs Cabo Branco e Paraíba. É comentarista político das rádios Campina FM, Caturité AM e editor do portal de notícias Paraibaonline.

segunda-feira, 02/04/2018

As togas e a suprema pressão

Páscoa de Francisco

Como anualmente ocorre, o papa Francisco fez duas pregações neste final de semana pascal: na vigília (sábado à noite) e no domingo, essa última chamada de ´urbi et orbi´ (à cidade de Roma e ao mundo).

APARTE destaca alguns trechos dessas exortações.

 

 

Ontem…

“Esta é a noite do silêncio do discípulo que se sente enrijecido e paralisado, sem saber para onde ir diante de tantas situações dolorosas que o oprimem e envolvem.

… E hoje

“É o discípulo de hoje, emudecido diante de uma realidade que se lhe impõe, diante da qual acredita que nada se pode fazer para vencer as tantas injustiças. O discípulo fica perplexo, emudecido e ofuscado. Em meio aos nossos silêncios, as pedras começam a gritar.

Grito

“De fato, a pedra do sepulcro gritou e, com o seu grito, anunciou a todos um novo percurso: o triunfo da Vida! Ela foi a primeira a entoar um canto de louvor e entusiasmo, de júbilo e esperança, do qual, hoje, todos participamos.

Convocação

“Com as mulheres, discípulas de Jesus, somos chamados, hoje, a contemplar o túmulo vazio e ouvir as palavras do anjo: ´Não tenhais medo! Ele ressuscitou!´

Significado

“O túmulo vazio quer desafiar, mover, interpelar, mas, sobretudo, encorajar-nos a crer e confiar que Deus se faz presente em qualquer situação e em qualquer pessoa. Cristo Ressuscitou da morte!

Chamamento

“A pedra removida do sepulcro é um convite dirigido a nós: convite a quebrar os hábitos rotineiros, renovar a nossa vida, as nossas escolhas e a nossa existência; convite que nos é dirigido na situação em que nos encontramos, naquilo que fazemos e somos; com a ´quota de poder´ que temos.

No domingo

“A morte, a solidão e o medo já não são a última palavra. Há uma palavra que vem depois e que só Deus pode pronunciar: é a palavra da Ressurreição.

Luz 

“Nós cristãos, acreditamos e sabemos que a ressurreição de Cristo é a verdadeira esperança do mundo, aquela que não desilude.

Em todos…

“É a força do grão de trigo, a do amor que se humilha e oferece até ao fim e que verdadeiramente renova o mundo. Esta força dá fruto também hoje nos sulcos da nossa história, marcada por tantas injustiças e violências.

… Os tempos

“Dá frutos de esperança e dignidade onde há miséria e exclusão, onde há fome e falta trabalho, no meio dos deslocados e refugiados – frequentemente rejeitados pela cultura atual do descarte –, das vítimas do narcotráfico, do tráfico de pessoas e da escravidão dos nossos tempos”.

Infância 

“Frutos de vida nova para as crianças, que devido às guerras e à fome, crescem sem esperança, privadas de educação e de assistência sanitária.

3ª idade

“Frutos também pelos idosos descartados pela cultura egoísta, que deixa de lado quem não é ´produtivo´.

Extremos

“Os idosos são a preciosa memória da sociedade; os jovens representam o futuro da Igreja e da humanidade.

Respeito

“Aqueles que têm responsabilidades políticas respeitem sempre a dignidade humana e estejam a serviço do bem comum, assegurando desenvolvimento e segurança aos próprios cidadãos.

 

´Mãe das festas´

“A Páscoa é a festa mais importante da fé cristã, porque é a festa da nossa salvação e do amor de Deus por nós”.

Sinal dos…

Os ministros do Supremo Tribunal Federal não passaram em branco pelo Sábado de Aleluia. Aproveitando a tradição de “malhar o Judas”, muitos brasileiros mostraram a sua indignação com as decisões da Corte em relação a Lula e outros figurões.

… Dos tempos

Foram queimados e surrados bonecos dos ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Dias Toffoli pelo País afora, destacou reportagem do ´Estadão´.

Da boca de…

“… Nós nos enquadramos no estilo de Ricardo Coutinho…” (deputado Hervázio Bezerra, PSB, líder do Governo na Assembleia Legislativa, sobre o estilo de governar do atual mandatário estadual).

Tempo…

Por falar em Hervázio, ele é o único suplente da coligação do PSB que ainda permanece no exercício do mandato.

… Extra

O titular Lindolfo Pires ainda não foi exonerado pelo governador (da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico) para reassumir o seu mandato parlamentar.

Chegando por cima

Deverá ser formalizada hoje a filiação do deputado estadual Inácio Falcão ao Partido Comunista do Brasil.

Provavelmente, ele deverá comandar a legenda em Campina Grande.

Da boca de …

“… Se depender de nós do MDB, ele será mesmo candidato à reeleição…” (senador Romero Jucá, presidenta nacional do partido, sobre a candidatura de Michel Temer).

Milhares

Mais de 3.800 juízes, promotores e procuradores de justiça tinham subscrito, até a tarde de ontem, um abaixo-assinado que deverá ser entregue hoje aos ministros do Supremo, em defesa da prisão em 2ª instância.

Vale a pena destacar trechos desse longo documento.

Não são…

“O princípio da presunção de inocência, ao longo dos tempos, evidenciou-se de extremo valor para a liberdade individual e a sociedade civilizada. Suas implicações, no entanto, jamais foram reputadas absolutas.

… Intocáveis

“A propósito, o termo ‘presunção de inocência’, se analisado absolutamente, levaria ao paroxismo de proibir até mesmo investigações de eventuais suspeitos.

Gradação

“O princípio da presunção de inocência deve ser ponderado, a fim de que não se exacerbe a proteção de sujeitos à persecução criminal, em detrimento dos valores mais relevantes para a sociedade.

Impunidade

“Torna-se, assim, imprescindível recuperar a capacidade de executar adequadamente as penas, porque a ineficácia da persecução penal estatal não se situa na dosagem das penas, mas na incapacidade de aplicá-las.

Aplicabilidade

“A regulamentação legal dos fenômenos humanos deve ter em vista a implementação da lei, ou seja, como se dará, concretamente, sua aplicação, circunstância que não tem sido objeto de preocupação frequente de nossos legisladores”.

Abrir as portas

Ainda o abaixo-assinado endereço ao Supremo: “A mudança da jurisprudência, nesse caso, implicará a liberação de inúmeros condenados, seja por crimes de corrupção, seja por delitos violentos, tais como estupro, roubo, homicídio etc.”.

 

Começa uma semana simplesmente imprevisível...
Simple Share Buttons